Foi no ano passado que o Skype ganhou a integração com o Facebook. Mas com a compra pela Microsoft, já era esperado que os serviços da empresa de Redmond ganhassem prioridade sobre as redes sociais e fossem ainda mais integrados no conhecido programa de VoIP. A versão 6.0 do Skype, liberada hoje, mostra que a tão esperada e forte integração finalmente aconteceu. A começar pelo principal comunicador da Microsoft, o Messenger.

Para poder conversar com amigos do Messenger é necessário fazer login primeiro na sua conta da Microsoft e depois uni-la com a conta do Skype. A partir daí todos os contatos do comunicador da Microsoft deverão ser exibidos junto com os contatos do Skype e do Facebook (se a conta estiver conectada) na mesma lista, com um texto abaixo do nome avisando de onde eles saíram.

A integração com a Microsoft ficou ainda mais forte até na instalação: antes de copiar seus arquivos para o HD, o programa exibe uma tela que muda o mecanismo de busca para o Bing e a página inicial para a MSN se o usuário não desmarcar essas opções. A atualização pode ser baixada nesse link ou na opção “Procurar atualizações” no menu Ajuda, direto no programa.

Skype com FEICE: newsfeed aparece todo lá, sem restrições

No futuro, segundo o post do blog do Skype anunciando a atualização, a empresa planeja implementar também ligações entre usuários de comunicadores diferentes Além disso o novo programa traz também novidades específicas para o OS X: o suporte à telas retina e a opção de abrir janelas de bate-papo em mais de uma janela, algo que aparentemente muitos dos usuários do sistema requisitaram.

Eu não duvido que no futuro a Microsoft foque no desenvolvimento de apenas um programa para os dois protocolos. A base de usuários de ambos são gigantescas e, mesmo que sirvam para usos fundamentalmente diferentes, faz sentido juntar os dois para oferecer uma experiência mais consistente em ambos. Mas não arrisco dizer que isso vai acontecer em breve.

Receba mais sobre Skype na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados