A empresa Wireless Intelligence divulgou na terça-feira (23) uma lista com as 20 maiores operadoras de telefonia do mundo. Os dados são relativos ao segundo semestre de 2012 e mostram que a China Mobile continua na ponta com 683 milhões de assinantes – mais de três vezes a população do Brasil e quase 300 milhões de linhas a mais que o segundo colocado, o grupo Vodafone, que tem assinantes em toda Europa, Caribe, Asia e regiões da África.

A terceira posição no ranking continua com a América Móvil, que tem 251 milhões de assinantes na América Latina, incluindo os 63 milhões assinantes de sua marca no Brasil, a Claro. Com 243 milhões de clientes, o grupo Telefónica – que coloca em sua conta os assinantes da Vivo – caiu da quarta para a quinta colocação, apesar de ter registrado crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. O quarto posto é da empresa indiana Bharti Airtel, que cresceu 13% e agora tem 250 milhões de clientes.

As maiores operadoras do mundo

Apesar da crise que pegou a Europa de assalto nos últimos tempos, algumas operadoras, como a France Telecom (na Europa, Orange) e Telecom Itália (controladora da TIM), registraram crescimento de 57% e 16%, respectivamente.

De qualquer maneira, o crescimento dos mercados da China e Índia foram os maiores destaques da lista: a líder China Mobile cresceu 11%, China Unicom, 21% e China Telecom 33% (vê-se que os chineses não são muito originais para batizar suas empresas). As operadoras da Rússia e Índia também apresentaram crescimento acima da média no levantamento.

Desta maneira, a China deverá encerrar 2012 com 1 bilhão de linhas celular ativas, seguida pela índia com 929 milhões de conexões.

Há uma semana um levantamento de uma empresa chamada Strategy Analytcs apontava que o mundo havia chegado à marca de 1 bilhão de smartphones nas ruas. Segundo as previsões da empresa, essa marca deverá dobrar até 2015, o que pedirá por investimentos em estrutura para transferência de dados.

Nenhuma operadora majoritariamente brasileira (leia-se Oi) aparece na lista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

helder diniz silva Diniz
Helder Diniz Silva CREA-MG 86351/D Sócio Diretor da Empresa HDSGRUPO Na Energia Solar Fotovoltaica, através da radiação solar é gerada energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos. Esta energia é em tensão contínua. Se houver excedente, no sistema comutado à rede, esta será enviada a rede da Concessionária de energia. (resolução normativa n °482 – microgeração até 100 kW; minigeração de 100 kW a 1MW). No sistema autônomo, isto não ocorre. Consideramos os seguintes sistemas: 1 – Sistema de bombeamento de água, 2 – Autônomos com baterias, 3 – Híbridos, 4 – Conectados ao sistema elétrico. Agora, estamos criando uma das melhores Empresas em Energia e Engenharia. (já trabalhamos energia solar térmica, energia solar fotovoltaica). Ministramos cursos e estamos abertos a parcerias para todo o Brasil. www.hdsgrupo.com.br (website em construção) [email protected] Somos energia e engenharia. Geramos negócios.
Paulo
Na minha opinião o Brasil está carente de operadores móveis! Nosso país precisa de uma operadora decente, uma que funcione. Eu não fico indignado com o preço que pagamos, eu fico indignado com o serviço de merda que recebemos, precisamos de uma operadora que prestes serviços decentes por mais que seja caro!
@
entre as 20 maiores do mundo esta a claro/net que é da america movil terceira do mundo,vivo que é da telefonica group quinta do mundo,e a tim da telecom italia 19 do mundo,a unica brasileira é a oi mais não é multinacional,se se aliar a portugal telecom ira concorrer com a tim
Yago G. Oliveira
São essas empresas que a Anatel deveria ajudar e não sugar a sua receita. Colocando ela no patamar das 4 mais fortes poderia trazer uma concorrência maior.
Eliseu Melfior ?
Apenas uma reflexão, não muito conexa ao artigo, mas ao comentário, a respeito da suposta falta de originalidade Chinesa, talvez de outra perspectiva isso pode ser considerado patriotismo, o que nos falta bastante cá no Brasil.
Arthur Gouveia
Na verdade há uma empresa totalmente brasileira no setor de telecomunicações: Algar Telecom. Ok, é uma empresa com abrangência regional, com uma base de clientes muito pequena se compararmos com Vivo, Oi e TIM, mas a Algar Telecom é extremamente forte no mercado do Triângulo Mineiro. É uma empresa totalmente nacional e a única empresa privada que restou na época do sistema Telebrás.
Felipe Lima
dos paises do BRIC soh o brasil eh dependente dos recursos externos... falta uma grande empresa brasileira neste setor...
Thássius Veloso
Exatamente. Do ponto de vista societário.
Ramon Melo
Nenhuma operadora majoritariamente brasileira (leia-se Oi) aparece na lista. Majoritariamente em termos de ações, né? Porque a TIM tem 60 milhões de clientes no Brasil e, aparentemente, isso dá uns 60% dos clientes da empresa no mundo todo.
Fabio
Mesmo sendo a 16°, a receita da Verizon chega a ser maior que da Vodafone, em 2º.
@AntonioVeras
Depois de ver estes números, não engulo mais desculpas de nossas operadoras para não investirem em infraestrutura. A China com quase 1 Bilhão de assinantes. :o