O Google publicou hoje o aplicativo oficial de buscador compatível com o Windows 8. Para concorrer diretamente com o Bing nativo no sistema da Microsoft, o app chamado de Google Search funciona com gestos multitoque e permite que o usuário se autentique com a conta Google para armazenar o histórico de pesquisas na máquina.

Essa tem sido uma semana intensa para desenvolvedores de software devido à disponibilidade do Windows 8 a partir de sexta-feira, dia 26. Na quinta a Microsoft faz o lançamento oficial do produto com eventos pelo mundo, inclusive no Via Funchal, casa de shows em São Paulo (a reportagem do Tecnoblog estará presente e de olho no Surface).

Pesquise no Google...
Pesquise no Google…
...e veja o site na mesma tela
…e veja o site na mesma tela

O Google Search transforma a tela do computador em uma enorme janela para a pesquisa do Google. Ao se logar, o usuário permite que o Google salve o histórico e armazene outras informações na conta Google. A partir daí a experiência fica mais completa.

Além disso, o aplicativo acaba se tornando, por tabela, um navegador. Tudo aquilo que o usuário vê e clica abre no próprio Google Search. Em todo momento a barra de buscas do Google permanece no topo, para que a próxima pesquisa ocorra de forma rápida e prática. Não existe a possibilidade de entrar com o endereço de um site para acessá-lo.

Limitações de implementação obrigam todos os desenvolvedores de apps Metro a usarem o motor de exibição de páginas do Internet Explorer em vez de, por exemplo, o WebKit que o Chrome e uma série de outros browsers adotam.

Histórico de pesquisas
Histórico de pesquisas

Com tablets e notebooks touch em mente foi criado um ambiente multitoque para o qual o prepara o usuário por meio de uma espécie de tutorial na primeira vez em que o app se executa na máquina. Não pudemos testar os recursos touch por falta de hardware que suporte tais funcionalidades. O Google promete que tudo funciona muito bem.

Algumas APIs do Windows 8 dão acesso ao microfone do computador e o Google Search deveria funcionar com o recurso. Entretanto, não foi o que aconteceu. Parece que o aplicativo não reconhece o que é dito tanto em português como em inglês. Os testes foram feitos com o Google Search em português e o Windows 8 em inglês – ainda não foi possível trocar o idioma para o português do Brasil.

O Google encontrou uma maneira interessante de colocar a pesquisa própria como nativa do sistema. Ao digitar algo no Charm de pesquisa e clicar em Google, o usuário cai direto no aplicativo com os resultados de pesquisa. Funciona de maneira similar ao Bing no sistema operacional.

Pesquisa pela Charm Bar do Windows 8
Pesquisa pela Charm Bar do Windows 8

A ZDnet nota que o Google Search funciona com computadores de arquitetura x86. Nada de Google no Windows 8 RT, portanto.

Pesquise por “Google” na Windows Store para baixar o app.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados