Início » Gadgets » Macbook Pro 13 com tela Retina é desmontado pelo iFixit

Macbook Pro 13 com tela Retina é desmontado pelo iFixit

Entranhas do novo computador da Apple não trazem boas notícias.

Avatar Por

Com seu corpo construído inteiramente em alumínio, os modelos de Macbook Pro agradam os admiradores da Apple por serem tão sólidos quanto uma pedra. O novo modelo do Macbook Pro de 13 polegadas com tela Retina, anunciado pela Apple essa semana, segue essa mesma linha de pensamento sólido não só na construção: dissecado pelo iFixit, o computador pode receber tantos upgrades quanto um bloco de mármore.

Equipado com processador Intel Core i5, 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento SSD e a sua falada tela de 13 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels, o modelo não apresentou muita resistência para ser aberto. Como de hábito, apenas alguns parafusos fixavam a parte inferior de seu chassi e revelaram duas baterias (fixadas ao hardware com cola) e o trackpad.

Tá bravo por que? (Crédito: iFixit.com) | Clique para ampliar

Curiosamente, constataram que o modelo tem um tipo de palha de aço sobre os parafusos dos alto-falantes, colocados lá provavelmente para aterramento, redução de ruído ou como discreta evidência que indique que a máquina tenha sido aberta.

A unidade de armazenamento SSD é fornecida por uma empresa chamada Samsung, da qual ninguém nunca ouviu falar. Abaixo dele, um espaço vago capaz de abrigar um HD de 2,5 polegadas. “Esse espaço vazio é bem curioso. Não é normal vermos espaços livres dentro dos últimos lançamentos da Apple”, comenta o iFixit.

SSD do Macbook Pro 13: escondido embaixo do trackpad (Crédito: iFixit) | Clique para ampliar

A exemplo de seu irmão com tela de 15 polegadas, o Macbook Pro 13 Retina tem sua unidade de memória RAM soldada na placa mãe, sem slots para atualizações. Isso significa que é simplesmente impossível adicionar mais memória ao modelo ou substituir pentes caso a unidade apresente um defeito. Uma queima de memória fora da garantia provavelmente levará o computador para o lixo.

Por esses e outros motivos, o Macbook Pro 13 Retina conseguiu índice de reparabilidade de 2 numa escala que vai até 10 (quanto maior o número, melhor). Ironicamente, este índice é muito menor que os registrados pelo iPhone 5 (que conquistou um 7), invertendo a lógica de que dispositivos de mão são impossíveis de serem consertados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Max
Não sei vocês, mas eu consigo imaginar os desenvolvedores da Apple pensando exatamente isso e mais um monte de "Foda-se, bota essa bosta no mercado que vende" SUuhsuhsuhAuhAUH
Silvio Ney
Isso que eu chamo: "eu tenho macfags, eles tão nem aí pro preço, importante é a marca. Foda-se"
Rafael
Isso que eu chamo de obsolescência programada
Leandro Natan
Acho errado a forma de dizer a respeito das memórias, que podem apresentar defeito ou queimarem como cita o texto, já que elas vem soldadas de fábrica. Defeitos assim, geralmente são decorrentes do incorreto manuseio do equipamento ao abrir, como descargas estáticas. Mas claro, não se pode descartar defeitos de fabricação que podem ocorrer não só com a memória, mas com qualquer outro componente da placa. Pela foto esse espaço vago parece estar sendo ocupado pelo SSD, quem sabe seja para um modelo mais barato com HD.
Edmilson
Imagino os processos que pode sofrer por aqui e outros países se algo ali der defeito e não puder ser substituído. Se bem que quem compra algo assim normalmente tem dinheiro para comprar outro, e mesmo com um campo de distorção da realidade menor ainda se mantem no status.
Felipe Goldenberg
Se fosse um iBrick não teria tela, trackpad, sistema, teclado... Nem fale esse tipo de piada...
Lucas Lemos
Esses Macbooks são lindos!
Willian Vincen
"A unidade de armazenamento SSD é fornecida por uma empresa chamada Samsung, da qual ninguém nunca ouviu falar." Doce ironia do destino... ri muito dessa parte...
YanGM
...comparado ao windows.
YanGM
Essa HD4000 como opção única é piada. Eu sei que o Minecraft rodou melhor no OSX com uma HD3000, mas em 768x, duvido que esse retininha vai rodar um BF3 no low.
João César Martins Júnior
A unidade de armazenamento SSD é fornecida por uma empresa chamada Samsung, da qual ninguém nunca ouviu falar. Kkkkkkkkk
Hugo Murale Garcia
Li em um review que alguns modelos vem com super cola nas extremidades, oque faz com que o macbook não solte mais das mãos e o fãnboy não possa ser trocado caso morra em frente ao Macbook.... Lamentável...
Max
Apple, o que você tem a dizer para o Brasil? - Eu tô cagando pro Brasil <3
Caio Alexandre
Isso significa que é simplesmente impossível adicionar mais memória ao modelo ou substituir pentes caso a unidade apresente um defeito. Uma queima de memória fora da garantia provavelmente levará o computador para o lixo. Que delícia se isso acontece com alguém.
TaylerPadilha
Típico, Apple fazendo 'applezisse', de novo.
Exibir mais comentários