Início » Telecomunicações » Anatel determina: Brasil inteiro terá nono dígito até 2016

Anatel determina: Brasil inteiro terá nono dígito até 2016

Medida evitaria transtornos, segundo a agência

Lucas Braga Por

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu um novo rumo para o atual sistema de números de celular no Brasil. De acordo com a Folha de São Paulo, a agência determinou que todos os números de aparelhos móveis no Brasil adotarão o nono dígito, fato que já ocorreu no DDD 11 em julho desse ano. A agência diz que a regra do nono dígito deverá ser completamente implementada no país até dezembro de 2016.

Essa mudança é importante pelo aumento da demanda de linhas celulares. Em setembro, a telefonia móvel do Brasil fechou com 258,86 milhões de linhas. Nas áreas de maior teledensidade (número de linhas por habitante), a tendência é de que as numerações acabem, de forma que um dígito extra seja necessário para que o serviço de telefonia continue crescendo.

Confira abaixo o cronograma quando os estados receberão o nono dígito:

  • Até dezembro de 2013: São Paulo (interior);
  • Até dezembro de 2014: Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Roraima;
  • Até dezembro de 2015: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
  • Até dezembro de 2016: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins

Um fator que forçou essa decisão da Anatel é a grande quantidade de pessoas que têm mais de uma linha de celular, para aproveitar as promoções de todas as operadoras já que ter duas linhas pré-pagas pode ser mais vantajoso do que manter apenas uma. Outro fator que impulsionou foi a facilidade de venda de chips: atualmente, é possível comprar um SIM Card em bancas de jornais, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

Discadores do Android, iOS e Windows Phone com nove dígitos

Vejo isso como um tiro pela culatra: as operadoras vendem muitos chips e muitos deles ficam inutilizados, mas elas preferem postergar a limpeza de base inativa para manter uma melhor posição no market share. E mais: as tarifas de interconexão (chamadas para outras operadoras) são bem altas, o que diminui o tráfego de chamadas extra-rede para aumentar o intra-rede. Apesar disso ser muito barato para a tele, pode-se tornar um prejuízo com o que ela poderia ganhar em chamadas para outros celulares.

Se as operadoras fizessem uma limpeza de base, não atribuísse números celulares para terminais de dados como modens e máquinas de cartões de crédito (atualmente são 12 milhões dessas linhas) e, por fim, batalhassem pela diminuição da tarifa de interconexão, não haveria tanta necessidade de adicionar mais um dígito em todos os telefones celulares.

Esse tipo de mudança gera transtornos não só para a população, mas também para as operadoras, que precisam adaptar todos os seus sistemas e outras empresas e serviços que dependem do serviço celular - como o WhatsApp, que precisou modificar sua estrutura para a mudança no DDD 11. Imagina o quão trabalhoso seria alterar todos os DDDs do Brasil?

É por essas e outras que acredito que todos os DDDs deveriam ser alterados de uma vez só. Daria mais trabalho, mas é mais fácil acostumar um país inteiro de uma vez do que deixar soluções localizadas para cada lugar.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

??????? ??????
imagina os traveco ligando para cobrar
Rafael
Podiam é colocar 1 DDD pra cada cidade, ajudaria...
rbicalho
Se continuar assim em breve o número de telefone vai ser igual o IPv6 e vamos precisar de serviço de domínio pra um ligar pro outro.
Andre Pessoa
Nos Estados Unidos pelo menos eu sei que o código de área tem 3 dígitos, ou seja, o número de áreas onde é possível repetir os números do telefone é muito maior, o que possivelmente diminui a pressão sobre a numeração em cada área. No Brasil cada DDD tem somente 2 dígitos.
Max
- Liga pra mim, cara. Meu número é 998678475847-984767. - Ligo, cara :D Em um futuro por aí...
Marco Gomes
pior vai ser o usuário lidar com sites que não se atualizam, e não vão aceitar celulares com 9 digitos. Acontece coisa parecida comigo muito constantemente, meu email é [email protected], e muitos sites não aceitam e-mails com apenas 2 caracteres antes do @, vê se pode…
acustodioo
Bem lembrado, saiu uma reportagem de um comerciante que comprou um celular que veio com um número antigo do Ronaldo fenômeno, ele recebia várias ligações e mensagens todos os dias.
acustodioo
Pode ter sido uma boa decisão, mesmo podendo tomar algumas providencias para amenizar o problema da falta de números, futuramente não teria outra saída.
Burnerman_X
Não é tão simples fazer uma limpeza de base... imagina você receber um número já usado e um monte de gente desconhecida vem te ligar. Vira e mexe tenho esses problemas com meu número da Vivo.
Mateus Garcia
Já estou vendo que o RJ será o próximo... Acho que foi só eu que adorei ver o Lumia 800 na página inicial dessa notícia *-*
Rafael
Acho que o DDD 31 não vai aguentar esperar até dezembro de 2015 não... Os números de prefixo 96xx a 99xx já acabaram e forçaram a Vivo a começar a usar o prefixo 71xx, que era usado pra Nextel...
Andre Silva
Algúem me explica como é "tratado" esse BOOM de vendas de linhas nos EUA e outros países? Pq lá devem ter mais linhas que o Brasil e eles não devem ter aumentado os dígitos né?
Lucas Braga
Eu não acho que deveriam implantar um novo DDD. Eu acho que deveriam colocar o nono dígito em todos os DDDs de uma vez só.
luvialca
Ô, Brasil...sempre escolhendo o caminho mais fácil e bagunçado...
Marcell Almeida
Confesso ter ficado surpreso com o Pará endo um dos primeiros :P
Turdin
Como desenvolvedor digo: Poderiam mudar essa !&#@!*#&! tudo de uma vez.
Felipe Goldenberg
Como eu estou no RS, anda vai demoraaaaaar pra chegar aqui ;)
Gustavo Cunha
Aqui em Maceio se vende chip de operadora no camelo do centro uahsduasdhausdhuasd
daviddiniz
Lucas por que você acha que deveria alterar o DDD ou implantar um novo? Só para ter MAIS confusão ainda? Lisboa tem 9 dígitos nos celulares(peguei um número de um Optimus que tenho: 933480324) ta de buenas.
Guilherme Macedo C.
daqui a pouco vai tá como o ICQ
Douglas Costa
Já que as operadoras tem preguiça em começar um faxina, então mude logo de um vez só em todos os estados, assim ficaria mais fácil para as pessoas assimilar. Pensar a merda que vai virar alguns estados recebendo o nono dígito e outros não
Douglas Costa
Concordo! Deveria mudar se esse é caminho de uma vez só, uma pancada só
Rubens Martins Neto
Concordo... esse tipo de solução paliativa é muito amadora...
Raphael Ddl Oliveira
Os front-end pira com a validação de números de celular.
Anderson Inácio
Isso é um boa iniciativa, mas seria muito melhor se as operadoras fizessem a limpeza dos números inutilizados. Seria menos cansativo para todas as partes, já que não iriamos precisar atualizar os números.