Início » Tecnoblog Web » MLV Contextual: vitrine do MercadoLivre para WordPress

MLV Contextual: vitrine do MercadoLivre para WordPress

Extensão gratuita do Tecnoblog ajuda a ganhar dinheiro com seu blog

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Há alguns anos lancei o MLV Contextual, um plugin gratuito para WordPress que exibe uma vitrine de ofertas relacionadas ao tema do artigo. A contextualização é feita manualmente pelo blogger em cada post graças a palavras-chave ou uma categoria específica de produtos.

Contextualização é tudo quando a gente está falando de anúncios online. Se um visitante chega no TB procurando o review do Razr I, por exemplo, as chances são altas de que ele esteja interessado em comprar esse aparelho. Logo, podemos apresentar uma vitrine com ofertas de Razr I no post e faturar uns caraminguás utilizando o programa de afiliados do MercadoLivre.

Essa é a ideia por trás do plugin MLV Contextual. Ele é super-simples de configurar, pois foi desenvolvido para que qualquer blogueiro (mesmo quem não entende muito de programação ou WordPress) instale e comece a ganhar dinheiro com o programa de afiliados Mercado Sócios.

Quero usar! Como faço?

Primeiro de tudo, você precisa criar uma conta no programa de afiliados do MercadoLivre. Se você já tem a conta, é só ir nas ferramentas e gerar um novo Tool ID. Você vai usar esse número no plugin, para que o Mercado Livre saiba que a venda saiu do seu blog e te pague a comissão.

Veja como fica a tela de configuração:

A contextualização é feita dentro da tela de edição do post. Lá você pode utilizar três filtros: 1. Palavra-chave; 2. Categoria; 3. Preço mínimo. Um campo complementa o outro e assim você se certificar que a vitrine irá exibir especificamente o produto que você quer.

Por exemplo, vamos supor que você coloque a palavra “iPhone”. A vitrine vai encontrar não apenas o smartphone da Apple, mas também capinhas de silicone e outros acessórios que custam pouco e consequentemente não têm uma comissão muito boa. Você pode refinar a pesquisa especificando um preço mínimo ou o ID da categoria “iPhone” no MercadoLivre.

Abaixo tem um exemplo da vitrine com o termo “Razr I”, sem filtro de preço ou categoria:

Customizando o visual da vitrine

O visual da vitrine também é completamente customizável, mas para isso você precisa entender um pouquinho de CSS. O arquivo mlv-stylesheet.css se encontra dentro da pasta /plugins/mlv-contextual/ do seu WP, é só abrir e editar à vontade.

Lembre-se de manter um backup desse arquivo, ou ele será sobreescrito quando novas atualizações do plugin forem liberadas.

Download e Instalação

O MLV já está no repositório do WordPress e você pode adicionar ao seu blog pela interface de administração. Ele é distribuído gratuitamente – você não paga nada para baixar e ainda fica com 100% dos lucros obtidos com as vendas. Pode checar no código! 🙂

Baixe o MLV Contextual no repositório do WordPress. Repetindo: não custa nada.

A versão atual utiliza a nova API do MercadoLivre via JSON. Se você ainda usa uma versão antiga do MLV, recomendamos a atualização. O MercadoLivre decidiu abandonar o XML e as versões anteriores vão parar de funcionar em breve.

Caso você encontre algum bug, não deixe de comentar aqui no artigo. Sugestões de implementação também são muito bem vindas!