Tecnoblog
Razão Social Huawei Technologies Co. Ltd.
Fundação 15 setembro, 1987
Shenzhen, China.
Website Oficial huawei.com

Huawei

A Huawei foi fundada em 1987, na cidade de Shenzhen, na China, por Ren Zhengfei, ex-engenheiro do Exército de Libertação Popular do país. É conhecida mundialmente por seus equipamentos de telecomunicações, quais são usados em torres de celulares, infraestrutura para redes e construção de outros aparelhos, como roteadores. Também fabrica smartphones e outros componentes para dispositivos inteligentes.

Quando a empresa foi criada, a sueca Ericsson já estava na China por três anos, com outras oito empresas internacionais que apostavam nesse mercado de dispositivos de telecomunicações no país. Enquanto as disputas se concentravam nas cidades de Xangai, Pequim e Cantão, a Huawei se instalou na então nova cidade de Shenzhen.

Os primeiros produtos GSM da empresa foram lançados em 1999, com as tecnologias CDMA e UMTS. A Huawei expandiu as operações globais em 2000, ainda que só 1% da receita viesse de fora da China. Nesse período, a Huawei passou a focar em mercados ignorados por outras empresas, como África e Asia, investindo em pesquisa e desenvolvimento do 3G, já que era tarde para ganhar com o 2G.

O primeiro telefone da Huawei foi o C300, de 2004. Para embarcar o 3G, a empresa lançou o U626, em 2005. Com a chegada do 4G, a chinesa havia se tornado líder do mercado de telecomunicações, operando em 170 países. A empresa afirma que um terço da população mundial usa suas tecnologias de telecomunicações diariamente.

Não só smartphones, hoje a Huawei também produz notebooks, tablets, smartwatches e outros produtos para consumidores finais, como roteadores mesh e fones de ouvido. Em 5G, dois terços das antenas da nova geração de redes móveis são da empresa.

Continue lendo »