Melhor aplicativo do mundo para fazer chamadas via VoIP (na não tão humilde opinião deste escriba), o Skype renascido nas mãos da Microsoft promete trazer confusão para quem já tinha uma conta Skype e agora pensa em migrar para o Windows 8, versão mais atual do sistema da Microsoft lançado na semana passada com toda e pompa e circunstância. Não é por nada, mas a MS está fazendo uma baita lambança ao embutir três logins diferentes no Skype.

A tela inicial do aplicativo para Desktop te dá as opções de autenticação com a conta Skype, aquela que você mantém há pelo menos três anos e já te economizou muita grana em viagens ao exterior; a tal conta Microsoft, disponível para quem tem email @hotmail.com, @hotmail.com.br e @live.com, entre outros; e o login por meio do Facebook.

Qual é o problema com tantos logins? Ora, deveria facilitar a vida, você deve pensar. Concordo contigo. Também pensava dessa maneira. Até que…

Skype disponível na Loja do Windows 8
Skype disponível na Loja do Windows 8

Abri o Skype para Windows 8 pela primeira vez e marquei a opção de criar nova conta. Simples teste para ver como está a interface do aplicativo. Eis que a Microsoft cria automaticamente uma conta com o endereço de email que utilizo para login na minha máquina. Tenho uma conta Skype há milênios, mas desde então o Skype (Metro) faz questão de abrir sempre com o login da conta Microsoft que quase nunca uso.

E tem mais: ainda não encontrei alguma forma de sair da minha conta Microsoft. Seria o cenário ideal para logar com a conta Skype que quiser – sem traumas.

Mandamos um email para a Microsoft Brasil com uma pergunta bastante simples: como o usuário faz para deslinkar uma conta Microsoft de uma conta Skype? Ainda não está claro se essa opção realmente existe. Torço para que o retorno seja positivo ou teremos problemas quando as pessoas começarem a migrar sem querer suas contas e, na tentativa de voltarem tudo ao jeito como era antes do novo Skype aparecer, descobrirem que não é mais possível.

A assessoria de imprensa do Skype enviou uma breve nota sobre as formas de autenticação: “Com o Windows 8, as pessoas só precisam de um login. Com o  Skype conectado com a conta MS, as pessoas podem usar o mesmo login para entrar no Skype para o Windows 8 eliminando a necessidade de um nome de usuário e senha diferentes.”

Login no Skype para desktop
Login no Skype para Desktop

É sempre bom ter a opção de associar a conta Microsoft ao Facebook e ao Skype, mas não podemos esquecer que são serviços essencialmente diferentes. O primeiro deles deles serve, em seu núcleo fundamental, para acessar o Messenger e sincronizar as informações do Windows. O segundo, o Facebook, funciona como rede social (inclusive, o chat por meio do Skype ficou bem bom). Por fim, a conta do Skype sempre foi usada mais para VoIP que qualquer outra coisa. Para chamadas telefônicas, portanto.

Falta mais clareza sobre o funcionamento das integrações. Eu não quero que o meu Facebook esteja para sempre ligado à minha conta Skype ou à minha conta Microsoft (até porque possuo várias, situação decorrente de outra confusão com logins, dessa vez envolvendo o Windows Phone). Da mesma forma, não gostaria de fornecer um usuário @live.com ao informar o meu contato no Skype. Consegui separar um nome de usuário bem mais simples (thassiusv) que atende perfeitamente esta necessidade.

Sim, a Microsoft tem todo o direito de tirar proveito de vários serviços pelos quais gasta uma bela grana. Porém, não adianta forçar essas mudanças e ainda omitir informações dos usuários. Acaba gerando mais reclamações.

Comentei sobre o funcionamento do Skype nas redes sociais e vários seguidores/fãs confirmaram que a confusão realmente vem acontecendo também com eles.

Cada coisa no seu lugar, por favor. É ótimo associar a conta Skype à conta Facebook, mas não quero que o meu computador com Windows 8 fique ligado ao serviço de VoIP por um serviço de email que quase não uso. E, acima de tudo, quero a opção de desfazer essas ligações a qualquer momento.

Não tem como deletar a conta

Como eu disse, o Skype (Metro) criou um usuário específico para o meu login na @live.com, aquele que uso com o Windows 8. Pois bem, fui aos fóruns do Skype pesquisar uma forma de deletar essa conta. Pensei que sem o tal login funcionar, o Skype (Metro) me perguntaria novamente qual é a conta Skype que desejo associar à máquina. Descobri que o Skype não permite deletar contas. Simples assim. Recomendam apagar a lista de contatos e as atividades recentes para fingir que aquela conta não existe mais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados