Início » Computador » Intel trabalha em processador de 48 núcleos para smartphones e tablets

Intel trabalha em processador de 48 núcleos para smartphones e tablets

Paulo Higa Por

Quantos núcleos tem o processador do seu smartphone? Um? Dois? Quatro? A Intel está trabalhando num processador mobile com nada menos que 48 núcleos. Os engenheiros da fabricante de Santa Clara acreditam que a novidade vai permitir a fabricação de smartphones com melhor desempenho e eficiência energética.

É importante lembrar que mais núcleos não significam necessariamente mais capacidade de processamento. A vantagem de um processador de 48 núcleos num smartphone ou tablet estaria no desempenho multitarefa: enquanto um aplicativo pesado está sendo executado, será possível fazer outras tarefas sem sofrer com lentidões ou travamentos.

Tanausu Ramirez, um dos cientistas da Intel, deu um exemplo envolvendo reprodução de vídeos de alta definição nos dispositivos móveis: enquanto um frame está sendo processado por um núcleo, outros núcleos processarão outros frames ao mesmo tempo, fazendo com que a experiência seja mais suave.

Mas e o consumo de bateria? Você não vai querer um smartphone que aguente só 15 minutos fora da tomada, certo? Mas essa técnica de dividir o processamento em vários núcleos pode ser bem eficiente: segundo Ramirez, em vez de apenas um núcleo trabalhar na capacidade máxima, o que gasta bastante energia, os aplicativos seriam distribuídos em vários núcleos, que trabalhariam menos e consumiriam menos bateria.

O processador mobile de 48 núcleos ainda é um protótipo e não tem data para chegar ao mercado -- isso não depende apenas da Intel; seria necessário fazer adaptações nos sistemas operacionais também. Os analistas acreditam que eles estarão nos nossos smartphones e tablets em cinco ou dez anos, mas o diretor técnico da Intel, Justin Rattner, disse que eles podem chegar muito antes disso.

Com informações: Computerworld.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Hugo
Alguem pode me dizer se VCPU é a mesma coisa que núcleos? Estou para contratar um servidor nesse site: www.selecthost.com.br/cloud-server-ssd. 30 dias grátis o desempenho for bom vou manter todos meus arquivos na nuvem.
mateu_lucas
O meu e octacore
Ezequiel Gervasio Gouveia
Meu Dual core vai pro saco...
Guilherme Borges Cunha
Eu passo isso todos os dias com o Google Chrome '-'
André Mansur
Já pensaram celular com isso a venda no Mercado Livre? "Vendo MP63 (MP15 + 48 núcleos) com câmera, gps, tv, grill... "
Edmilson
Me lembro de a Intel ter feito testes com processadores de muitos núcleos, não lembro quantos, era no tempo que eu comprava Jornal O dia na quarta feira para ler notícias de informática. Na prática isso vai melhorar o desempenho dos processadores de menos núcleos e os muitos núcleos vão demorar ainda décadas para chegar ao mercado.
Patrik Lançoni
Vocês não notaram que é a Intel que esta fazendo isso? A mesma que faz quase 5 anos que diz que vai fazer processadores para smartphones, mas apenas agora apresentou um realmente utilizável em x86, mas de "apenas" 1 núcleo. A mesma que de vem em quando fala em processadores de mais de 100 núcleos. A mesma que cancelou o Larrabee. Eles estão apenas querendo um pouco de marketing gratuito. Claro que pesquisas do tipo são importantes e a Intel investe muito em pesquisa, mas acreditar que em pouco tempo teremos isso no mercado é ilusão.
Max
Nokia lumia 990 com 64 núcleos de processamento .-.
Ygor Nascimento
Do que adianta 48 nucleos se quando vai passar de uma tela pra outra, engasga.... kkkk eu prefiro um single (ou duo/quad que seja 1 pra sistema e 3 pra gráficos). Prefiro que invistam em um algoritmo novo para que o código fique mais leve.... não um montão de núcleos que o sistema não usa.
Gabriel
Pode não ser muito rápido para algumas atividades, mas do jeito que a quantidade de núcleos "impregnou" no cérebro das pessoas, seria um marketing extraordinário.
Henrique Pinheiro
As baterias não vão evoluir muito mais das que vemos hoje num futuro próximo. Processadores capazes de gastar menos energia fazem parte do único futuro próximo que vai garantir maior autonomia. Com o anúncio dos novos Cortex da ARM hoje, veremos chips que gastam 1/4 da bateria com a mesma potência dos de hoje ou os que gastam a mesma com 4x mais performance. Vários núcleos não necessariamente significam maior consumo de energia. O conceito não foi desenhado para todos funcionarem ao mesmo tempo, mas para aplicações inteligentes, que se distribuem nos núcleos quando há sobrecarga de alguns e que se alojam em núcleos menos superaquecidos para não esquentá-lo.
Rennan Alves
Windows Phone 8 já suporta 64 núcleos, falta apenas portar para a arquitetura.
Toloko
quadeca-octo-core! :D
Fagner Pezaum
Aí o problemas das grandes empresas de tecnologia... '-' Ao invés de investir numa bateria que aguente pelo menos um dual core, e que consiga no mínimo não prejudicar o meio ambiente, os caras vem querendo fazer um 48 core '-'. Vai ser foda? Ter certeza? Um aparelho móvel com um hardware potente mais com energia de calculadora '-'. Tá dificil comprar um dual core que dure 6H, imagine isso ae.
Alisson
Será que o padrão Intel vai dominar o mercado móvel também?
Patrik Guerra
kkkkkkkkkkkk ai espero que o vista rode liso..
Guilherme Augusto Madaleno
E qual o processador do seu celular? - É dual-core! Hmm, legal! - E o seu? Ah, o meu é um dec-dec-dec-dec-octo-core :D - Die!
YanGM
Enquanto isso, nos x86... http://www.youtube.com/watch?v=K8E_zMLCRNg
@rodrigorsena
Fiquei imaginando isso no Windows, quando eu abrir o Gerenciador de Tarefas e eu clicar na aba Desempenho vai ter 48 históricos de uso da CPU '-'