Início » Gadgets » Governo dos EUA quer aposentar BlackBerry

Governo dos EUA quer aposentar BlackBerry

Departamento de Defesa pode substituir BlackBerry por Android e iOS.

Avatar Por

Cada vez mais esquecido entre consumidores e empresas, os smartphones BlackBerry estão perto de serem abandonados também por seu mais notável e célebre usuário: o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O Pentágono divulgou no último dia 22 seus planos de contratar um fornecedor para construir um sistema que irá gerenciar e proteger “pelo menos” 162 mil aparelhos que rodam o Android e iOS, com o “desejo” de que também seja capaz de lidar com os aparelhos da RIM. Esse sistema deve ser capaz de ser expandido para controlar até 8 milhões de dispositivos, diz o departamento.

No documento em que apresenta seus planos, o Pentágono afirma que este será “um passo significante para entregar segurança em comunicações móveis”. Como os telefones a serviço do Departamento de Defesa dos EUA operam em uma rede independente, o plano também abre as portas para que as plataformas mantidas pelo Google e Apple sejam adotadas também pelo exército dos EUA.

Para os canadenses da Research in Motion, empresa responsável pelos smartphones BlackBerry, a notícia não é das melhores. De acordo com os dados relativos ao ano fiscal de 2011, encerrado em março, o mercado dos EUA representou 47% das vendas da companhia, com o Departamento de Defesa abocanhando uma boa parte desta fatia. Na atual realidade, perder um cliente deste porte pode ser fatal.

Curiosamente, uma das vozes que jogam contra os aparelhos da RIM no governo dos EUA pode ser a do presidente Barack Obama. Entusiasta do iPhone, por questões de segurança teve que abandonar seu querido telefone ao assumir o comando do país, rapidamente substituído por um BlackBerry devidamente protegido pelo departamento de segurança. Mas, reza a lenda, sempre que tem uma chance volta para seu onipresente e onisciente telefone da maçã.

Com informações: Washington Post.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Charles Mattioda
O todo poderoso NSA, se eles não derem a benção não vai...
Tiago Coimbra de Araújo
Meu amigo, eu não preciso de BB 10 para reconhecer o valor dos Blackberrys... o próprio sistema BB OS 7.1 já tem diferenciais que muitos concorrentes nem sonham. O Playbook é hoje um tablet que tem trafego de dados na internet maior que o Motorola Xoom e Kindle Fire, já tem opções com rede 3G, agenda, e-mails e contatos (que muita gente divulgou erradamente e preconceituosamente não ter), além dos milhares de apps disponíveis na APP World (excluídos lógico, o excesso de lixo encontrado na Google Play e APP Store). Em nenhum momento falei que os EUA tem que ficar "escravo" de BB... falei sim e repito que acho isso normal, pois acho no mínimo estranho, um País onde foi criado 03 grandes sistemas para dipositivos móveis, utilizar um quarto sistema em seus orgãos governamentais e etc... Isso no mínimo da um crédito gigante a RIM, pois se não fosse tão bom assim, ja teria sido substituido a muito tempo. Quando ao meu comentário, apesar de ser fã da tecnologia desenvolvida pela RIM, não ha nada de "fanboy apaixonado", como conhecedor do que anda acontecendo com a RIM, sei muito bem que o Tecnoblog não posta nem metade das coisas boas noticiadas em outros sites... mas observo que aqui sempre sai as ruins. Não estou preocupado com as "regras do mercado", a RIM esta muito preparada para isso... esse papo de "revolucione ou morra" é coisa de quem não conhece a real situação da RIM... as ações estão em baixa porque há muita gente que nunca sequer teve a oportunidade de utilizar um BB OS 7 e fica falando besteira baseado nos BBs lançados em 2005. A RIM ainda tem bilhões de dólares em caixa, mais de 90% das empresas listadas na revista Fortune 500 utilizam BBs e um público corporativo fiel, além de nunca ter parado de inovar. Nem estou tão incomodado com o post do Tecnoblog, só não acho justo, escrever apenas o que conota de forma negativa... se querem escrever sobre a RIM, então postem tambem o que esta acontecendo de bom na empresa.
trovalds
Antes de mais nada: BB 10 ainda é um grande mistério. A RiM alardeia que vai ser revolucionário, vai isso, vai aquilo... mas de alarde ninguém sobrevive. O Playbook pode ter tido grandes vendas, mas cadê agora? Malemá se comenta... Quanto aos EUA: estamos falando de uma área sensível, que são as comunicações do executivo. Não existe como adotar uma solução pronta, mesmo que depois sofra modificações, se houver uma brecha pode ser usada de forma extremamente negativa. Outra, porque os EUA tem que ficar "escravos" do Blackberry pra sempre? Existem plataformas concorrentes no mercado, devem ser exploradas, fim de papo. Não discordo que o BB é um bom aparelho, tem o melhor ecossistema de aplicativos para empresas, etc. Tanto que já usei o aparelho por uns bons meses. Mas daí a fazer um comentário de fanboy apaixonado como esse não vai ajudar em nada. Quem dita as regras é o mercado e hoje o mercado está dizendo: RiM, revolucione ou morra. Não vai ser a primeira nem a última empresa líder de mercado que simplesmente some do mapa vítima de seu comodismo.
Rodrigo Fante
Talvez porque hoje sejam o terceiro mais vendido nos EUA, mas 6 anos atrás eram o primeiro com 70% de market share e hoje não passam de 10%.
Rodrigo Fante
Bom se fosse só iReligião, infelizmente para cada empresa em tecnologia hoje, temos milhares de fanáticos para seguir cegamente. Eu uso OSX e Windows em casa e no trabalho, tenho iPhone e iPad, todas escolhas minhas por considerar as melhores opções para meu uso, o dia que não forem mais, mudo e boa. Também não me incomodo com os tais fanáticos, somente quando vem pregar no meu jardim, mas assim como os reliosos eu toco rapidinho.
mlhz
eu acho excelente. só não uso um agora pois o valor me proibe.
Tiago Coimbra de Araújo
Bom... vou tentar resumir... pra mim, o Tecnoblog carece de credibilidade para escrever sobre a RIM e Blackberrys. Acompanho quase que diariamente o blog e como fã da tecnologia desenvolvida pela RIM venho me decepcionando com o que postam AQUI dia-apos-dia... o mundo de notícias RIM Blackberry é muito maior do que o mostrado aqui... Ninguem mostrou no tecnoblog as inovações do BB 10, ninguem falou nada sobre o Playbook ter ficado a mais de um mês em primeiro lugar como "melhor" venda BestBuy e Wallmart, ninguem postou sobre os Blackberrys serem o terceiro smartphone MAIS VENDIDO nos EUA e Canada, no Brasil, é o segundo smartphone mais vendido, a frente do iPhone que ficou em terceiro... Ninguem postou sobre as inovações em funções da tecnologia NFC para Blackberrys, enfim... o tecnoblog só posta algo sobre a RIM quando o fato é relativamente negativo... pelo menos é isso que tenho observado. POR QUE VOCES NÃO ESCREVEM NADA SOBRE O DESCRITO ACIMA ??? Quanto a este post... a RIM já faz o mesmo "serviço" descrito aqui... é chamado "Mobile Fusion", que gerencia smartphones como Blackberrys, iPhones e Androids... acho que futuramente Windows Phone, cuidando da segurança na utilização dos mesmos. Acredito que o Pentágono e o Governo americano desejam criar e esse "sistema" primeiro por uma questão de controlhe maior dos dados trafegados em smartphones e segundo por patriotismo, afinal de contas, com 03 sistemas criados por americanos dos EUA, porque utilizar um criado por Canadenses ??? Os EUA precisa e quer manter sua influencia no mundo.. e são muito unidos para conseguir atingir seus objetivos... ja aqui em terras tupiniquins... se escreve somente o que intere$$a. Quanto ao Barack Obama não gostar de BBs é puro desconhecimento profundo... ou algum intere$$e por tra$... o próprio Barack Obama em pessoa, carne e ossos, ja admitiu publicamente que adora BBs... O tecnoblog precisa se informar melhor antes de escrever bobagens. E façam um favor... escrevam sobre tecnologia em geral, sem interesse, sem , incluindo boas e más notícias de qualquer que seja o dispositivo. Eu adoro o atual sistema BB e não trocaria ele por nada.
@brunogdb
Não, e eu até prefiro e estarei usando BlackBerry nos próximos dias, mas o que fez cair o Blackberry foi aquela velha história do iPhone, mas em alguns aspectos a empresa ficou para trás, porém, ainda continua sendo um sistema excelente. Mas agora a RIM tem e deve apostar no OS 10, que vai mudar tudo, mas parece que o velho teclado físico vai por água abaixo. Uma pena.
quenquen
Não! Por conta do hype do iPhone e da queda do Market Share da RIM os blogs de tecnologia tendem e não gostar do BlackBerry. Concordo que em diversos aspectos o BlackBerry ficou para trás, mas o OS 7.1 briga bem com a concorrência e o BlackBerry 10 que está chegando em 2013 vai chegar forte no mercado com um sistema novo e boas inovações.
quenquen
Bela recomposição da história do Washington Post, porém dizer que o Obama é um Entusiasta do iPhone chega a ser uma piada. Obama adora os smartphones BlackBerry onde utilizou os mesmos em sua campanha presidencial de 2008 e após eleito continuou a utilizar o BlackBerry e o faz até hoje. Isso é fato comprovado! Obama é um usuário BlackBerry com orgulho. Quanto a informação da matéria, o exército do EUA utiliza diferentes devices em algumas áreas e buscam um sistema que possa gerenciar todos. A RIM já disponibilizou o BlackBerry Mobile Fusion, uma solução revolucionária de mobilidade corporativa. Com a BlackBerry® Mobile Fusion o gerenciamento de dispositivos móveis se torna extremamente rápido, fácil e organizado. A partir de uma interface web unificada, você poderá provisionar, auditar e proteger dispositivos móveis, incluindo smartphones BlackBerry®, tablets BlackBerry® PlayBook™ e também dispositivos que utilizam os sistemas operacionais iOS e Android™. Além disso, o BlackBerry 10 está chegando em 2013 que pode mudar vir a mudar todo este cenário! Só nos resta aguardar! E lembrando, Obama não é entusista do iPhone! #Fail
Willian Vincen
Ou de iZumbis
André Noia
Eu nunca usei um Blackberry. É tão ruim assim como satanizam a maioria dos blogs de tecnologia?
Guilherme Macedo C.
Chamada também de iReligião
YanGM
Só para deixar bem claro, não tenho ódio por nenhuma empresa e prefiro OSX a Windows (E Android a iOS). Mas quem ama e defende empresas como se fossem a própria mãe me enchem o saco.
Yago G. Oliveira
Ainda digo que o destino da RIM é o mercado emergente, pelo menos aqui BB ainda é um status. Se eles investissem em aparelhos mais baratos talvez esse seu futuro mudaria.
Exibir mais comentários