Algumas coisas que você precisa saber sobre a TV Digital

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 20 horas

No último Domingo (02.12), deu-se início às primeiras transmissões do sinal digital de televisão no Brasil. Como esta tecnologia ainda é muito nova para todos nós, seria muito bom poder esclarecer algumas dúvidas sobre o que muda com a chegada da mesma.

O formato

O formato físico da TV Digital é mais largo do que o dos televisores convencionais. Ele segue a proporção 16:9, que é também utilizada nas telas do cinema. Os televisores atuais se encaixam na proporção 4:3.

A imagem passa a ser renderizada da mesma forma que fotografias digitais, sendo formadas por píxels, e processadas em códigos binários (sequências de 0 e 1), como acontece nos computadores. Por causa disso, a resolução aumenta bastante, e detalhes que antes não podiam ser vistos, agora passarão a ser bem nítidos na telona. Reza a lenda que o movimento das clínicas Hollywoodianas cresceu bastante por causa da TV Digital. Os artistas começaram a se preocupar mais ainda com a estética, já que agora qualquer imperfeição será mais visível do que nunca.

Outra coisa que vai melhorar é a qualidade do áudio, se equiparando aos CDs de música.

A interatividade

Tudo o que é digital, traz vantagens no quesito de interatividade. Será possível fazer compras pela televisão, participar de programas ao vivo, assistir vários canais ao mesmo tempo (dividindo a tela), ver a mesma cena de vários ângulos diferentes, checar a programação dos canais, etc. É claro que todos esses recursos dependem única e exclusivamente da disponibilidade do serviço por conta do canal.

O aparelho

Ainda é muito cedo para pensar em investir em um televisor digital, isso porquê a maioria dos aparelhos existentes no mercado hoje em dia, não é completamente digital. Alguns são apenas preparados para o sinal, mas não exibem a imagem em HDTV. Outros modelos até exibem, mas na resolução de 720 linhas, bem abaixo do que será a resolução da imagem aqui do Brasil (1080 linhas).

O aparelho ideal não deve ser apenas Full HD, mas deve contar no mínimo com um sintonizador interno de sinal digital. Caso você queira se adiantar (ou já o tenha feito), e acabe comprando um televisor sem sintonizador, terá que desembolsar mais uma grana depois, para comprar o Set-top Box separadamente.

O sintonizador externo

Conhecido como Set-top Box, este aparelho será o grande responsável pela decodificação do sinal digital, que por sua vez, será transmitido em ondas UHF. Haverá vários modelos diferentes no mercado, e você irá pagar de acordo com o que deseja obter da sua tv digital. Serão modelos que apenas sintonizam o sinal, modelos que permitem a interação do telespectador com os programas, e modelos que fazem as duas coisas mas ainda possuem um disco rígido interno, permitindo que você grave seus programas prediletos no próprio set-top box.

Graças a esses aparelhos, você poderá utilizar a sua tv analógica para sintonizar o sinal digital, e para interagir com ele também. O único porém, é que a qualidade da imagem e do som, estará sendo limitada pelo seu aparelho televisor.

Considerações finais

Se você (assim como eu) está louco para testar essa nova tecnologia, eu só tenho uma dica: espere. As transmissões foram iniciadas apenas na cidade de São Paulo, e vai demorar um bom tempo ainda para que atinjam um patamar nacional.

Com essa baixa audiência de televisores digitais, as transmissoras deverão esperar muito ainda, antes de colocar no ar as melhores coisas que a tecnologia proporciona, principalmente quando o assunto é a interatividade.

Outro ponto, é que os Set-up Box ainda estão sendo fabricados, e devem chegar ao mercado com um preço muito elevado. O mesmo acontece com os televisores, que apesar de estarem bem mais baratos do que quando foram lançados, ainda são muito caros pela pouca tecnologia que oferecem.

Tudo o que é novidade é caro. Nos últimos dois anos, os fabricantes decidiram parar com a fabricação dos monitores de CRT para computador. Me lembro que comprei um de 17” no começo dessa história, e paguei 450 reais. Na época, monitores LCD de 15” custavam pelo menos 1500 reais. Hoje estou usando um monitor LCD de 19” da Samsung, com tecnologia superior a qualquer LCD que estava no mercado naquela época, e o detalhe é que paguei apenas 650 reais por ele. E sim, ele é original, com nota fiscal e tudo mais.

Se é pra comprar uma tecnologia nova, compre com todos os recursos que ela pode lhe oferecer. Nada de sair comprando, e depois se arrepender porquê o seu vizinho comprou um aparelho melhor em uma super liquidação nas casas bahiano. Pelo menos aguarde a chegada dos televisores com sintonizador digital interno. Dê preferência àqueles que lhe permitam interagir com a programação, e que possuam alguma unidade de armazenamento interna para gravar seus programas favoritos.

Mais textos sobre a TV Digital no Brasil

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados