Início » Celular » Dúvida cruel: Nokia N73

Dúvida cruel: Nokia N73

Por
12 anos atrás

Estou interessado no Nokia N73, quais seriam as vantagens e desvantagens do aparelho?
Leonardo

Atualmente tenho um Nokia 6230, adquirido há mais ou menos um ano e meio, que foi uma revolução na minha vida, com seu mp3 player, bluetooth e câmera VGA. Portanto, meu novo aparelho deve ter esses requisitos mí­nimos (o que é praticamente padrão hoje). O que dou mais importância é uma boa câmera (3 MP no mí­nimo, com flash). Também quero que seja um smartphone, e é aí­ que está uma dúvida que tenho… Ouvi falar que smartphones vêm com seus S.O. embargados, e não podemos substituí­-los. Isso é verdade? Poxa, tava doido pra mexer no Android! De qualquer maneira um Symbian da vida já é o suficiente.

Enfim, levando-se em consideração minhas expectativas e minha condição financeira, cheguei ao Nokia N73. Você acha que realmente é a melhor escolha?
Paulo

Antes mesmo de terminar de ler o comentário do Paulo, eu já estava com o Nokia N73 na cabeça. A minha estréia na onda dos celulares multimídias foi com um Motorola E398. Eu fazia milagres com sua camerinha VGA, os 128MB do seu cartão trans-flash (que é a mesma coisa que microSD), etc. O motivo pelo qual vendi ele depois de apenas 4 meses, é o fato de que o celular não supria minhas necessidades. Eu queria algo com os mesmos recursos, só que um pouco mais potente, e foi aí que eu conheci o Sony Ericsson K750i.

Eu considero o Nokia N73 o grande sucessor dos aparelhos citados acima. Não só em questão de hardware, mas de software também. Vamos às considerações.

Pontos positivos

O primeiro elogio a se fazer para este aparelho é: Nokia. A Nokia é uma das poucas empresas que realmente sabe fazer celulares. Eles são resistentes a quedas, extremamente personalizáveis, e com um hardware sempre de acordo com o andar da carruagem tecnológica.

Continuando, podemos falar do seu sistema operacional, o Symbian s60. A grande vantagem em se ter um aparelho que utilize um sistema operacional, ao invés de um firmware do fabricante, é que os recursos do aparelho se tornam quase ilimitados. Você sempre poderá instalar um programa novo. O Symbian é um dos sistemas portáteis mais utilizados do mundo (se não for “o”), e há uma gama enorme de aplicativos gratuitos na web, que você pode simplesmente baixar, mandar para o aparelho e instalar. Como exemplo, vou citar o WWIGO (webcam wherever i go), um software para Symbian que transforma qualquer celular com câmera em uma webcam para o seu PC. Quer mais?!

O hardware do Nokia N73 é outra coisa que dispensaria comentários. Para começar, uma câmera de 3.2 megapíxels com lentes Carl Zeiss (as mesmas lentes das Cyber-shots da Sony) na parte traseira, e uma câmera VGA na parte frontal, que serve para fazer video-chamadas.

De armazenamento, o N73 utiliza cartão de memória miniSD, que é também um dos formatos mais utilizados em celulares. A qualidade sonora é impecável, e o player ainda possui um equalizador. Seu visor é amplo, 2,4”, bom para quem gosta de assistir vídeos.

Com recursos deste porte, ele não deixa a desejar à nenhum iPod da vida. Basta comprar um cartão microSD de 8GB, e levar seus vídeos e músicas para você onde for.

Pontos negativos

Eu ainda penso que para um aparelho ser chamado de smartphone, ele tem que ser mais similar a um pocket pc. O Nokia N73 tem tudo o que você pode desejar em um celular fora do comum, mas não serve de smartphone. A começar pela falta de um teclado QWERTY e um display touchscreen. Usar mensageiros instantâneos com um teclado numérico, deve ser uma atividade extremamente irritante. Eu nunca cogitei, e nunca vou cogitar fazer isso.

Outra experiência que se prejudica com a falta desses recursos, é a navegação geral do aparelho, principalmente a navegação na web. Acessar sites com um joystick padrão de celular? Impossível, nunca serão!

O último ponto negativo a se considerar é: o N73 não é compatível com a rede 3G. Sim meus caros, não deixem de considerar este ponto. Você está investindo em um aparelho novo, e a rede 3G estará operando no país inteiro até o final do 1 trimestre de 2008. Você não vai querer ter que comprar outro celular depois disso, só porquê não levou meu aviso a sério, não é mesmo?

A boa notícia é que o N73 tem um irmão gêmeo, que é compatível com a tecnologia de 3ª geração. Ele se chama Nokia N73 ME (Music Edition).

Considerações finais

Existem outros aparelhos no mercado com hardware similar. Posso citar como exemplo o Sony Ericsson k790i, mas não o recomendo. O aparelho é muito bonito, possui uma câmera Cybershot de 3.2mp, mas não chega aos pés do N73, simplesmente por utilizar um firmware padrão da Sony Ericsson, ao invés de um sistema operacional universal. Isso acaba com os recursos que o aparelho poderia ter.

Quanto ao Android, sinto dizer, mas só vai dar para usá-lo lá para o final de 2008. 😉

________

Não sabe qual aparelho comprar? Clique aqui e envie a sua pergunta!

Mais sobre: , , ,