Início » Aplicativos e Software » Valve inicia beta do Steam para Linux com Team Fortress 2

Valve inicia beta do Steam para Linux com Team Fortress 2

Você também pode usá-lo, mesmo que não seja beta tester oficial.

Avatar Por

O momento que todos esperavam por séculos finalmente chegou. Contrariando todas as expectativas e matando milhões de piadas sobre a falta de jogos no Linux, o Steam finalmente dá as caras no sistema operacional do pinguim. E é bom correr para instalar, porque já descobriram que é possível jogar mesmo sem você ser um beta tester oficial.

Agora vai!

O anúncio foi feito no site do Steam, e na notícia eles já deixam claro que o Steam por enquanto só é oficialmente suportado no Ubuntu 12.04 com a interface gráfica Unity. Ou seja: você pode até instalar e usar o Steam com outras distribuições e interfaces gráficas, mas nesse caso o problema será inteiramente seu, e a resposta oficial da Valve para qualquer problema que você encontrar provavelmente será um "se vira aí, filhão!".

Obviamente outras distribuições devem receber suporte da Valve ao longo dos anos, mas se você não aguenta esperar, é bom pensar em usar o Ubuntu 12.04. Para o grande lançamento do beta, foi escolhido o jogo Team Fortress 2 como carro chefe do Steam, além de aproximadamente 20 outros jogos menores. Com o tempo, mais e mais jogos serão liberados para a plataforma.

E se você não foi um dos agraciados com convite para o beta, não se aflija e pare de arrancar de cabelos: Um usuário do Reedit descobriu um macete absurdamente simples para burlar a autenticação e permitir que você jogue no Steam. Inicialmente, faça o download do arquivo de instalação e instale como você instalaria qualquer programa no Ubuntu. Ao tentar abrir pela primeira vez o programa e usar seu nome de usuário e senha, ele vai fechar, por você não ter acesso ao beta. A jogada é você ir até o ícone do Steam no lançador, clicar com o botão direito do mouse e selecionar qualquer uma das opções, como visto na imagem abaixo. Voilá!

Se você não usa o Unity ou prefere um pouco mais de emoção, pode rodar o comando abaixo no terminal, com o mesmo resultado:

steam steam://open/games

Não custa nada lembrar: o Steam para Linux ainda está em Beta, portanto é provável que alguns erros sejam encontrados. Independentemente disso, a novidade é ótima, e um grande indicativo de que, finalmente, quem sabe, talvez, 2013 seja finalmente o ano do Linux.

Com informações: OMG! Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Meneses
Espero que não demore para chegar nos repositórios das outras distros.
Bruno Cabral
É provável que sim. Meu Kubuntu tem uns 20GB de jogos, isso pq os jogos tem entre 40 e 800 MB(A exceção do Shank e do Amnesia). Imagine quando chegarem os de mais de 1GB...
Bruno Cabral
Drivers (quase) nunca foram problemas para mim. Além da Trine 2 na Steam, tenho uma penca de jogos na Desura e outros adquiridos na Humble Bundle. Além dos que rodam via Wine.
Bruno Cabral
Dá sim, instalei trine 2 no meu e foi que é uma beleza.
Guilherme Macedo C.
Loja da Microsoft não vai vender jogos adultos, ou seja, não vai afetar o Steam, Origin e outras lojas.
Lucas Meneses
Acho que vou fazer um dual-boot com o ubuntu agora. rsrs Será que roda no Debian?
Jorge Henrique
O problema de tudo é o poder do Windows 8. A MS tem força demais no mundo dos games (PCs e Xbox 360) e certamente tem muita influência. Agora imagine, quando você inicia o W8 já tem um ícone de jogos, para você criar seu avatar e com várias opções de games, certamente com isso a Microsoft irá conseguir baixar os preços dos jogos com o tempo e venderá games como água, É WINDOWS. O futuro todo tá nas mãos do WIndows 8, ele tá sendo bem vendido e os usuários na sua maioria estão gostando, imagine quando chegar os híbridos e tablets no Brasil, aliado ao Kinect, Smartgalls, Xbox 360 e o universo dos PCs, acho que a Valve pirou em atacar o W8. Ela não tem força contra a MS, deveria tentar se juntar, acho que até tentou mas a MS deve ter chutado. A Valve vai terminar igual ao Linux, este é um ótimo sistema, mas com uma participação totalmente falha.
Emanuel Schott
Olha, já tive PC's com AMD (era ATI na época), e hoje tenho com uma Nvidia e uma Intel.. NUNCA tive problema algum com driver. O driver Intel é open source, então não precisa instalar absolutamente nada. Nvidia e ATI basta ir no assistente de instalação de drivers proprietários, mandar instalar que ele faz o resto sozinho.
Cristiano Cohen
Que besteira que você falou cara. Como já disseram em algumas respostas a você. O Linux além de ter um sucesso totalmente relevante, os únicos motivos que nos impedem de usa-lo é a falta de títulos e o suporte horrível aos drivers de vídeo. E tudo isso muda com o lançamento do Steam no Linux. Logo outros se interessarão por distribuir jogos e suportarem a plataforma assim obrigando a NVIDIA e AMD dar um suporte melhor aos drivers. Eu por várias vezes tentei usar o linux mas os drivers me barravam. Tive uma horrível experiencia com eles por conta do Unity 3D que é muito pesado e com drivers ruins fica sem condições. Eu jogava Heroes of Newerth nele e também não foi uma boa experiencia por causa dos drivers. Espero realmente que a plataforma melhore. Sempre achei que todo game com suporte a OpenGL deveria rodar no linux mas isso até hoje não aconteceu mas espero que aconteça logo logo.
Guilherme Macedo C.
O que tem o drivers de vídeo?
Guilherme Macedo C.
E...?
Guilherme Macedo C.
Pirataria favorece o Windows, mas isso não está impedindo da Canonical crescer e aumentar a participação nos negócios pelo mundo. Quanto mais dinheiro entrando, mais parcerias os britânicos fazem.
Kessler
Errado. O problema sempre foi a bagunça generalizada que era, e ainda é, os drivers de vídeo no Linux.
Kessler
Que coincidência, o site fala de casos da China, aquele país conhecido por rodar praticamente apenas cópias piratas do Windows. Não, eles não vão comprar computadores com Ubuntu para rodar Windows pirata, nem pensar!
Forbidden_404
Ah, mas terá em breve, afinal, foi o jogo utilizado para testes, como eles lançaram o Team Fortress 2 como principal, deve ser simplesmente por ser free-to-play, eu imagino, e como a Engine Source tá presente nos dois, o Left 4 Dead vai chegar muuuito cedo
Exibir mais comentários