A lista dos Top 500 Supercomputadores é atualizada duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Hoje a lista recebeu as alterações do segundo semestre de 2012 e o primeiro nome da lista foi desbancado. Dessa vez o americano Titan passou a ocupar a primeira posição na lista de supercomputadores mais rápidos do mundo: ele tem modestos 17,59 Petaflops de poder de processamento.

Titan: nome apropriado | Crédito: Laboratório de Oak Ridge/Divulgação

O Titan só é capaz de fazer 17,59 quadrilhões de cálculos por segundo graças aos seus 560.640 processadores. A criação do computador aconteceu graças a três empresas: a NVidia, que forneceu 18 mil GPUs Tesla (totalizando 261 mil processadores), a AMD, que forneceu os chipsets que controlam as CPUs, e a fabricante de supercomputadores Cray, que ficou responsável pela tarefa de montar tudo em uma case bem colorida no laboratório nacional da cidade de Oak Ridge, no estado do Tenessee.

O projeto começou no ano passado e recebeu US$ 97 milhões de investimento por parte do departamento de energia dos EUA. Antes de ser chamado Titan, esse supercomputador já apareceu de uma certa forma na lista Top 500: em 2010, quando o equipamento ainda usava CPUs e era chamado Jaguar, ele alcançou o topo da lista com 2,5 Petaflops. Agora que recebeu GPUs no lugar dos processadores comuns, ele volta à lista.

Confira no vídeo abaixo um time-lapse da sua montagem.


(Vídeo no Vimeo)

Antes do Titan, o supercomputador que ocupava a primeira posição desde 1º de junho desse ano era o também americano Sequoia que tem poder de processamento de incríveis 16,32 Petaflops e foi construído com ajuda da IBM.

A NVidia deu mais detalhes técnicos das GPUs Tesla usadas no Titan nesse press-release e mais informações sobre o supercomputador estão disponíveis na sua página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jonathan André Varella Gangi
Sim =P
Jonathan André Varella Gangi
Aí que está: supercomputadores geralmente (aliás, sempre) rodam sistemas Linux ou Unix-like.. Windows passa longe desses computadores.. O mundo de servidores e supercomputadores é dominado por Linux e Unixes.. Já os desktops que são ao contrário, rodam mais o Windows..
Fabio
Quem disse? Provavelmente o Titan tem 18 mil ou 9 mil placas-mãe, assim sendo, ele rodaria 18 mil ou 9 mil cópias do Crysis simultaneamente... mas isso requer uma adaptação via software... em outras palavras, teria que instalar o WINDOWS!
Vitor
Cara, ele faz tipo tudo. Menos rodar Crysis :(
YanGM
Isso significa que ele roda Crysis?
Fabio Aragao
Eu so queria jogar um pac-man de leve na hora do almoço, será que rola ? hehehehe Isso mais parece uma disputa de quem pode mais.... Com tantos "super computadores" a ciencia poderia estar mais longe.... o que etão fazendo com os que nao sao mais super computadores ?? lixo ?
viniciusghietti
meu dels que exageroo kk
Fabio
Com tanta tecnologia capaz de abraçar a computação quântica, esse cientistas me vêm com uma máquina exagerada em hardware que custa milhões só para elevar a capacidade das operações 0101010101010101010101. Afff! Pule!!!!!
Diego F. Duarte
Processamentos matemáticos e geométricos que seu computador levaria séculos (literalmente) pra fazer, mas em poucos minutos...
Pitter Rocha
E o que eles vão fazer com uma maquina dessa ?
Guilherme Macedo C.
Roda Cray Linux :)
Rodolpho Freire
da pra jogar Tibia?
TaylerPadilha
17,59 quadrilhões de cálculos por segundo e não roda nem Crysis, shameful.