Início » Celular » Android 4.2 Jelly Bean é uma atualização mais simples

Android 4.2 Jelly Bean é uma atualização mais simples

Experimentamos o último sabor do Android no Galaxy Nexus.

Paulo Higa Por

Android 4.2: um novo sabor do Jelly Bean

Pouco mais de quatro meses após anunciar o Android 4.1, o Google chega com mais uma atualização relevante no Android. O nome continua o mesmo: nada de Key Lime Pie, a versão 4.2 ainda se chama Jelly Bean. Mas não é por isso que você deve ignorar esta atualização: vários recursos novos e melhorias em aplicativos nativos devem melhorar a sua experiência de uso. Nos próximos parágrafos você descobre quais são essas novidades.

Tela de bloqueio

A primeira mudança que você perceberá após instalar o Android 4.2 está na tela de bloqueio. Antes ela servia basicamente para ver as horas e não fornecia mais nenhuma informação muito útil. Agora a tela de bloqueio é capaz de exibir widgets. Isso significa que você poderá consultar rapidamente seus emails, compromissos ou mensagens de texto, sem precisar desbloquear o celular.

Para visualizar os vários widgets, basta deslizar a tela para os lados. Cada tela exibe apenas um widget, que pode estar no modo compacto (ocupa só a parte superior da tela) ou no modo expandido (ocupa toda a tela). Por enquanto só existem quatro widgets (Gmail, Google Agenda, Mensagens e Relógio digital), mas o Google afirma que é possível adaptar facilmente um widget para rodar na tela de bloqueio, logo, essa lista deve aumentar à medida que os desenvolvedores atualizarem seus aplicativos.

O comportamento do botão de desbloqueio mudou em relação ao Android 4.1. Antes ele poderia ser deslizado em três direções: para cima (iniciava o Google Now), para o lado esquerdo (abria a câmera) ou para o lado direito (desbloqueava a tela). Agora o botão desbloqueia a tela em qualquer direção. O Google Now está acessível por um pequeno botão na barra inferior e a câmera pode ser vista deslizando a tela de bloqueio para a direita.

Painel de configurações rápidas: útil, mas limitado

Painel de configurações rápidas

A central de notificações continua a mesma, mas há um pequeno botão no canto superior direito que abre um painel de configurações rápidas. Esse painel também pode ser acessado deslizando dois dedos para baixo.

O painel exibe informações sobre o estado do aparelho e permite configurar o brilho da tela, ativar o Bluetooth ou ver o horário do próximo alarme, por exemplo. Mas ele funciona um pouco diferente da barrinha que os fabricantes incluem em suas personalizações.

Tocar no ícone de Wi-Fi abre uma lista com as redes sem fio, em vez de simplesmente ativar ou desativar a conexão. O mesmo acontece com o ícone de Bluetooth, que abre uma tela com os dispositivos próximos a você. O Google poderia oferecer uma opção para modificar esses comportamentos padrões.

Câmera, Photo Sphere e Galeria

O aplicativo de câmera tem uma interface nova. Agora não é mais necessário abrir o menu lateral para ativar o flash ou mexer no balanço de branco da câmera, por exemplo. Basta tocar e segurar com o dedo na tela: um menu em formato de disco aparecerá e permitirá que você altere as configurações rapidamente. Bem mais prático.

Novo menu de configurações da câmera

A maior novidade da câmera é o Photo Sphere, que gera fotos panorâmicas navegáveis em 360º -- o Android já conseguia fazer imagens panorâmicas, mas apenas na direção horizontal ou vertical, assim como a maioria dos smartphones. O Photo Sphere é praticamente um Street View que cabe dentro do seu bolso e funciona de maneira semelhante ao Photosynth, da Microsoft.

Photo Sphere é legalzinho, mas as fotos podem não ficar muito boas

Tirar fotos com o Photo Sphere é bem fácil: basta apertar o botão para começar a captura e mover lentamente a câmera para os lados -- o aplicativo irá tirar fotos automaticamente. Os algoritmos do Photo Sphere se encarregam de corrigir imperfeições e ângulos. Infelizmente, o resultado é decepcionante: frequentemente, objetos aparecem duplicados, partes da imagem ficam distorcidas e construções aparecem cortadas. Poderia ser melhor.

Filtros, bordas, ferramentas e vários ajustes na galeria do Android 4.2

A galeria do Android 4.2 inclui um botão que dá acesso aos efeitos de imagem -- você pode adicionar filtros a sua foto (como no Instagram), além de adicionar bordas, recortar a imagem ou fazer pequenas edições, como alterar a nitidez ou ajustar o contraste.

Relógio, cronômetro e contador regressivo

Aposto que você estranhou quando mexeu um smartphone com Android pela primeira vez e não encontrou um cronômetro, função que até o Nokia tijolão tinha. Esse problema finalmente foi resolvido, após mais de cinco anos de desenvolvimento: o Android 4.2 agora tem cronômetro e contador regressivo no aplicativo Relógio. E eles ficaram lindos.

Além de exibir a hora local, também é possível configurar o aplicativo Relógio para mostrar horários de várias cidades do mundo -- você pode adicionar quantos fusos horários quiser. A interface do alarme ganhou uma interface totalmente renovada e ficou bem agradável.

Teclado com escrita por gestos

Uma das capacidades bacanas do Android é permitir que você troque seu método de entrada -- em vez de usar o teclado nativo do sistema, é possível instalar teclados mais eficientes, como o SwiftKey e o Swype. Mas agora esses aplicativos não serão mais tão necessários: o Android 4.2 possui um novo teclado que inclui uma tecnologia semelhante a do Swype.

Teclado estilo Swype agora é padrão no Android

No Android 4.2, você pode digitar pelo método tradicional (tocando tecla por tecla) ou deslizando o dedo pela tela (escrita por gestos). O novo teclado é bastante preciso e, talvez por vir nativamente no Android, roda muito bem -- não há travadinhas ou lentidões ocasionais. Antes mesmo de você terminar de deslizar o dedo pela tela, o teclado sugere uma palavra (e muitas vezes acerta). Se a palavra estiver correta, tire o dedo da tela e ela aparecerá magicamente.

O dicionário do teclado do Android 4.2 parece ser bem eficiente, já que eu não tive muitos problemas com palavras não reconhecidas. Ele também inclui nomes de contatos da sua agenda -- o teclado reconheceu facilmente os nomes "Thássius" e "Mobilon", por exemplo.

Google Now mais inteligente

Muitas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de mexer em um aparelho com Android 4.1 ou superior não sabem exatamente o que é o Google Now -- alguns dizem que ele é a "Siri do Google", o que acaba criando confusão, então vale a pena esclarecer algumas dúvidas. Sim, o Google Now possui reconhecimento de voz e responde às suas perguntas (apenas em inglês), mas a parte que eu acho mais legal é justamente a que não diz nada.

A parte silenciosa do Google Now é um assistente pessoal que funciona surpreendentemente bem, em português e no Brasil. Ele mostra informações úteis de acordo com o que você faz nos serviços do Google, além de usar o GPS do smartphone para monitorar seu comportamento. Quer alguns exemplos?

  • Você está próximo a um ponto de ônibus? O Google Now exibe as linhas que passam por esse ponto e os horários estimados dos próximos ônibus. Em São Paulo, funciona muito bem.
  • Marcou um compromisso fora no Google Calendar? O Google Now mostra um pequeno mapa até o local e o horário que você deve sair de casa para não chegar atrasado, inclusive considerando o congestionamento no trajeto.
  • Pesquisou por um endereço no Google a partir do seu computador? Ele aparecerá no Google Now, junto com um mapa e o tempo estimado para chegar até o local.
  • Está viajando para outro país? O Google Now exibe informações sobre o fuso horário, a conversão da moeda, o clima e, em alguns casos, dados sobre o seu voo.

Google Now nem precisa falar para ser útil

Você não precisa fazer nada. O Google Now funciona automaticamente com base nos seus comportamentos, basta usar os serviços do Google naturalmente (e não ter medo de estar sendo monitorado o tempo todo). Após alguns dias ou semanas de uso, ele descobrirá onde fica sua residência ou local de trabalho. Quando seu expediente estiver acabando, ele mostrará um mapa informando quanto tempo levará para você chegar em casa. É bem útil.

No Android 4.2, o Google Now também é capaz de exibir informações sobre reservas em restaurantes, confirmação de reserva do hotel e informações sobre a sua compra, analisando suas mensagens do Gmail -- mas esses recursos provavelmente não funcionarão no Brasil.

Daydreams são screensavers dinâmicos que você provavelmente não vai usar

Outras novidades

O Android 4.2 também possui outras novidades, sem tanto destaque quanto as anteriores. Uma delas é o Daydream, uma espécie de screensaver dinâmico que pode aparecer sempre que você conecta o aparelho no carregador ou numa dock. Cinco daydreams vêm com o Android: Relógio, Cores, Currents (aplicativo de notícias do Google), Porta-retrato e Tabela de fotos. Pode ser útil para transformar seu tablet num porta-retrato digital super caro.

O Google promete um Android mais fluído, mas eu não notei muita diferença -- isso foi mais perceptível com a atualização do 4.0 para o 4.1, devido ao Project Butter. Também há melhorias de segurança: aplicativos instalados de fora da Play Store passam uma uma verificação antimalware e o envio de mensagens para "números premium" é bloqueado.

Vale a pena?

Diferentemente da atualização do Android 2.3 para o Android 4.0, que trouxe inúmeros recursos novos e deixou o Android muito melhor, o Android 4.2 é bem mais simples em termos de novidades. Ele certamente está melhor que o Android 4.1, mas não é uma atualização essencial, logo, não fique xingando muito no Twitter ou perdendo fios de cabelo caso o fabricante do seu aparelho não disponibilize a atualização.

Além de não trazer novidades que fazem os olhos brilharem, alguns recursos do novo Jelly Bean precisam de melhorias. O Photo Sphere ainda está bem ruim, gerando imagens imprecisas e distorcidas. O painel de configurações rápidas é bacana, mas soluções já implantadas pelos fabricantes (como o painel da Motorola, no RAZR i) parecem mais funcionais. Outras funcionalidades já estavam disponíveis em aplicativos de terceiros, que fazem muito bem a tarefa.

Se você possui um Nexus S ou Motorola Xoom, que ficarão parados no Android 4.1.2, não fique triste: você não perderá muita coisa. Quem possui um Galaxy Nexus com ROM padrão (também conhecido como takju) já está recebendo a atualização over the air -- se ela ainda não apareceu por aí, deve chegar em breve. Até o momento, nenhum fabricante anunciou seus planos de atualização para o Android 4.2.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sunny Brown
tente este http://airmore.com/pt/
Vladimir Passos
Olá, meu celular, samsung pocket neo s5310b, foi atualizado para jelly bean 4.2.2, mas mesmo com drive da samsung ele não é reconhecido pelo PC. A atualização foi feita através da rom cyagmond 10.1, oque devo fazer para o pc reconhecer o novo dispositivo ?
edson
oi meu smartphone é um lg l4 optimus tem atualização pra ele
arison
Oi meu celular e galaxy pocket neo com o android 4.1.2 e ainda nao apareceu nada de atualizalo para um superior , ja tentei pegando links do youtube entrei no modo recovery e deu uns erros ai desisti .... me ajuda por favor ?
mayarasou98
Ola gostaria de saber se no androide 4.2 e possível instalar os aplicativos baixados a partir do micro SD, se poder, gostaria de saber como? Desde já agradeço a atenção de todos!
Luiz Gustavo Franco
Ei...O meu Xperia ZQ não instala o instagram...ele termina de baixar...só q quando vai começar a instalar aparece uma mensagem dizendo q deu erro..... Tu instalou no teu????
Lucas Carvalho da Silva
Dei uma pesquisada, e essa alteração foi implementada apenas na versão 4.2.2 (11/02/2013).
Lucas Carvalho da Silva
Sobre as configurações rápidas, no meu Moto G quando você mantem o botão Wifi pressionado ele ativa/desativa, a mesma coisa com o Bluetooth.
Ilan Rafael
O meu ja veio co lm o jb 4.1.2 pronto para o atualizar pra jb 4.2.3 o meu CElular É o motorola razr d1
Romario Magalhaes
seu aparelho é speria L?? Cara mim tira umas duvidas, tsegundo alguns review diz que tem como istalar alguns jogos e apps no cartao micro SD? vc confirma isso e pode dá exemplo de alguns jogos que istala no micro.? e sobre esse plano de fundo tem como tirar essa margem do menu de aplicativo ? Por favor cara mim tira essa duvida ae. Nao sei qual eu comprar Speria L ou Moto G 16gbs Mim ajuda ae cara. Ah mim fala do audio dele com fone de ouvido. Vlw
Romario Magalhaes
Júnior Vandi seu aparelho é speria L?? Cara mim tira umas duvidas, tsegundo alguns review diz que tem como istalar alguns jogos e apps no cartao micro SD? vc confirma isso e pode dá exemplo de alguns jogos que istala no micro.? e sobre esse plano de fundo tem como tirar essa margem do menu de aplicativo ? Por favor cara mim tira essa duvida ae. Nao sei qual eu comprar Speria L ou Moto G 16gbs Mim ajuda ae cara. Ah mim fala do audio dele com fone de ouvido. Vlw
Júnior Vandi
Meus planos de fundos dinâmicos do Xperia sumiram quando eu atualizei. --'
Jordão Santos
Ficarei com meu rooteado 4.1.2 tá bom demais...
Tom Tom
Cara como faço pra achar minha rede....instalei tudo certinho...mais não da sinal a rede....nem indo em configuraçõe...redes....da erro...ajuda por favo
Thiago Wotekoski
Já vou colocar no meu Xperia L =D
Bárbara Beatriz Andrade
Com essa versão não consigo instalar o Instagram e nem o WhatsApp através do play store, diz que não são compatíveis a essa versão. Existe uma versão compatível com esses apps que eu citei a cima ? (Instagram e WhatsApp)
Bampu Lusambo Masta Rapper
desbloquear telefone xperia como faço
gustavehenri00
Alguem ai sabe se tem como tirar essa tela inicial com wigdget? Sony zq aç
Vitor Martins
instalei a rom 4.1
Bruno Rafael
Eu pulei direto do 4.0 ICS para o 4.2 JB e o botão reiniciar, não existe mais? Cara, fiquei puto, ao menos no meu Sony ZQ com o 4.2.2 não existe.
Thaisa Pimenta
Ficou uma verdadeira B O S T A no galaxy tab plus! Um lixooooo! E pior q nao da pra voltar a configuraçao antiga! Aonde ja se viu, subtituir uma atualizaçao por outra e nao poder voltar a antiga se quiser...nem na assistencia tecnica da Samsung num consegue fazer isso! Uma porcaria!
Pollyanna Coelho
Chegou no meu celular, mas ainda nao atualizei..
Itamar Moreira
atualizei o meu e deu tudo certo mais tipo intalei o play store so q quando vai abrir a tela fica td preta,e nao abre oque pode ser?
mr.ricomartins
No meu funciona, faça um reset pelo recovery, assim que eu fiz voltou a funcionar, e não perdi google play mo nem nada só instalar o lock patcher pois nem o mod dele sai, instala só pra ele continuar agindo.
Luiz Ervilha
Olá o relógio do meu nexus 4 nunca fica certo tenho que ajusta-lo toda hora pq atrasa sozinho. O que seria isso? só falta isso pra ele ser perfeito.
Denilson Rocha
Fiquei esperando pela companhia inteligente do Google Now mas, ao que parece, ele pensa que estou em estado de coma... rsrs. Nada além do card de previsão do tempo, durante semanas. Fiz o login, autorizei o histórico, tudo como manda o figurino e nada! Agora, pra piorar, deslizei o card do tempo para fora e ele não volta mais. Por mais que eu vá nas configurações e marque pra ele aparecer sempre, nem ele volta. Nenhum card para mim... :/
Renato Satriani
Galera , sabe se vai atualizar para a versao 4.2 o cel da samsung S3 pois nao sei mas tem boatos q sera depois do lancamento do s4 como alguns sites revelam entao vcs confirmam ??? Obrigado pela ajuda !! abços
mateuslago
hahaha, acabei de descobrir, é só segurar o "cabeçalho" da agenda até aparecer a opção remover.
mateuslago
Esses widgets que podemos adicionar no lockscreen que o Paulo Higa postou, como faz para tirar? Eu adicionei a agenda, mas agora quero tirar e não descobri como, alguém sabe?
YanGM
Movimento de pinça na tela.
Maurício Rodrigues
O sistema esta muito elegante, pena que meu SII certamente não ira recebe-lo terei que me conformar com o 4.1 oficial é claro.
Marcio Wanderley
Parece bacana mesmo, mas eu preferi o Windows Phone ao Androide.
Diego Piovesan
Não entendi, é só para o Nexus? Ou virá para o S III tb?
Rodrigo Alves de Brito
Mai alguém aí está com a impressão de que o sistema ficou mais lento com a atualização 4.2.1? Mudar entre paisagem e retrato é um pesadelo, seja em que aplicativo for. E fica muito pior quando a câmera está sendo usada. De forma geral, posso dizer que o meu Nexus parece estar cheio de lags, mais lento. Aquela fluidez legal da versão 4.1.2 parece ter sumido. E a bateria também parece estar bem pior. Se mais alguém estiver passando pela mesma coisa, é só responder!
Rodrigo Alves de Brito
Também queria poder dizer que estou adorando, mas comigo aconteceu o contrário. Toda aquela fluidez bacana do 4.1.X sumiu! Trocar entre os modos retrato e paisagem (e vice-versa) está horrível, demora demais. E não era assim. Não sei, mas parece até que esqueceram de colocar o Project Butter em ação nessa atualização. De forma geral, eu ando percebendo muitos lags no sistema como um todo, coisa que não existia. E a bateria, que apesar de nunca ter sido lá essas coisas, está pior depois da atualização. O meu era um Galaxy X preso pela Samsung, mas que eu libertei pelo GNex Toolkit e instalei a versão yakju internacional.
Carlos Eduardo
Eu tenho um SGSII e sempre estou atualizado.
Sauron
O meu Nexus 7 acaba de receber a atualização 4.2.1 Download de pouco mais de 1 mega, provavelmente só bugfixes...
Rafa Jaques
Eu curti! Achei as funcionalidades bem boas, embora o painel de configurações rápidas pudesse ser um pouquinho melhor (apenas ativando/desativando). Valeu a dica do deslizar com dois dedos! Já estou usando! o/
Tiago Manoel Flexa
E eu aqui, com minha CM 10 :/
Elton Alves Do Nascimento
Não recebeu pelo kies no Brasil, mas já vazou uma versão que é a oficial da Samsung e parece ser a versão final e estável, pois estou usando e não achei um único bug ainda. É a 4.1.2, apenas uma anterior a essa 4.2 aí, e até onde eu lembro a ROM da Samsung sempre teve cronômetro, desde a 2.3
Sauron
O big #FAIL fica pra vc, que recebeu o aviso de que baixar pelo 3G pode implicar em taxas e que o recomendável é usar uma rede wifi. Ignorou, seguiu em frente e agora a culpa é do Google?
Sauron
Alguém reparou que agora se o aparelho estiver configurado com bloqueio de tela, se conectar via USB no computador, não aparece o conteúdo do sdcard, até ter desbloqueado a tela?
Sauron
O Android já tinha o widget antes do concorrente de peso...
Luandersonn
Vale lembrar que todos os aparelhos lançados com WP8 tem garantia de atualização de no mínimo 18 meses, se o seu for Nokia, ele será mais atualizado ainda.
Everton Strack
Depois de alguns dias de uso, tem 2 coisas que realmente estão me irritando: - A principal: Quando troco de portrait para landscape na câmera ela da um lag absurdo girando toda a câmera ao invés de girar só os ícones como era no 4.1.2. Obs: Quem estiver com esse problema, e também não estiver gostando, marca estrelinha nesse tópico: http://code.google.com/p/android/issues/detail?id=39595 - A outra: Quando clico no botão multitarefa, alguma vezes a tela fica preta e depois aparece os apps abertos. Isso nunca aconteceu na 4.1.2
Kantaro
Como assim, o Project Butter que foi feito para o sistema ser mais leve é mais pesado?? Volta aqui lógica.
Kantaro
cof cof Touchwiz...
Ramon Melo
E o que que a Google tem a ver com o seu 3G? Você atualizou no 3G porque quis, ué.
Ramon Melo
Nem tinha como rodar, a especificação mínima do ICS é 1GHz Cortex-A9, 512MB RAM e 512MB ROM, que o Galaxy Y não atende. O JB é ainda mais pesado, por causa do Project Butter, e especialmente pesado para a GPU por causa dos efeitos gráficos. Você pode migrar para o Windows Phone e o iOS, mas não custa lembrar que a Microsoft abandonou todos os single-cores esse ano e a Apple só atualiza o número da versão do iOS, porque o iPhone 3GS e o iPhone 4 não veem recursos novos há tempos (e quando vem, é downgrade, tipo o novo aplicativo de mapas).
Everton Strack
Cara, já reiniciou ele depois da atualização? O meu estava assim, mas depois de desligar e ligar novamente está rodando lisinho!
Renan Esposte
Ok, deixa eu tentar entender. O "FAIL" é do Google porque você baixou uma atualização de 80MB usando seu 3G?! Kiko says: Não deu.
TatoGomes
Easter egg detected... =D
Guilherme de Castro
Meu S2 Lite também tem os dois, porém são mais feios. Mas funcionam... hehehe
Ezequiel Gervasio Gouveia
Eu gostei dessa versão Atualização é sempre bem vinda,mesmo q seja poucos recursos...
Eduardo Araujo
O meu Galaxy Nexus recebeu atualização. Mas fica um #FAIL pro google que gastou 80MB do meu 3G para atualizar o sistema. (Pude comprovar isso analisando o consumo de dados de 3G) De qualquer forma, achei bem legais os recursos novos. Parabéns pelo review Paulo Higa.
drbrahm
Finalmente o meu Galaxy S3 recebe a atualização para a 4.1 do Jelly Bean (303 MB baixados). Vamos resetar os contadores para ver quanto tempo vai demorar para vir a 4.2
Leandrinho De Souza
O mais ruim é que não teremos o 4.1 no galaxy y...uma pena...essas fragmentações android estão me tentando a migrar ou para Windows phone, ou para iOS
rafacabrerars
Desenvolvedor / depuração USB .... Vai em "sobre o telefone" e clica 4 vezes na opção "número da versão" apos isso habilitará o acesso
rafacabrerars
A atualização para yakju demora um pouco mais.... Uns cinco dias a mais q para takju
rafacabrerars
A atualização para yakju demora um pouco mais.... Uns cinco dias a mais q para takju Desenvolvedor / depuração USB .... Vai em "sobre o telefone" e clica 4 vezes na opção "número da versão" apos isso habilitará o acesso. Só eu não achei o zoom da câmera????
TatoGomes
Só confirmando, são 8 atalhos mesmo. Acabei de olhar no meu Tab.
Rafael Machado de Souza
sempre. tem ate Firmware de Windows Phone melhor que o 7.5
Othon Novaes
Pensei nisso também...
Othon Novaes
Na verdade, até meu guerreiro Galaxy 5 com CM7 tem essas opções para a tela de bloqueio. Acho que não chega a oito atalhos possíveis, mas sei que pelo menos à câmera eu tenho acesso rápido.
TatoGomes
CM10 é melhor que AOSP... Obvio.
Cristina Nascimento
Qndo q chega no gx portado pra nexus? não sei o nome da versão direito, yakju, eu axo, dizem q é a oficial e att automaticamente.
Anderson R. Batista
Depois que atualizei para 4.2 meu aplicativo do twitter(app oficial), aparece uma mensagem de erro, dizendo que não consegue conectar, pra tentar mais tarde, já desinstalei e instalei-o navamente e continua a mesma coisa, alguém pode me ajudar a arrumar? detalhe no Gnex agora takju tem dado uns bugs, travando, e não estou usando o launcher favorito *Apex.
Anderson R. Batista
Não encontro a função Desenvolvedor/Depuração USB, onde foi para isso???
mlhz
não recebi a atualização ainda. mas melhorando é o que importa. Agora é interessante notar que o android a cada versão fica mais fluido e rápido (mesmo em aparelhos mais simples), já o IOS fica cada vez mais pesado e lento.
Caio César
Meu Galaxy W com Android 2.3 sempre teve cronômetro e temporizador.
Deywid Dutra
Putz! Retiraram o atalho pra girar a tela... E, me explica quem entendeu: ter opção de colocar email e agenda na tela, não é uma forma de baixar a segurança?
Gabriel
Ótimo, agora só resta torcer para a LG trazer o Nexus 4 para cá.
YanGM
Eu lembro de ter visto no meu Cliq XT com CM7, mas tenho vagas lembranças da época que rodava 2.1 do ADLX Mod, então não confirmo nada.
Rafael Marcon
Incrível como o Android tá mais bonito de umas versões pra cá. Coisas fáceis como trocar um fundo preto chapado por um degradê com azul, ou mesmo por um cinza chapado, fazem muita diferença no "acabamento" do sistema. Esse OS do Google tá cada vez melhor, realmente
Felipe Lima
provavelmente eh coisa dos devs CM
William Hanso
ótimo artigo!
Alexandre Cinci
Vou esperar chegar na versao Acaju. >< Li que chega horas ou 1 ou 2 dias depois.
qgustavor
Finalmente o cronômetro! Certa vez tive que fazer um na hora por que eu, na época novo em Android, não sabia que não tinha e não tinha baixado um, rapidamente entrei no Chrome, data:text/html, uns "new Time()" aqui e ali e um cronômetro de emergência prontinho.
Flavio Rubechini
Será que só eu senti falta dos efeitos que tinha nos vídeos? Tipo ficar com olhos grandes, boca grande, cabeça pequena. Era bem divertido e agora ficou de fora. Mas no resto concordo é praticamente igual a 4.1
Gilson Santos Ngo
Testei a atualização da Cyanogen para S II, até legal, só não associa a conta do google, o play store, a conta samsung, acessa o kies... consequência é não consigo recuperar o backup e realizei downgrade.
Diogo Hayakawa
Pessoal, antes de reclamar do algorítimo, vamos aprender um pouco a tirar a foto. A ideia é deixar o celular girar nos seus eixos x e y, que tem como origem a lente. Não adianta sair tirando do jeito que quiser, girando o corpo e mexendo o celular. E claro, quanto mais próximo pior é o resultado se não fixar o celular. Quem já usou o Photosynth sabe, eles mostram em um tutorial. Agora em relação ao 4.2, eu já tenho no meu Galaxy Nexus e estou adorando. O novo app de relógio é ótimo, muito mais prático. Já usava o teclado "swype" no 4.1, e já me acostumei. Muito prático quando posso usar uma mão só. É um pouco difícil de mexer na tela de bloqueio no início, mas logo se acostuma. Faltam widgets, espero que seja mesmo possível adicionar outros. A câmera está mais fácil de mexer, mas não tem HDR e a rotação de tela irrita. Também tiraram os efeitos da gravação de video. Ninguém usava mais era legal :(
Kessler
Acho que no AOSP veio com o ICS, mas não tenho certeza.
YanGM
Pensando bem, o controle de música da tela de bloqueio já era um widget. E veio antes da 2.3 se não me engano.
YanGM
Eu gostei desse detalhe pra caramba, graças a ele não preciso mais ir até a home para dar um force close no app atual.
YanGM
Depois do tempo que demoraram pra liberar o multi user eu não duvido.
Everton Strack
Instalei o Android 4.2 ontem e gostei bastante. Concordo plenamente que o algoritmo do Photo Sphere precisa ser melhorado, mas não sei se foi impressão, ou quanto mais centralizada conseguir deixar a "mira" da foto, menos "bugs" na hora da renderização ocorrem. Talvez seja impressão, mas acho que é assim o funcionamento. Mas isso não tira o fato de que precisa ser melhorado. É uma funcionalidade incrível, ainda mais por ser nativo do sistema, mas precisa melhorar. Quanto ao desempenho, eu notei uma melhora na fluidez e também algumas animações ficaram "melhores". Nada comparado a diferença do ICS para o JB, mas notei uma sutil diferença. Um detalhe sutil que eu gostei muito, é quando se está com um app aberto e se clica no botão da multitarefa, agora tem uma animação da janela do app minimizando e aparecendo a lista. É um detalhe pequeno, mas que me agradou. No geral, muito bem vinda a atualização. E concordo contigo Paulo, o Google Now é DEMAIS! (e nem precisa falar para ser útil)
TatoGomes
Ahhh, e mais uma coisa: Não sei se isso é uma coisa que só tem na CM10, mas no meu Jelly Bean, na tela de desbloqueio, tem como colocar o nível da bateria, eventos da agenda e o clima. Além disso, dá pra customizar os atalhos da lock, chegando até 8 possíveis, salvo engano.
Kessler
Ahã, sei, levaram 2 anos desenvolvendo o complexíssimo sistema de widgets na tela de bloqueio.
TatoGomes
Eu já tenho a câmera, a galeria e o teclado do 4.2 no meu 4.1.2 do meu Galaxy Tab! São muito bons! Só o photo sphere que não funciona por causa da falta de algum sensor... Um grande salve pros devs Android!
YanGM
E o 4x MSAA? Como vai?
YanGM
Você acha que eles levaram quanto tempo para desenvolver essa funcionalidade - concorrente de peso e Google? Ou você acha que ambos desenvolvem funcionalidades da noite para o dia?
TaylerPadilha
Aew, já posso desinstalar o aplicativo cronômetro/timer que tenho aqui! \o/ Opa, não... Galaxy SII não recebeu nem o JB4.1, quem dirá esse. ^.^
@aleh
Paulo, volte para a Netflix hoje!
trovalds
Widgets na tela de bloqueio... isso me lembra um certo concorrente de peso. E depois ninguém copia idéias...