A Microsoft parece ter feito algumas modificações na ativação do Windows para conter a pirataria, mas a tentativa não deu muito certo: antes mesmo do lançamento do Windows 8, piratas haviam descoberto uma gambiarra para usar o sistema livremente. Agora, uma nova falha permite que qualquer pessoa instale um Windows 8 “original” sem pagar nada.

Microsoft distribui Windows 8 de graça e a Black Friday ainda nem chegou

A brecha está numa promoção da própria Microsoft: até o dia 31 de janeiro de 2013, quem comprou o Windows 8 pode instalar gratuitamente o Windows Media Center, um aplicativo que grava programas de TV e reproduz arquivos multimídia. Para participar da promoção, basta entrar nesta página e solicitar um serial, que deverá ser inserido no Windows 8 para ativar o programa. Só que essa chave também serve para ativar Windows 8 piratas.

A página da promoção solicita apenas o email do usuário e, após algumas horas, a Microsoft envia um serial para ativar o Windows Media Center. Durante a instalação do aplicativo, o Windows 8 não verifica se o usuário está usando uma licença válida. Após instalar o Windows Media Center, o serial pirata do Windows 8 é substituído por um original. Oops.

Até então, o método para validar o Windows 8 consistia em utilizar um servidor de ativação pirata, que aceitasse qualquer serial como original. Essa gambiarra tinha um pequeno problema: como o Windows 8 verifica a situação da licença a cada 180 dias, o sistema começaria a exibir alertas antipirataria periodicamente se o usuário não lembrasse de validar a licença novamente. Como a chave distribuída pela promoção da Microsoft é original e única, agora o sistema pode ser ativado permanentemente.

O pessoal do The Verge executou o procedimento em uma máquina de testes e conseguiu ativar o Windows 8. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto e não revelou se vai resolver a brecha, mas é muito provável que sim. De qualquer forma, com preços bem mais atrativos que as edições anteriores, não há muito motivo para piratear o Windows 8.

Com informações: Neowin, Reddit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados