Facebook propõe nova mudança da governança do site: veja o que ela diz e como afeta os usuários

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

De tempos em tempos o Facebook altera os documentos que governam o site para ficar mais condizente com os atuais produtos da empresa. Em julho uma dessas mudanças aconteceu. E na tarde dessa quarta-feira, uma nova proposta de mudança foi publicada. Dentre os itens alterados, estão potenciais novos serviços da rede social, o relaxamento das regras de email, novas políticas de uso de dados e a possibilidade de diminuir a voz dos usuários quando os documentos forem alterados na próxima vez.

Eventos ao vivo e novos filtros de mensagens

Uma das alterações na política de uso de dados inclui potenciais serviços que o Facebook vai lançar, dentre eles eventos com transmissão ao vivo. E embora a rede social nunca tenha feito esse tipo de coisa, várias empresas já tenham usado aplicativos na plataforma para transmitir acontecimentos em tempo real. Mais abaixo detalho sobre quem deverá inaugurar o sistema.

Já no sistema de bate-papo e mensagens, o Facebook mudou e deve incluir filtros para gerenciar quem pode enviar mensagens e outras ferramentas. Isso vai ser particularmente bom para quem sempre esquece de conferir a caixa de entrada “outros” onde ficam as mensagens enviadas por usuários do Facebook que não estão na lista de amigos.

Além disso, listados também estão , mudanças na maneira como o Facebook se refere aos seus produtos, inclusão de lembretes dos posts que estão públicos e dicas de como gerenciar os dados expostos na timeline.

A meu ver o Facebook dessa vez está finalmente ensinando a pescar no lugar de apenas dar o peixe e esperar que o usuário saiba o que fazer com ele.

Um rosto mais público para políticas de privacidade

Erin Egan: trabalho pesado pela frente.

Uma novidade nos termos de governança é uma maior exposição do cargo de “Chief Privacy Officer”, ou diretor de privacidade, que é ocupado atualmente por Erin Egan. Erin vai ser o rosto de uma campanha do Facebook chamada “Pergunte ao Diretor de Privacidade”: em uma série de eventos ao vivo, a diretora vai responder perguntas enviadas pelos usuários e que envolvem privacidade.

A ideia é fazer disso um “engajamento e feedback que seja mais significativo”. Não há uma periodicidade definida para o início desse evento específico, mas segundo o post avisando das mudanças, isso deverá acontecer “dentro das próximas semanas”.

Votar nas mudanças não vai ser tão importante assim

Enquanto por um lado o Facebook está dando mais abertura ao feedback dos usuários com o “Pergunte ao Diretor de Privacidade”, por outro está desativando o sistema de votação em mudanças nas políticas. Esse sistema dizia que, caso uma proposta de mudança receba pelo menos 7000 comentários, ele ativava uma votação. E se a votação tivesse participação de pelo menos 30% dos membros do Facebook, o resultado dela seria acatado pela rede social.

Mas segundo Erin Egan, o sistema anterior “incentivava quantidade no lugar da qualidade” e isso não era ideal. Com a nova proposta, A rede social garante que vai continuar informando ao seus membros de “mudanças significativas” das políticas de privacidade, uso de dados e outros documentos de governança, mas o sistema de votos vai ser sumariamente aposentado assim que as novas regras passarem a valer.

Perfis do Instagram e Facebook: unificados?

Uma especulação levantada pela Reuters é que, com a nova política de uso de dados, o Facebook vai poder unificar os perfis da rede social com os perfis do Instagram. Isso não é uma certeza de que vai acontecer, mas caso o Facebook decida a política vai permitir. E vendo como as empresas web estão unificando o máximo de perfis de usuários nos seus produtos ultimamente, não ficaria surpreso se isso realmente acontecesse.

Aos que quiserem se aprofundar nas propostas de mudanças, os documentos completos estão disponíveis em inglês ou em português. O período de recebimento de comentários é do dia 21 até o dia 28 desse mês.

Com informações: Engadget, Physorg, PCWorld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados