Início » Legislação » Garotinha de 9 anos vira alvo da patrulha antipirataria

Garotinha de 9 anos vira alvo da patrulha antipirataria

Órgão confiscou notebook do Ursinho Pooh supostamente utilizado para download

Avatar Por

No começo do ano o departamento de combate à pirataria da Finlândia (CIAPC) identificou e multou em 600 euros um internauta que foi flagrado realizando um download ilegal. Diante de sua recusa em desembolsar a quantia, teve sua casa invadida e computador apreendido para ser usado como prova de que a máquina era utilizada em compartilhamentos não-autorizados.

E tudo isso já seria estressante o suficiente se não fosse um detalhe: a “criminosa” em questão é uma garotinha de 9 anos, que agora ficou sem seu computador do Ursinho Pooh.

O caso começou em 2011, quando a criança tentou baixar um disco de um artista local chamado Chisu. De acordo com o pai, o download não funcionou e o disco físico foi comprado logo em seguida. Os problemas começaram este ano, quando a CIAPC começou a tomar medidas judiciais para ter uma “compensação” por causa do crime.

Notebook do Pooh (imagem: reprodução)

Notebook do Pooh

A primeira medida foi enviar uma multa de 600 euros, que o pai da criança se recusou a pagar. Então, municiados de um mandado, invadiram em 20 de novembro a casa da família e confiscaram o laptop do Ursinho Pooh que teria sido usado para fazer o download.

“A sensação que tenho é que a máfia está batendo a minha porta me exigindo dinheiro (…) Se adultos não sabem usar a internet direito, como esperar o mesmo de uma criança de 9 anos? Isso é um absurdo. Eu posso ver os artistas tomando posições a respeito disso, mas essas questões pedem por educação e informação, e não por processos judiciais”, disse o indignado pai ao site Torrent Freak.

O caso é que nem Chisu, o artista envolvido na polêmica, concorda com a situação. Em uma declaração oficial, disse que “espera que esse assunto seja resolvido logo” enquanto pede desculpas para sua pequena fã que está no centro do processo. Em seguida, postou um link para o Spotfy em que suas músicas podem ser ouvidas de graça.

O lado bom do assunto é notar que os órgãos de combate à pirataria têm se esforçado para conquistar a simpatia e o amor do público.

Com informações: IBI TimesTorrent Freak

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raul Liota da Rosa
Se o autor do disco não acha errado, então deve ser considerado crime, acaba ai o processo.
Leandro Maranghetti Lourenço
Fatos: Ao contrário do que o pai pensa, ele é responsável pela filha e, o fato dela ser menor, não exime o fato dele ser responsável por ela, pelo que ela faz, etc... Porém, a notícia está mostrando um lado muito inocente e incorreto sobre o porquê do pai ser processado. O fato de uma pessoa baixar um arquivo pirata, não é tão grave assim. Porém, o que a garotinha fez, foi deixar o arquivo disponível via torrent para que outros continuassem a baixar. Os Torrents são uma via de mão dupla. Num primeiro momento você é cúmplice do crime, no segundo momento, você é o autor do crime. Ai está o problema.
Tales Cembraneli Dantas
Cara, eu discordo, roubo pra mim é quando vc "tira" algo de alguem, não é o caso, a musica continua lá, isto gera muita discussão pois o virtual pode ser replicado sem custo nenhum... quando vc compra um CD vc tem a impressão de estar pagando por um objeto fisico, portanto é diferente copiar uma musica da internet e roubar um CD de uma loja
ricardo
O despreparo para lidar com a Internet por parte das autoridades pode ter duas consequências: a primeira é a completa negligência, quando nada é feito a respeito, e a segunda são atitudes descabidas como essa. Levará um tempo e muitas injustiças serão cometidas até que o mundo aprenda o que deve e o que não deve ser considerado crime online.
Paulo Cerqueira
É porque, se apropriar gratuitamente de algo que você deveria ter pago, é roubo e em alguns países tratam da mesma maneira sendo o produto virtual ou físico. No Brasil a cultura diz que roubo é só quando o favelado invade a sua casa ou quando o político embolsa mais de 2 milhões em uma única manobra. Fora isso, é melhor assistir novela.
Felipe Lima
o que adianta morar na Finlândia e ter conexão ULTRA RÁPIDO e não poder baixar nenhum "disco alternativo"...
stack
Ops! Corrige aí: É Spotify.
Yago G. Oliveira
Meu amigo, quando tem dinheiro envolvido, tenha certeza, isso pode acontecer sim.
Thiago Roberto
Ainda bem que moro no Brasil, isso nunca a de acontecer por aqui...