Usuários do iTunes para Windows que também possuíam o antivírus AVG instalado em suas maquinas tiveram uma infeliz surpresa ao tentar executar o gerenciador e reprodutor de mídia da Apple após a ultima atualização da banco de dados de pragas da empresa de mesmo nome AVG.

iTunes vs. AVG

Logo após a atualização do antivírus, o software de segurança passou a identificar uma das DLLs do media player como contendo o trojan “SmallBOG”, e enviando os arquivos diretamente para a quarentena, o que impossibilitava a execução do programa. Usuários se vendo impedidos de acessarem suas musicas e vídeos, começaram a postar seu problema nos fóruns das duas empresas.

Após a confirmação do erro, a AVG publicou um comunicado afirmando que a detecção se tratava de um falso-positivo e informando sobre uma nova atualização no banco de dados de ameaças corrigindo tal problema (definition file 270.13.29/2260), o que apesar da rápida correção, não soluciona o problema daqueles que já tiveram sua biblioteca de mídia corrompida.

A solução para os usuários que tiveram seu iTunes inutilizado é a restauração manual das DLLs do aplicativo, que deve ser feita na sessão de quarentena (Vírus Vault) do software de proteção. Entretanto para garantir real segurança e evitar problemas, é aconselhada a mudança para um antivírus mais eficiente (e que não mate gatinhos), como por exemplo, o Avira Antivir, também gratuito e mais leve que o AVG. [Apple Insider]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados