Início » Aplicativos e Software » Mozilla divulga imagens preliminares do Firefox 4

Mozilla divulga imagens preliminares do Firefox 4

Por
10 anos atrás

A equipe de desenvolvimento do Firefox não para. Na semana passada foram publicadas as primeiras imagens, ainda consideradas rascunhos, do que poderia vir a ser a próxima versão do navegador. Uma das novidades era o uso extensivo de Aero Glass no ambiente Windows (desde que o computador suporte).

Hoje vieram a público novas imagens, dessa vez do Firefox 4.0, que podem ser conferidas abaixo. A fundação Mozilla parece ainda não ter se decidido entre abas abaixo da barra de endereços (como é atualmente) ou acima da barra de endereços (conforme é no Google Chrome).

Firefox 4 com abas na parte inferior da barra de endereços. (Reprodução)

Firefox 4 com abas na parte inferior da barra de endereços. (Reprodução)

Firefox 4 com abas na parte superior. (Reprodução)

Firefox 4 com abas na parte superior. (Reprodução)

Alguns dos pontos negativos da mudança de interface apontados pela própria Mozilla são a quebra na familiaridade, uma vez que usuários já estão acostumados com o que é usado atualmente, e o título da página ficar num espaço muito pequeno, caso a fundação opte pelas abas acima da barra de endereços.

Um botão de ação foi adicionado ao canto direito da barra de endereços. Dependendo do ícone que estiver sendo exibido, ele poderá ser usado para recarregar a página, cancelar o carregamento da página e também como equivalente a “Ir”, levando o usuário para o endereço digitado. Ao pousar o mouse sobre o botão, as cores verde (ir), azul (recarregar) e vermelho (parar carregamento) ajudarão a reconhecer as funções.

Além disso, uma linha esverdeada será responsável por indicar, na parte inferior da barra de endereços, o progresso do carregamento da página. Uma vez que a página seja completamente carregada, a linha em questão desaparecerá.

Barra de endereço com botão multifunção e linha indicadora de carregamento. (Reprodução)

Barra de endereço com botão multifunção e linha indicadora de carregamento. Clique para ampliar. (Reprodução)

O rascunho da interface do Firefox não prevê a caixa de pesquisa que é tão comum no navegador. Se ela será incluída no futuro ou não, ainda é uma incógnita. Está em aberto a possibilidade de a busca poder ser feita na própria barra de endereços, conforme a segunda imagem indica. [Mashable]