Início » Antivírus e Segurança » Redes SMS são vulneráveis a ataques, dizem pesquisadores durante conferência

Redes SMS são vulneráveis a ataques, dizem pesquisadores durante conferência

Por
10 anos atrás

SMSDurante a conferência Black Hat, que ocorre em Las Vegas nessa semana, os pesquisadores Zane Lackey e Luis Miras exibirão uma técnica desenvolvida por eles para fraudar redes SMS (os famosos torpedos) e MMS (mensagens multimídia). A demonstração acontecerá utilizando um software desenvolvido para o iPhone e que permite vários tipos diferentes de ataque.

De acordo com os pesquisadores, que não estão autorizados a divulgar dados técnicos, o procedimento permite o envio de mensagens com configurações diretamente para o aparelho sem intervenção do usuário, o que normalmente é feito pelas operadoras para configurar os aparelhos em sua rede.

Apesar de o ataque funcionar somente em redes GSM (que curiosamente vêm se tornando o padrão por serem teoricamente mais seguras que o CDMA e outras tecnologias), o potencial da falha é grande já que o SMS é atualmente uma função padrão em todos os aparelhos e redes celulares, além de precisar de praticamente nenhuma interação com o usuário. Entretanto, ainda não se sabe exatamente o que pode ser feito com a utilização de tal brecha. [PC World]