Originalmente anunciado para o final de outubro, foi apenas hoje a Apple disponibilizou a mais nova versão do seu principal player e loja de conteúdo digital: o iTunes 11. O novo programa vem com diversas novidades, muitas delas ligadas ao iCloud, mas também tem uma interface redesenhada para a biblioteca de músicas e a loja. Será que de quebra também soluciona o grande problema de sobrecarregamento no Windows?

O download pode ser feito pela página do iTunes ou pelo Apple software Update, programa que atualiza todas as quinquilharias da empresa da maçã e de quebra ainda sugere a instalação do Safari. Para Windows, o programa tem cerca de 77 MB. No OS X esse tamanho é um pouco mais gordo: são 191 MB no total.

Além da interface modificada, o iTunes 11 também vai sincronizar pelo iCloud pontos de visualização de filmes e programas de TV. Dessa forma, ao parar um vídeo em um dispositivo iOS, o usuário pode retomá-lo do mesmo ponto quando for assistir o vídeo no computador ou em outros dispositivos iOS.

Tela inicial do iTunes 11: chegou | Clique para ampliar

O programa também ganhou um novo MiniPlayer, janela à parte do iTunes onde são exibidos controles de música, e uma busca melhorada. Ao que parece, pelo menos nas minhas primeiras impressões de uso, no Windows ele também ficou menos carregado e está consideravelmente mais rápido. Se ele vai se manter assim durante os próximos dias, não há como saber. Mas espero que sim.

Notas completa de mudança de versão

Apresentando o novo iTunes. Com um reprodutor tremendamente simplificado, uma Loja completamente redesenhada e recursos do iCloud que você vai amar – este é o melhor iTunes já lançado.

Completamente redesenhado. O iTunes torna mais divertido explorar e desfrutar de suas músicas, filmes e programas de TV. Você vai amar o belo design aprimorado, cores personalizadas para cada álbum, filme ou programa de TV da sua biblioteca e a possibilidade de obter recomendações pessoais a qualquer momento que clicar na Loja.

Uma nova loja. A iTunes Store foi completamente redesenhada e agora apresenta um visual limpo, que torna mais simples do que nunca ver o que está na moda e descobrir novos favoritos.

Reproduza as compras a partir do iCloud. Suas compras de músicas, filmes e programas de TV no iCloud agora aparecem dentro da sua biblioteca. Basta iniciar sessão com o seu ID Apple para vê-los. Clique duas vezes para reproduzi-los diretamente do iCloud e transfira uma cópia que pode sincronizar com um dispositivo ou reproduzir quando estiver off-line.

Seguintes. Agora é fácil ver que músicas tocarão em seguida, tudo a partir de um único lugar. Basta clicar no ícone Seguintes no painel central e elas aparecerão instantaneamente. Você pode até mesmo reordenar, adicionar ou pular músicas sempre que quiser.

Novo MiniPlayer. Agora você pode fazer muito mais com muito menos espaço. Além de mostrar o que está sendo reproduzido, o MiniPlayer agora inclui a capa do álbum e torna mais fácil buscar algo novo para reproduzir, tudo com um design menor e mais elegante.

Busca melhorada. Nunca foi tão fácil encontrar o que você está buscando no iTunes. Basta digitar no campo de pesquisa e você verá instantaneamente os resultados de toda a sua biblioteca. Selecione qualquer resultado e o iTunes te levará diretamente a ele.

Sincronização de reprodução. O iCloud agora lembra onde você está em um filme ou programa de TV. Sempre que você reproduzir o mesmo filme ou episódio no seu iPhone, iPad, iPod touch ou Apple TV, ele continuará exatamente de onde você parou.

Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis nesse artigo de suporte no site da Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João
Nunca gostei do iTunes, mas, essa versão ficou muito boa. :)
Thiago Leite
Uso o iTunes para Músicas/Podcast e o VLC para vídeos. Combinação perfeita!
Edison Luiz
Essa interface ficou linda demais. Muito mais limpa. E o Mini Player é simplesmente sensacional. Apple acertou a mão legal.
João Neto
Eu amei o novo visual! Só que, como não tenho nenhum gadget da Apple acho desnecessário em meu PC. Instalei ele só para ver as novidades, mas desinstalei em seguida.
Vinícius
O iTunes que não detecta mesmo
Cristiano Viana Alves
iTunes padrão no lugar do toca-tudo VLC? NO WAY, só tolero essa porcaria por causa do iPad.
YanGM
Opa, 4.1 foi a versão vazada, nesse caso seria 4.1.1 para 4.1.2.
YanGM
Ninguém acerta de primeira. As últimas versões do Android por exemplo, pouco tempo depois de serem lançadas coisas novas já vêm uma .1 que deixa o sistema doce (4.1 e 4.1.1, 4.2 e 4.2.1, por exemplo).
Edgar Meireles
Gostei da interface, porém não notei melhora (pra ser sincero, nenhuma) diferença no desempenho do app. Da interface, só não gostei dos botões Instalar e Remover… ficaram iguais, dificultando um pouco pra saber o que já está no iPhone e no iPad…
Witt
Ficou apagadaasso. Visualmente, achei pior do que antes - a o mini display sem respiro tá meio foda. Não notei diferença no desempenho, mas vi por aí que ficou muito mais leve. Sobre o redesenho das telas, eu curti. Ficou mais fácil pra navegar pelas músicas, mas o gerenciador de aplicativos piorou. O botão instalar/remover apps ficou idêntico, aí dificulta pro cara saber o que já tá no celular e o que não tá. Mas talvez são pontos que podem ser resolvidos nas atualizações. Espero.
Amanda Clarck
Espero que melhore o sobrecarregamento no Windows pois, pra mim, a única coisa que impedia o iTunes de ser o reprodutor padrão era isso. Também gostaria de saber se acontece só comigo ou é algo do iTunes. O WPM detecta automaticamente quando você o executa novas músicas e o iTunes você tem que fazer isso manualmente, procurar a música/pasta, às vezes renomear a música no próprio iTunes... É normal?
Saint-Clair Stockler
Adorei! Ficou muito mais bonito e simplificado (o iTunes era um pesadelo).