Facebook libera upload automático de fotos para Android e iOS

Funcionalidade já estava disponível para alguns usuários.

Paulo Higa
Por

Em setembro, o Facebook começou a testar uma nova funcionalidade que envia automaticamente todas as fotos do celular para os servidores da rede social. O recurso é semelhante ao já existente no Google+ e Dropbox: assim que você tiver uma conexão disponível, o aplicativo do Facebook detectará as novas fotos e as enviará. Hoje o Facebook anunciou que está liberando a funcionalidade para todos os usuários.

Uma página na central de ajuda do Facebook explica como a Sincronização de Fotos funciona: “Quando você ativa sincronização de fotos, as fotos do seu celular são salvas em uma seção privada de suas fotos do Facebook”. Ou seja, as fotos serão enviadas, mas inicialmente seus amigos não poderão vê-las — pode continuar tirando fotos constrangedoras sem problemas.

O recurso pode funcionar como um backup automático — se você perder seu smartphone ou precisar restaurar as configurações de fábrica, todas as fotos (até o limite de 2 GB) estarão salvas no Facebook. Além disso, como as fotos já estarão armazenadas nos servidores do Facebook, fica fácil publicá-las imediatamente, sem precisar esperar a boa vontade da sua conexão.

De acordo com o Facebook, o aplicativo é suficientemente inteligente para não fazer você pagar fortunas com planos de dados: por padrão, apenas versões mais leves das fotos, com cerca de 100 KB, serão enviadas quando você estiver numa rede 3G; as fotos maiores serão enviadas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Além disso, as fotos não são sincronizadas quando a carga da bateria estiver baixa.

A novidade está sendo distribuída aos poucos para todos os proprietários de smartphones com Android e iOS. Não precisa checar por atualizações do aplicativo do Facebook — o recurso já está disponível no seu celular, só não está habilitado. Quando estiver, basta acessar sua linha do tempo, tocar em Fotos, depois em Sincronizar e seguir as instruções.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados