Início » Ciência » Pesquisadores descobrem que esquentar memória flash aumenta sua vida útil

Pesquisadores descobrem que esquentar memória flash aumenta sua vida útil

Avatar Por

Presente em todos os tipos de equipamentos, desde pendrives a smartphones, a memória flash ganhou espaço por ser um meio de armazenamento extremamente rápido em relação às soluções anteriores. Mas uma das desvantagens é a vida útil, já que depois de um número (normalmente pequeno) de reescritas, a memória perde drasticamente sua eficiência. Um grupo de pesquisadores parece ter encontrado a solução para isso: cozinhá-la.

A pesquisa foi feita pela empresa fabricante de memórias Macronix. Eles descobriram que aquecendo a memória flash de uma certa forma extremamente precisa e rápida, o tamanho da célula que armazena os dados diminui e isso, por consequência, faz a célula ter menos carga residual - quanto maior a carga, menor a vida útil. A imagem a seguir, criação do ArsTechnica, ilustra um pouco disso.

Com o aperfeiçoamento da técnica, segundo a Macronix, uma célula de memória flash pode durar até 100 milhões de ciclos. Atualmente, sem usar essa técnica, as mesmas células duram apenas mil ciclos antes de serem consideradas "ruins".

No texto divulgando detalhes da descoberta, os pesquisadores da Macronix dizem que não sabem ainda quando será possível implementar essa técnica de aquecimento nos aparelhos que usam memória flash. E também não sabem se haverá alguma impacto na forma dos aparelhos, mas dizem que a vida de bateria não deve ser muito afetada já que o tempo de aquecimento da memória é muito pequeno e não precisa acontecer várias vezes.

Vale lembrar que nesse texto simplifiquei bastante o processo, mas o ArsTechnica descreve muito bem os detalhes que omiti.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Augusto
Se a pesquisa realmente "vingar", a Motorola/Google tá feita então!
Tiago Gabriel
Alguns chipsets são concertados colocando em cima deles uma lâmpada incandescente de 100W por um certo tempo, 1 hora mais ou menos.
aopenna
Bem, a empresa de fabricante de chips sabia (a própria Macronix) e a patente ja esta em andamento. A Apple não fabrica chips, só usa eles, como muitas outras, e não é muito inteligente gastar dim dim em pesquisar algo que não é foco do seu negócio ;)
aopenna
Desculpe amigo, mas vamos fazer alguns esclarecimentos:
O aquecimento é no nível de grups de bits individuais, não do chip completo. E dura menos de um milésimo de segundo.
Essa pesquisa estava sendo feita pela Macronix (a maior fabricante de memorias Flash do mundo) a alguns anos. E vai demorar mais alguns anos mais para virar realidade pois devido ao grande tamanho interno comparado à flash convencional a tecnologia ainda não é economicamente viável.
Abraços
Guilherme H. Santos
duvido que o calor do processador, q dificilmente chega aos 70 graus seria o suficiente para esquentar essas memorias. u.u
Hiram Pascoal
Creio que nenhuma empresa eletrônica sabia deste resultado, pois se soubessem já teriam patenteado (principalmente a patenteadeira Apple :] )
YanGM
Quench consegue bater fácil 17ºC dentro de um freezer fazendo tethering... imagina esse bicho em um dia quente, derrete.
YanGM
Galaxy Nexus nas áreas de sombra da TIM fazendo tethering... Chuck Norris disse que sentiu cócegas na mão até!
mlhz
e sempre achamos que tinha que esfriar hein...agora teremos aquecedores dentro dos dispositivos...hehe
Bruno Correia
Não acredito que realocar as memórias para o lado do processador ajudaria em algo. Uma vez que, como dito no post, o aquecimento deve ser feito de forma "extremamente precisa e rápida". Acredito que esse aquecimento seria feito durante a fabricação da memória.
Fer
iPad? Isso porque tu não viu o HTC One X... Deixe ele carregando, com a tela ligada, no calor... Fica de queimar a mão, sério!
Fer
Na geladeira é embaçado né cara? Eu coloco num banquinha em frente ao ventilador! XP
Fer
EXATAMENTE o que ia comentar! XP

E... Além disso, trás a vantagem de diminuir a latência, olha que maravilha... XP
viniciusghietti
Vixii entao meu LG Optimus Me plagiou a Apple, pq dah pra frita um ovo nele, esses dias tive que colocar na geladeira pra esfriar um pouco #istoésério
Gustavo Avelar
A Apple já sabia disso a tempos, porque você acham quo o novo iPad esquenta tanto? ahusuhauhsuasuhuasuhauhsuhaushau
Vinícius Costa
AMD curtiu isso (Y)
Alexandre Cinci
né!
Rezembrim
Agora sim, realocar os chips de memória pra ficar do ladinho dos processadores (y)