Todo mundo que passa o dia todo sentado na frente de um computador já teve algum probleminha com L.E.R., ou coisa parecida. A sigla L.E.R. significa Lesão por Esforço Repetitivo. Sabe aquele negócio de ficar mexendo o mouse pra lá e pra cá o dia todo? Então, faz um bem danado pro seu pulso! E pro meu também.

Faz dois anos que eu uso uma tala no pulso direito, afim de diminuir um pouco as dores que tenho por conta do meu vício digital. No começo do ano passado, eu ainda comprei um mouse pad daqueles com gel, que mantém o pulso na altura da mão. Depois disso eu raramente usava a tal da tala, até encarar o Mac OS X.

É incrível como a aceleração do mouse neste sistema consegue ser tão ruim! Os mouses da Apple tem fama de serem péssimos. Geralmente porque eles abusam no design, o que acaba prejudicando a ergonomia. Quem não se lembra daquele mouse redondo, que até hoje é motivo de piada?

Hoje vejo que o problema não é só no mouse, mas sim na forma com que o sistema interpreta o sinal. O meu mouse da Microsoft é o melhor mouse que já usei. Tanto nos Windows XP e Vista, quanto no Ubuntu, Fedora, Kurumin e Kalango. É isso aí. Pode excluir essa idéia de que o problema se dá pelo cruzamento de marcas (Microsoft em um Apple). No Linux funciona muito bem, obrigado.

Resultado, estou usando o mouse sem mouse pad. Aquele anti-L.E.R. que eu falei que comprei, foi aposentado. Nele o ponteiro se perdia de vez! E olha que ele é inteiro preto e revestido com uma malha anti-reflexiva.

Ainda não ficou tão preciso quanto era no Windows, mas só o fato de que o Mac Mini não faz um ruidozinho sequer, já compensa (demais!) o incômodo.

Por falar em Mac, já encomendei meu Mac OS X Leopard pela promoção dos 19 reais. Tomara que nele, esta parte tenha sido melhorada. Ou será que sou o único no mundo que reclama disso?

Update 05.01.2007: Por indicação do amigo Nando (que usa o mesmo Mac Mini + teclado e mouse Microsoft), baixei e instalei um driver original da Microsoft para Mac OS X. Agora ficou melhor, quase tão bom quanto no Windows.

Depois de instalar o pacote e reiniciar o computador, um novo item aparece nas Preferências do Sistema. Através deste, você pode regular a velocidade do mouse e do scroll. É possível também personalizar as ações de cada botão de forma universal, ou individualmente para cada aplicativo.

O meu mouse só tem 3 botões, mas agora, graças a esta funcionalidade, toda vez que eu clico com o botão do meio (scroll) o Exposé é ativado. Extremamente prático!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados