Início » Computador » Eu, minha L.E.R. e o mouse no Mac OS X

Eu, minha L.E.R. e o mouse no Mac OS X

Thiago Mobilon Por

Todo mundo que passa o dia todo sentado na frente de um computador já teve algum probleminha com L.E.R., ou coisa parecida. A sigla L.E.R. significa Lesão por Esforço Repetitivo. Sabe aquele negócio de ficar mexendo o mouse pra lá e pra cá o dia todo? Então, faz um bem danado pro seu pulso! E pro meu também.

Faz dois anos que eu uso uma tala no pulso direito, afim de diminuir um pouco as dores que tenho por conta do meu vício digital. No começo do ano passado, eu ainda comprei um mouse pad daqueles com gel, que mantém o pulso na altura da mão. Depois disso eu raramente usava a tal da tala, até encarar o Mac OS X.

É incrível como a aceleração do mouse neste sistema consegue ser tão ruim! Os mouses da Apple tem fama de serem péssimos. Geralmente porque eles abusam no design, o que acaba prejudicando a ergonomia. Quem não se lembra daquele mouse redondo, que até hoje é motivo de piada?

Hoje vejo que o problema não é só no mouse, mas sim na forma com que o sistema interpreta o sinal. O meu mouse da Microsoft é o melhor mouse que já usei. Tanto nos Windows XP e Vista, quanto no Ubuntu, Fedora, Kurumin e Kalango. É isso aí. Pode excluir essa idéia de que o problema se dá pelo cruzamento de marcas (Microsoft em um Apple). No Linux funciona muito bem, obrigado.

Resultado, estou usando o mouse sem mouse pad. Aquele anti-L.E.R. que eu falei que comprei, foi aposentado. Nele o ponteiro se perdia de vez! E olha que ele é inteiro preto e revestido com uma malha anti-reflexiva.

Ainda não ficou tão preciso quanto era no Windows, mas só o fato de que o Mac Mini não faz um ruidozinho sequer, já compensa (demais!) o incômodo.

Por falar em Mac, já encomendei meu Mac OS X Leopard pela promoção dos 19 reais. Tomara que nele, esta parte tenha sido melhorada. Ou será que sou o único no mundo que reclama disso?

Update 05.01.2007: Por indicação do amigo Nando (que usa o mesmo Mac Mini + teclado e mouse Microsoft), baixei e instalei um driver original da Microsoft para Mac OS X. Agora ficou melhor, quase tão bom quanto no Windows.

Depois de instalar o pacote e reiniciar o computador, um novo item aparece nas Preferências do Sistema. Através deste, você pode regular a velocidade do mouse e do scroll. É possível também personalizar as ações de cada botão de forma universal, ou individualmente para cada aplicativo.

O meu mouse só tem 3 botões, mas agora, graças a esta funcionalidade, toda vez que eu clico com o botão do meio (scroll) o Exposé é ativado. Extremamente prático!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carla
Uso um mouse da Logitech no MAC OS, mas é horrível demais cara! É um absurdo isso, não tem como compreender, sendo que é uma questão simples de se resolver. O pior é que ao procurar na internet sobre o problema eu tive que ler "fã boys" da Apple dizerem maravilhas desse sistema da apple de mouse, comparando que o Windows não tem essa opção, então por que no Leopard haveria? Isso é o cúmulo!!
sobrinhosj
Eh Thiago, Ler parece ser o carma dos blogueiros e da era digital. Tb tinha este stress. Não sei se estou curado, ao menos não tenho mais aquelas dores incomodas nem as pontadas. Usei, gostei e me tornei um distribuidor de PowerBall uma solução bolada por geeks para geeks :) abs http://guarulhos.olx.com.br/nsd-power-ball-250-hz-classic-iid-32842885
alberto
http://www.tylernichols.com/apple/speed-up-mouse-tracking-on-mac-os-x
Maysa
Ai ai... dói demais. A sugestão do Bruno de colocar o mouse na não esquerda é uma boa opção... eu uso com muita facilidade. Abraços! Maysa
Bruno Bragança
Ambidestria é uma ótima solução pra este problema, passem a revezar o mouse de mão! Eu por exemplo no trabalho uso o mouse 1h com cada mão, o povo me chama de extra-terrestre mas é uma boa técnica. Eu nasci destro, mas como meu pai é canhoto e fazia questão de deixar o mouse do lado esquerdo eu acostumei a usar com a mão esquerda, depois acabei aprendendo a usar a mão direita e hoje uso as duas igualmente, bom, é isso!
Nailson
Eu uso no meu Mac Mini um Pro Mouse, que é o mouse q antecede o Mighty Mouse. e ele é bom, mas ja me causou L.E.R pq ele é muito pequeno pra minha mão... fora isso é um excelente mouse! muito preciso e resistente. penso msm em comprar um tablet. é beeem mais ergonomico, fora a precisão que deixa qq mouse no bolso.
Fred Palmeira
Tenho dois conjuntos Wireless Comfort Microsoft (teclado e mouse); pois bem, eles são bons, mas funcionam melhor no Mac OS do que no próprio Windows. A Microsoft ainda precisa melhorar muito seus drivers. Agora, sem dúvida, o melhor mouse que já usei - independente do SO - foi o Logitech Laser VX450. É show!
Charles Benedito
Thiago, voce usa microsoft 1.1 black?
Pedro Menezes
Eu devo ficar no PC tanto tempo quanto você por dia e nunca tive LER e olha que meu mouse é normal. Vai ver o Judô ajuda em alguma coisa, hehe. Arranja algum esporte pra fazer. :)
Thiago Mobilon
Filipe exato, eu só uso o ML. (meio offtopc isso aqui não? :P) Dulcetti Tu é um caso a parte meu caro.. definitivamente! ;)
Bruno Dulcetti
Fala Mobilon... Uso um mouse da Microsoft tb e estou satisfeito... Mas aqui na Globo eu uso o da Apple e acho sucesso tb... Um camarada aki usa o sabonete, o might e talz e eh mto bom, mas o preço naum compensa mto, fora uns problemas que fiquei sabendo nele... Fora que o mouse com um botão fica meio bizarro caso vc utilize o parallels ou o boot camp para executar o windows para algumas coisas... E essa coisa que exercício naum combina com geek eu discordo... eu faço exercícios =DDDD
Filipe
tu ta ganhando mais com o ML do que o adsense, nao é?
Lari Herbst
No início estranhei bastante mas hoje meu Might Mouse cumpre a função! :) Mas é claro... os problemas de dor no punho estão sempre presentes pra infelicidade de quem não obedece as recomendações médicas de ficas longe de mouses e teclados! rs.
Thiago Mobilon
Gisele, é verdade! A PowerBall é muito boa pra isso! E a sua, conseguiu usar já? Canha, o que importa é que a dor é a mesma hauhauha. E exercício é uma palavra que não combina com Geek. Definitivamente :P Berna hahahahaha. Eu ainda não testei o Might Mouse, por isso nem falei sobre ele no artigo. Na verdade, mexi só na Fnac, e era horrível. Mas lá, ele fica sobre uma mesa meio brilhante, então... Thás Dor de cotovelo foi foda hein! ahuahuahuahua Quanto a resenha, espera meu Leopard chegar que eu libero uma sim, "xá comigo"! Só sei de uma coisa, o que vai dar de Mac Xiita aqui falando besteira, não será brincadeira! hahaha
Thássius V.
Eu tive um problema semelhante em novembro passado. O atrito do cotovelo com o braço da cadeira acabou me causando uma baita dor de cotovelo (!). Recomendação do médico: pelo menos uma semana com compressa de gelo três vezes ao dia, 15 minutos cada vez. Também uso um mouse Microsoft (com XP), e tenho certeza que foi o melhor mouse que já usei na minha vida. Utilizo ele diretamente sobre a mesa, que é branco fosco. Não causa qualquer problema. PS: Mobilon, vamos ter que esperar muito tempo para ter uma ótima resenha do Mac Mini? :P
Exibir mais comentários