Início » Internet » Knowledge Graph do Google começa a funcionar em português

Knowledge Graph do Google começa a funcionar em português

Painel do Conhecimento traz informações relacionadas ao termo pesquisado

Paulo Higa Por

Em maio, o Google anunciou um recurso que deixou as buscas ainda mais completas. O Knowledge Graph traz informações relacionadas ao termo pesquisado diretamente na página de resultados da busca, como dados demográficos de cidades, datas de aniversário de pintores ou nomes dos filhos de uma cientista. Hoje o recurso começou a funcionar no Brasil, com o nome Painel do Conhecimento.

Wikipédia chora com o Painel do Conhecimento

Por que o Knowledge Graph demorou seis meses para funcionar em português? O post no blog do Google Brasil explica que, para levar o recurso para outros idiomas, não basta apenas traduzir os textos, é necessário fazer várias adaptações. O exemplo clássico é o futebol, que possui significados diferentes nos EUA e no Brasil. Além disso, algumas pessoas ganham mais destaque em determinado idioma, como no caso de Santos Dumont, que é mais conhecido no Brasil.

Além do português, o Knowledge Graph também está adaptado para os idiomas espanhol, francês, alemão, japonês, russo e italiano. Vale lembrar que você pode não ter o recurso no momento — ele ainda está sendo testado e deverá ser liberado para todos nas próximas semanas. O número de informações disponíveis no Painel do Conhecimento é gigante: agora são 570 milhões de entidades e 18 bilhões de fatos e conexões.


(Vídeo do YouTube)

O que podemos esperar para os próximos meses? Talvez um Google Now mais completo no Brasil, que responde as suas perguntas com voz. O Android já possui reconhecimento de voz em português, inclusive offline; além disso, já existe uma voz do Google que fala em português. Agora que também temos os dados, não há muito impedimento para que o Google lance uma versão atualizada do seu assistente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Ferro
Bom de mais! Já configurado para meus negócios e meus sites, isso ajudará a faturar mais na internet http://blog.andersonferro.com.br e http://www.Franquiaautomatica.com e http://www.Oficinadinheiro.com.br
Marcelo Azhaj
https://twitter.com/marceloazhaj/status/276022491841953792/photo/1 , ta aqui um print
José Guilherme Silva
Muito bom, sendo que ira demorar né? Eu também eu vir na Bing da Microsoft!
Marcelo Azhaj
Incivilmente hoje me deparei com o mesmo "serviço" só que no buscador da microsoft o Bing.