Início » Internet » Twitter avisa: tweets com links ocuparão mais espaço

Twitter avisa: tweets com links ocuparão mais espaço

Você terá apenas 118 caracteres para tuitar. Lide com isso.

Avatar Por

Nos últimos meses o Twitter não tem se saído muito bem na tarefa de tratar os desenvolvedores da plataforma de maneira amigável. As regras de API ficaram mais rígidas e quem não concordar com elas deve migrar para outra plataforma (o Google+, talvez?). Agora o Twitter anunciou mais uma mudança que afeta tanto os programadores quanto os usuários: a redução caracteres para tweets com links.

Atualmente, quando um tweet é publicado com link, ele toma 20 caracteres de espaço e deixa 120 caracteres para o resto da mensagem. Isso acontece porque os links são encurtados usando o t.co, o encurtador padrão do Twitter. Mas a partir de fevereiro, segundo o blog para desenvolvedores, esse espaço aumenta para 22. E se o link for de uma página com https, ele é de 23.

Não foi dada explicação exata sobre o motivo da mudança. A hipótese mais provável é que já foram publicados links demais e a quantidade de combinações está esgotando, mas não há como saber ao certo. O Twitter avisa que os aplicativos devem ser adaptados até o dia 20 de fevereiro de 2013, quando o novo limite passa a valer.

É possível comparar essa mudança com a necessidade de se incluir um nono dígito em celulares da cidade de São Paulo, por exemplo. Mas bem menos confuso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
Eles poderiam fazer isso por debaixo dos panos com JS, cookies, alguns ajustes no servidor e etc, seria mais discreto e não arrancaria cabelos dos usuários. Por outro lado, tanto eles quanto os serviços terceirizados teriam os mesmos dados. Twitter só se afundando com tanta decisão imbecil.
YanGM
Ultimamente uso para checar se o Google caiu só por aqui.
RenatoJG
Pois é, ele encurta tudo. Outro dia twittei sobre a Globo.com e encurtaram...
Rafael Machado de Souza
a minha conta tá lá..., jogada as moscas. só usei twitter uma vez para saber se era apenas eu que nao conseguia jogar BF3
Claudio H.
Mal não tem, o que tem é interesse. Todos os links encurtados (obrigatoriamente pelo serviço deles) fica armazenado em algum banco de dados deles. O que eles fazem com essa informação que cresce todos os dias? Bom, podem vender serviços para grandes organizações que queiram saber os conteúdos mais publicados no Twitter, os maiores nichos, quais tipos de conteúdos dão mais clicks nos links, etc. Tudo isto pode ser comercializado, e pode ser oficialmente, ou claro, por debaixo dos panos. Além disso eles tem total controle sobre os links, quem publicou, onde levam, etc. Ou seja, é muita informação interessante para deixar nas mãos de "serviços terceirizados". Pra que dar essa tonelada de informação pra outros serviços se eles podem forçar o deles? Estão pensando pelo lado business da coisa. Uma pena que esse lado business ainda vai ser responsável pela decadência do Twitter.
YanGM
Estou pensando seriamente em fechar a minha conta no twitter. Que mal custaria deixar as pessoas postarem com seus próprios encurtadores? Todo dia tem um novo, mas não o twitter tem que alongar as urls além de ser o mais lento de todos.
Emmanuel Carvalho
E a combinação da URL seria reutilizada? Solução interessante. Uma escola infantil publica um Tweet em 2011 e em 2013 esse mesmo Tweet redireciona pra um site pornô. NICE!
Silvio Ney
Por ser serviço deles claro que eles querem que o use. Acho que o melhor que eles podiam fazer era dar uma analisada no DB e desativar as urls encurtadas muito antigas ou sem acesso...
qgustavor
Por mim eles podiam deixar o t.co opicional, o que diminuiria o número de links encurtados e daria a nós a liberdade de usar encurtadores que não usem tanto espaço. Qualquer outro encurtador no mercado está sendo melhor do que o t.co: de tanto ser usado a url dele só cresce, porque somos forçados a usar-lo. Os outros estão com urls pequenas mas não podemos usar-los, e se tentarmos o link é alongado pelo t.co . Além do que quem usa Twitter por SMS odeia ele.