Início » Celular » Tecnoblog Podcast 32 – E-books no Brasil

Tecnoblog Podcast 32 – E-books no Brasil

Paulo Higa Por


Madrugada atípica nesta semana: na quinta-feira, antes do amanhecer, Amazon e Google começaram a vender e-books em suas lojas brasileiras. Thiago Mobilon (@), Thássius Veloso (@), Rafael Silva (@) e eu, Paulo Higa (@), nos reunimos para comentar sobre a chegada da gigante do varejo americano ao Brasil e discutir a Lei Dieckmann, sancionada recentemente pela presidente Dilma Rousseff. Também reservamos um espaço para o novíssimo recurso do Google+: comunidades.

Notícias

Comentários dos ouvintes

Guilherme Jales

A operadora tem condições de barrar os engraçadinhos que tentarem conseguir alguma vantagem com a nova resolução da Anatel. Não sei se vocês lembram, mas há alguns anos, quando não existiam promoções de bônus em celulares pré-pagos, muita gente tentava economizar conversando em ligações de 3 segundos! Aproveitando que a cobrança só começa depois do 4o. segundo de ligação, o espertinho praticamente falava apenas uma frase por ligação…

As operadoras, percebendo isso, passaram a vigiar esse padrão de uso. A Oi, por exemplo: se a pessoa começasse a fazer essas ligações megacurtas, enviava uma mensagem informando o bloqueio do número pra efetuar chamadas por 24 horas, como punição pela “esperteza”.

Algo parecido poderia acontecer. Se a pessoa, suponhamos, passar 30 segundos ao telefone, desligar, e daí ligar novamente e passar 5 minutos (pela nova lei, gastando apenas o equivalente à primeira chamada).

Nota: não estou incentivando essa prática! Certamente as operadoras farão o possível pra se prevenir desse tipo de prejuízo, até porque elas tem condições de diferenciar quedas de ligações de desligamentos intencionais.

Silvio Cesar

É muito engraçado ver as pessoas reclamarem que a Microsoft não vai atualizar os atuais Windows Phones para a versão 8.0. Mas ninguém para ver que a maioria dos Androids não são atualizados para uma nova versão. São milhares de aparelhos rodando Android lançados todos anos, e desses 5% são atualizado para uma nova versão. Fico feliz em ver que a Microsoft tem consideração de dá suporte aos aparelhos antigos com Windows Phone 7.8, e pelo o que temos visto esse suporte não vai parar na versão 7.8.

Hoje eu sou usuário do iOS e no dia que eu for trocar de aparelho eu vou pensar seriamente em trocar para um Windows Phone e passar longe do Android.

Danilo Boros

Confesso que fiquei lisonjeado pela leitura da minha história na promoção “Geek Sofre”, e mais ainda pela interpretação do Rafa e do Thas.

Sobre Vivo TV Fibra: foi citado que a Globo obriga as prestadoras de serviço a entregarem 18Mbps, porém fica a dúvida, esses 18Mbps é o que a Vivo tem que receber da Globo no seu headend (visto que toda a infraestrutura de recebimento do sinal é de responsabilidade da Vivo), ou esse bitrate é o que a Vivo deve entregar para seus clientes? Eu sei, a pergunta pode parecer boba, mas existem outras operadoras (Net *cof cof*), que recebem os 18Mbps, porem repassam aos clientes meros 12Mbps, isso para canais HD, em SD isso piora mais ainda, principalmente na Sky, onde em alguns canais eles recebem 8~9Mbps no headend mas transmitem aos clientes apenas 4Mbps.

Se você não teve sua mensagem lida desta vez, não fique triste. Para aparecer no próximo episódio, comente neste post ou envie um email para [email protected] com sua opinião, reclamação, correção, sugestão, xingamento ou loucura de amor.

Assinatura

Você sabia que dá pra receber o próximo episódio do Tecnoblog Podcast em primeira mão, quentinho, assim que ele sair do forno? Basta assinar o podcast pelo iTunes ou assinar o feed RSS em seu agregador predileto para ouvir nossas lindas vozes!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aroldo Inazawa
Mais alguns detalhes sobre o Positivo Alpha. 1 - o meu não tem WIFI e consequentemente não acesso a internet com ele,e não acredito que utilizaria este dispositivo para esse fim mesmo que esta facilidade estivesse disponível. 2 - a possibilidade de adicionar mais memória é muito útil. 3 - Como disse antes, este aparelho é ótimo para leitura de forma sequencial, pois é muito lento para uma busca aleatória ou mesmo utilizando seu sistema de pesquisa por palavras. Neste aspecto o livro comum é imbatível. 4 - Posso classificar o firmware que a positivo disponibiliza como sendo pobre. Por esse motivo fiz um upgrade para a versão Avant OS 2.5, o que deixou o alpha muito melhor (prefiro funcionalidade do que perfeição...haushaushua) 5 - No geral gosto deste aparelho, apesar de algumas eventuais engasgadas...
Aroldo Inazawa
Fiz uma pesquisa rápida (e talvez mal feita...) mas não encontrei algo sobre o Positivo Alpha no Tecnoblog. Comprei um destes na semana do lançamento por R$700,00 sendo que até hoje o preço não caiu, ou caiu muito pouco. Minha experiencia com esse aparelho é relativamente boa, e apesar do display ser um pouco mais escuro que o Kindle, é perfeitamente possível passar horas lendo sem grandes problemas. Para leitura no formato ePub, o considero ótimo, mas para livros técnicos em PDF já é outra história, nem tanto pelo aparelho, mas pelo próprio formato que não se adapta muito bem ao tamanho da tela do leitor. Pessoalmente, se fosse comprar um novo leitor escolheria um com tela de 10', um Kindle DX ou um com e-ink colorido ECTACO jetBook Color. Este ultimo pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=ZY8IFu6-lCc
Lucas Zanganelli Dos Santos
Otimo podcast, queria aproveitar e tirar uma duvida, vou comprar um ereader porem não sei se pego o kobo touch ou kindle qual seria a melhor opção pensando não só no aparelho mas no ecossistema de ambos como um todo
Luiz Antonio
Eu encerrei os aplicativos abertos e forcei o fechamento do play services e desinstalei e ele não voltou.vlw
Luano Seishi Tanaka
Obrigado Tecnoblog! Meu PES13 chegou agora a tarde!
Guilherme Jales
Foi legal ouvir meu comentário no podcast! A explicação de vocês me fez ver que não tem como burlar o sistema da Anatel :P
YanGM
O Google Play services não serve apenas para dar +1, ele é um conjunto de várias APIs do Google. Se você desinstalou e ele voltou é porque tem algum aplicativo usando ele. Uma das últimas APIs adicionadas foi a possibilidade de inserir mapas do Google Maps no seu aplicativo.
Silvio Ricardo
Sim; O existe Kindle pra Windows Phone 7. http://www.amazon.com/gp/feature.html?ie=UTF8&docId=1000623751
Guilherme Jales
Não deixei muito claro, mas sim, estava me referindo a um hipotético usuário do Tim Infinity :P
Luiz Antonio
O app é o play service
Luiz Antonio
Sobre o google+ ,esta semana descobri um app que se instala sozinho em androids 2.2 acima que integram as contas google a aplicativos.Assim vc poderá dar um +1 em um aplicativo direto do aplicativo,usando o google+.Fiquei com raiva desse app pois ele não pode ser desinstalado,na teoria pode mais passado um tempo vc pode ver ele instalado la.Eu tenho um android de entrada ele come uma parcela de memoria interna que poderia ser usada com outro app.Mais um recurso para usarmos o google+ e engordar essa conta estranha do google.
YanGM
Essa lei da Dickman vai dar problema com juíz imbecil, ou seja 99,9%. Thás, se precisar de uma cidade bunda para falar, diga Tremembé. E a lojinha do Google está parecendo um Netflix só que com lançamentos, muito pequena. Quanto a Kernel e essas coisas, no Android a gente brinca com o sistema inteiro, Nexus troca de kernel a cada update, etc. Que tipo de risco correria o Windows Phone? A Microsoft não confia no próprio taco?
YanGM
@Silvio Cesar: Qual seria sua fonte? Instituto Troll de Pesquisas? ICS para cima já soma 35% de mercado, 2.3 ocupa 50% por estar presente nos single core cansados da vida. Melhor menos atualizado do que rodar like a iPhone 3GS atualizado. Quem se importa com atualização pode instalar seu Cyanogenmod ou comprar um Nexus e ser feliz.
Everton Favretto
Sobre os ebooks: a Apple usa ePub na iBookstore, mas com DRM. E o que não pode publicar em outros lugares é livros pagos criados pelo iBooks Creator.
Everton Favretto
Sobre o comentário do Guilherme Jales: se o plano for de cobrança por minuto, a chamada vai ser paga pela duração total(no exemplo dele, 5:30), não só pelos 30s. Essa nova regra afeta mais os planos com pagamento por chamada, pq as chamadas separadas são consideradas uma só.