Início » Demais assuntos » Você consegue imaginar um futuro para o e-mail?

Você consegue imaginar um futuro para o e-mail?

Thiago Mobilon Por

Há algum tempo me pergunto qual será o futuro do e-mail. Esta tecnologia é quase tão velha quanto a própria internet, e ainda assim é um dos meios de comunicação mais utilizados do mundo. E isso só aumenta a cada dia.

Alguns apostam que o futuro do e-mail, é transformá-lo em um sistema em 3 dimensões. Não sei exatamente o que estão a imaginar quando falam isso. Talvez um comunicador ao melhor estilo Star Wars, vai saber.

Eu era do tipo que não dava muito valor para o e-mail. Dadas algumas raras exceções, quando preciso me comunicar com alguém, sempre dou preferência a algum comunicador instantâneo. E-mail passa longe das primeiras opções, não consigo achar ele prático.

Esta opinião mudou um pouco no último mês, devido às experiências que tive com um Nokia E61i (veja mais no blog Nokia IntelliSync). Ele começou a me mostrar, que dependendo de onde é acessado, esta velharia pode acabar se tornando uma ferramenta muito poderosa, produtiva, e prática.

Pode-se dizer que tenho a minha caixa de entrada guardada dentro do meu bolso, tão instantânea e acessível quanto um SMS, só que muito mais poderosa.

Ao voltar para o computador, o e-mail até perde a graça. Sério mesmo. Aqui na telona, só consigo enxergá-lo como um meio razoavelmente bom de transferir arquivos, e um belo carteiro moderno. Aliás, era este o conceito inicial de Eletronic Mail, certo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David Nunes Pereira
1: o email veio para nos permitir comunicar com outras pessoas, ou seja, ele é como se fosse o nosso número de celular. 2: o nosso celular veio para também nos trazer comunicação, mas de uma forma mais restrita a favor das operadoras de celular, já que precisamos comprar crédito para nos comunicar. O email por sua vez permite a comunicação gratuita de uma "operadora" para outra(google e outlook, por exemplo). O tempo foi se passando e hoje eu vejo que tanto o número de nosso celular, quanto o nosso email; C.P.F.; R.G. e outros são basicamente a mesma coisa, são números ou letras que fazem referência a NÓS MESMOS e assim provarmos que existimos e podermos nos comunicar com as outras pessoas, porém os sites foram se desenvolvendo e o Facebook nos mostrou que ele é além de um site/app de comunicação e postagens. Ele é também uma identidade nossa que prova que existimos, claro que atualmente ele não é oficial em termos de ter somente pessoas reais sem contas falsas e de as informações sobre empregos serem verdadeiras, mas ele já nos dá uma ideia de como podemos ter o nosso currículo escolar e profissional futuramente. Para fazermos o log in no Facebook podemos colocar o nosso email e senha ou número de celular e senha. O email e celular são duas ferramentas de comunicação que em breve deverá ser uma só para que todos estejam conectados sem limitações. O email atualmente é muito bom, mas comparando com uma mensagem do WhatsApp, Messenger ou pelo Facebook ela fica para traz já que ela é comparada ao modelo antigo de mensagens de celular onde tínhamos a tal caixa de entrada e caixa de saída, diferendo do Facebook ou WhatsApp onde vemos diretamente o nome ou número da pessoa, e no caso do WhatsApp podemos adicionar as pessoas aos nossos contatos e pelo Facebook podemos ver a foto das pessoas e amigos e podemos saber se a pessoa é real ou não(no caso dos nossos amigos e familiares, já que todas as pessoas comuns têm familiares e pessoas relacionadas listada no site. Futuramente o nosso número de celular fará mais sentido do que apenas o código do país, da localidade e da operadora da linha telefônica. Futuramente do início ao fim de nosso número teremos a localidade da criação ou nascimento da pessoa e esse mesmo número terá uma senha pessoal onde poderemos utilizá-lo para identificação nos sites e aplicativos(do Google e Facebook, por exemplo). Facebook e WhatsApp: +556792366931
Thiago Mobilon
@Jacqueline: Obrigado querida! Geralmente a internet é feita por pessoas como você, para pessoas que gostam do que você não gosta. ;) Abs
Jacqueline
Uso email desde de 1986,ou seja desde que me tornei usuária de serviços internet. Gosto, amo mesmo. Tenho um email rocketmail mantido pelo Yahoo desde então. Acho que sou anti-social ou muito seletiva... detesto orkut e Msn. Uso os mensageiros somente quando acho estritamente necessário. Acho a maioria das conversas meras perda de tempo... e no me trabalho nao existe a cultura de mensageiro para trabalho. É para fofoca mesmo! :)) Sou do tempo de criar site em Html no braço. Mas acho que quando a tendinite se for vou partir para um blog. Gostei do seu blog, parabéns!
Plinio Cruz
Thiago, primeiro que dar os parabéns pelo blog, muito bom mesmo! Agora sobre seu texto, espero que o e-mail não evolua para uma comunicação estilo Star Wars, pois uma coisa é certa, vai ser igual ao celular, ora pega, ora não pega. Você já notou que todo filme de ficção a comunicação 3d fica cheia de ruído, nunca é uma imagem holográfica perfeita, ou seja, até na ficção as antenas serão um problema! Brincadeiras a parte! Acredito que mesmo criando telas de 40,50,60 polegadas, no futuro todos estarão ligados em telas de 2,5 ou 3 polegadas. Cada vez mais ficaremos ligados em celulares que terão zilhões de funções, até mesmo a função de telefone! abraço e continue com esse excelente trabalho!
Magnus Maximus
Realmente o e-mail passou a ser uma ultima alternativa a essa imensidão de IM's mas uma ultima alternativa que eu venho usando muito também, mas devido a desencontros... e é muito eficiente! abraços!
Thiago dos Reis
detalhe.. tem uma caixinha escrito 'Avisar sobre novos comentários via e-mail' e-mail tb serve pra isso hahahaahahah.. facilita às vezes né.
Thiago dos Reis
Trabalho com internet e não vivo um dia sem e-mail.. Não tenho a necessidade de te-lo no celular mas se tivesse seria uma pequena ajuda.. Às vezes quando se fala com grandes empresas eles não podem utilizar mensageiros instantâneos, então as negociações e conversas são todas por e-mail. E-mail virou é uma ferramenta de spam. Um dos motivos de não ter e-mail no meu celular (apesar de não ser um graaande celular ele tem e-mail) é exatamente o fato de ter muito spam nele.
Vinicius
O loko cara .. não dá pra chamar o e-mail de velho ... eu uso mto até hoje...
Thássius V.
Eu sempre gostei do e-mail. E amo meu Gmail porque lá está absolutamente tudo de importante que eu preciso para manter minha vida online. Os comunicadores também são importantes, mas certas situações requerem e-mail. Como ele vai ser no futuro? Não sei. Sei que tenho e-mail há uns 8 anos e não foi muita coisa que mudou de lá para cá. Os serviços foram otimizados, mas o funcionamento é basicamente o mesmo. E acredito que vá continuar assim por um bom tempo.