Polícia australiana alerta: usar mapas do iOS 6 é correr risco de morrer

Motoristas ficam presos em parque com temperatura de até 46ºC.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 7 horas

Após virar motivo de piada e gerar até um pedido de desculpas de Tim Cook, os mapas da Apple continuam aparecendo na mídia devido as suas constantes falhas. Desta vez, o assunto é bem sério: a polícia australiana está alertando a população sobre os perigos da utilização do aplicativo de mapas do iOS 6, dizendo que os usuários podem correr risco de vida.

A cidade de Mildura está no ponto roxo, mas a Apple acha que está no ponto vermelho

Segundo a polícia de Mildura, uma pequena cidade da Austrália, alguns motoristas que utilizaram os mapas da Apple para se orientar acabaram passando um dia inteiro perdidos, sem água ou comida. Isso porque o aplicativo exibe a cidade de Mildura como se ela estivesse no meio do Parque Nacional Murray Sunset, que na verdade fica a 70 km de distância.

Ficar preso em um parque seria apenas um pequeno inconveniente se não fosse por alguns detalhes: a temperatura de Murray Sunset pode chegar a 46ºC, não há água no local, o terreno é perigoso e, por ficar no meio do nada, é difícil conseguir sinal de celular. Parece história de filme, mas um homem acabou perdido no parque por 24 horas antes da polícia resgatá-lo e há pelo menos mais três casos documentados.

A polícia local, que já entrou em contato com a Apple solicitando a correção do problema, recomenda utilizar outros mapas para se localizar. Vale lembrar que, na carta de desculpas da Apple, o próprio Tim Cook recomendou mapas alternativos, como Bing, MapQuest e Waze. Pelo navegador, também dá para usar o Nokia Here e o Google Maps.

Com informações: The Guardian.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados