Campus Party terá banda larga de 30 Gbps

Telefônica Vivo patrocinará evento em São Paulo.
Conexão foi de 20 Gbps na edição anterior.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Da esquerda para a direita: Bruno Souza, presidente do Instituto Campus Party; Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo; Paco Ragageles, cofundador da Campus Party; e Mario Teza, diretor geral da Futura Networks do Brasil
Tecnoblog na Campus Party 2013

São Paulo — A organização da Campus Party promoveu hoje uma coletiva de imprensa para anunciar as novidades da edição 2013, que será novamente realizada no Anhembi Parque, na cidade de São Paulo, entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro. A famosa conexão do evento está ainda mais rápida: os campuseiros terão direito a uma banda larga de 30 Gbps, tanto para downstream quanto para upstream.

A conexão de 30 Gbps será fornecida pela Telefônica Vivo, que garantiu que sua infraestrutura está pronta para evitar quedas, com links redundantes de acesso à internet. A banda larga da Campus Party também foi otimizada para utilizar o menor número de hops possível no acesso aos servidores externos, o que deixa a velocidade mais alta para baixar distribuições Linux.

Na edição 2012, a conexão também foi provida pela Telefônica Vivo e contou com uma capacidade de 20 Gbps. No entanto, gráficos de uso da rede exibidos na área fechada da Campus Party indicavam que, mesmo nos horários de pico, os campuseiros utilizavam apenas 50% da conexão disponível. Para 2013, a Telefônica Vivo também espera que a quantidade de upload de arquivos supere a de downloads.

Mario Teza, diretor geral da Futura Networks do Brasil, organização responsável pela edição brasileira da Campus Party, afirmou que foram feitas melhorias de segurança para evitar episódios como o do ano passado, onde um homem acabou entrando no evento e foi acusado de furtar pelo menos três notebooks. O rapaz foi preso. Por “motivos estratégicos”, o diretor não informou maiores detalhes sobre a operação de segurança da Campus Party 2013.

O Firefox OS, sistema operacional da Mozilla para smartphones de baixo custo, também dará as caras na Campus Party 2013. Haverá um concurso em que os programadores poderão desenvolver aplicativos sociais para o Firefox OS que utilizem recursos do Facebook. Engenheiros presentes no evento poderão ajudar os participantes. O Firefox OS já havia aparecido na Campus Party Recife, que ocorreu em julho deste ano.

A Telefônica Vivo fez questão de destacar um dos pontos da próxima edição da Campus Party: sustentabilidade. Segundo a empresa, haverá uma urna onde os campuseiros poderão depositar celulares que não usam mais. Quem participar do programa Recicle seu Celular concorrerá a um smartphone. Os estandes, por sua vez, serão abastecidos com energia limpa, através de seis painéis de energia solar que vão gerar uma potência de 800 W.

E nada de rede wireless: o acesso à internet continuará sendo feito por meio de cabo Ethernet. Paco Ragageles, cofundador da Campus Party, afirmou que as limitações técnicas das redes Wi-Fi, como a existência de apenas 11 canais e a baixa capacidade dos roteadores para um evento com tantas pessoas, dificultam a disponibilização de uma conexão sem fio para tablets e smartphones.

A dica para quem precisar utilizar uma rede sem fio é levar seu próprio roteador Wi-Fi, mas muitas outras pessoas farão o mesmo e provavelmente será difícil conseguir um sinal bom, devido ao grande número de redes no local. Há esperanças de que a Vivo teste sua rede 4G na Campus Party 2013, mas isso ainda depende de uma licença de testes da Anatel.

A Campus Party acontece entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2013 no Anhembi Parque, em São Paulo. O evento receberá 8 mil campuseiros e, até a publicação desta matéria, foram vendidos 7.316 ingressos. Inicialmente, o preço dos ingressos chegaria a R$ 500, o que gerou insatisfação nas redes sociais. Recentemente, a organização decidiu que os ingressos continuarão sendo vendidos por R$ 300 até esgotarem.

Localização do Anhembi Parque


Exibir mapa ampliado

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados