Twitter faz retrospectiva do ano de 2012

Foto de Barack Obama recebeu mais de 810 mil retweets

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 13 horas

O que define o Twitter é o momento. É uma rede social que não teria graça alguma se não houvesse aquele monte de informações circulando vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O Twitter filtrou esse monte de informações e revelou hoje uma retrospectiva do ano de 2012 com base no uso dos serviço.

Na categoria “Tweets de Ouro”, o presidente americano Barack Obama ganhou destaque pelo tweet mais retweetado do ano (e de toda a história do Twitter). Foi uma foto com a primeira-dama Michelle Obama, com os dizeres “Mais quatro anos”. O tweet foi publicado logo após a apuração das eleições americanas, que reelegeu Barack Obama. Esse tweet ganhou mais de 810 mil RTs, bem como 300 mil marcações como favorito.

A categoria “Pulso do planeta” representa as maiores conversas do ano em torno de eventos únicos que geraram um grande número de tweets e RTs. As Olimpíadas de Londres geraram mais de 150 milhões de tweets em seus 16 dias. A maior conversa girava em torno do atleta Usain Bolt, que conquistou ouro na corrida de 200 metros: foram 80 mil tweets por minuto.

As eleições dos EUA também ganharam destaque, de forma que o primeiro debate eleitoral gerou 10 milhões de tweets. No dia da eleição, foram mais de 31 mil tweets enviados. O furacão Sandy também gerou um grande número de tweets: entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro foram mais de 20 milhões de tweets. Os protestos para os projetos SOPA e PIPA também foram bem representativos.

O Brasil foi representado pela entrada do rei do futebol Pelé na rede social. Ainda, a jornalista Fátima Bernardes foi indicada como uma nova voz no Twitter, junto com o Papa e o cantor coreano Psy.

Para ver o relatório completo, basta acessar o hotsite da retrospectiva de 2012. E se você quer um pouquinho mais de nostalgia, pode ver o que aconteceu nos anos de 2011 e 2010. O serviço também firmou parceria com o Vizify, para que você possa fazer a sua retrospectiva.

Na semana passada, o Twitter inaugurou o escritório no Brasil e divulgou o que os brasileiros mais comentam. Veja o post na íntegra.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados