Início » Aplicativos e Software » Engenheiro do Google explica por que o Chrome enfrentou travamentos ontem

Engenheiro do Google explica por que o Chrome enfrentou travamentos ontem

Navegador sofreu com travamentos e fechamentos repentinos nesta segunda-feira

Avatar Por

Como se sabe, o Gmail ficou fora do ar para alguns usuários por cerca de 20 minutos nesta segunda-feira (10), e isso é a vida, sabe como é, acontece. Mais curioso e difícil de explicar foi que diversos usuários do Chrome -- seja no Windows, OS X ou Linux -- viram seu navegador enfrentar travamentos e fechamentos repentinos durante o mesmo período que o serviço de e-mail enfrentava o blecaute.

Au revoir, Shoshanna, digo, Chrome

Foi no final do dia que Tim Steele, engenheiro do Google, confirmou o que algumas pessoas já suspeitavam: quando o Gmail saiu do ar, o Sync, serviço que sincroniza dados de navegação do Chrome na nuvem também estava offline, fazendo com que o browser enfrentasse travamentos.

Menos famoso que seu parente dos e-mails, o Sync é uma ferramenta que funciona silenciosamente no Chrome, salvando dados como aplicativos, extensões e favoritos na nuvem. Uma de suas raras aparições acontece quando o browser é recém-instalado e aberto pela primeira vez, quando é exibida uma aba que pede que o usuário faça login de sua conta Google para que seus dados sejam salvos em servidores externos.

No fórum de desenvolvimento do Chromium, Steele escreveu que "o bug não teve nada a ver com a queda do Gmail", afirmando em seguida que "o problema aconteceu porque alguns servidores de sincronização foram sobrecarregados".

De qualquer maneira, o engenheiro explica por que os servidores saíram do ar, mas não as razões que faziam o Chrome travar quando não tinham resposta do Sync -- o que faz concluir que o gigante da web não chegou a cogitar que um dia o Sync poderia alguma vez sair do ar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Teixeira Dos Santos
Mas aí ia se chamar Async...
Carlos Aurélio
Erros acontecem, pra mim não vejo nada de mais no Chrome. no meu MacBook Pro já testei os principais navegadores e o chrome tem o mesmo desempenho do firefox e Opera que acho muito bom o último. testando bem pra mim o safari 6 e melhor navegador do momento pelo menos pra OS X é
JoaoManoel
Só por causa de um erro no Sync, que pode ser corrigido facilmente, eu não vou mudar para navegadores cheio de frescuras e peso.
Rayzer
Com os 4GB de RAM aqui, ele já devia ter sido preso e condenado.
Rayzer
Né... Quem sabe a Raposa, não da uma de Fênix.
Rayzer
Deus te ouça... Porque não tá fácil...
@kadugaspar
Servidor do Google sobrecarregado? Pensei que não viveria para isto.
YanGM
Aqui não travou nem um pouco. Com 8GB de RAM seria um crime, BTW.
Carlos Eduardo
Graça a deus meu Chrome, funcionou perfeitamente bem ontem, se travamentos nenhum. No meu Pc ele é o Navegador Patrão uso ate em contas de bancos nunca sumiu nada. até agora ta dando conta do errado melhor que Firefox ou IECA. (:
Fábio de Jesus
E o que eu digo pras pessoas que falavam mal do Firefox e colocavam o Chrome lá em cima? CADÊ SEU DEUS AGORA?
Maurício Rodrigues
Recebi uma update aqui, mais duvido muito que seja correção seria rápido de mais
Maurício Rodrigues
Ta na hora de olharem isso, se os servidores do sync dão pau o navegador não funciona ¬¬ Não sofri nada aqui pelo menos ^^
Felipe Autran
Isso também aconteceu comigo, mas o Windows inteiro foi junto.
Fabio
Meu Chrome ontem fechou do nada e apareceu uma mensagem de erro do Windows que fechou rapidamente, não dando tempo de eu ler o que era... isso nunca tinha acontecido. Aproveitando, tenho notado que o Chrome está ficando muito pesado ultimamente quando é carregando com várias guias... durante um tempo parece que as guias são descarregadas da RAM e se você tentar acessá-las de novo fica lento de mais... o Firefox não faz isso!
Caio Curvelo
Explicou, explicou e não explicou nada.
Exibir mais comentários