Início » Telecomunicações » Presidente da Anatel quer tirar “infinito” e “ilimitado” do vocabulário das operadoras

Presidente da Anatel quer tirar “infinito” e “ilimitado” do vocabulário das operadoras

Lucas Braga Por

Este ano a Anatel pegou pesado com as operadoras: impediu a venda de novas linhas de três operadoras em todo o Brasil e determinou que todas elas apresentassem planos de melhoria. Desta vez, o presidente João Rezende afirmou que as operadoras deveriam parar de chamar seus planos de ilimitado ou infinitos.

Rezende afirmou que planos “ilimitados” ou “infinitos” deixam o usuário persuadido, de forma que ele pode utilizar usar e abusar do serviço sem custo algum, sendo que nada é infinito ou ilimitado. Ele está certo: todos os planos ilimitados na verdade tem um certo limite, como os pacotes de dados ou até mesmo planos de voz. Isso confunde o consumidor, principalmente na hora da adesão ao plano.

Vale dizer que esse problema com planos infinitos ou ilimitados não se aplicam apenas ao serviço de telefonia móvel. Planos de hospedagem para sites, por exemplo, prometem espaço e tráfego de banda ilimitado, sendo que quando o pico de tráfego é alto a conta é desativada, forçando o cliente a contratar um serviço mais caro. Esse fenômeno de planos “ilimitados” não ocorre só no Brasil, mas também em operadoras dos EUA e Europa.

Por fim, o presidente da agência diz que está insatisfeito com os investimentos das operadoras. Ele afirma que houve certo esforço, principalmente na estabilidade da prestação do serviço, mas que a telefonia móvel no Brasil está longe de ter um nível de qualidade decente. Os principais problemas continuam críticos nos setores de cobrança, informações aos usuários e acesso à rede de dados.

Apesar dos planos ilimitados enganarem muitas pessoas, questiono-me se esse não é o melhor modelo de negócios para o Brasil. Serviços de internet móvel, por exemplo, estão fazendo papel importante para a inclusão digital. Pessoas não habituadas a lidar com computadores não conseguem ter a noção imediata do que significa um megabyte ou gigabyte. Com os planos “ilimitados”, o assinante usa o quanto quiser e não tem que se preocupar com a conta, de forma que ele continua navegando na internet mas com uma velocidade inferior. O que você acha? Deixe a sua opinião nos comentários.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Camilla
Realmente não podia ser dito que era ilimitado se a velocidade reduzia. Mas era só deixar isso claro e não simplesmente cortar a internet como a Vivo faz agora. Antes eu usava o 4G até acabar a franquia e depois continuava usando com a velocidade reduzida. Agora tenho que pagar 40 reais para continuar conectada. A conta do celular atingiu valoles absurdos.
Franco Francoorp

Na Coréia do Sul a internet é a melhor do mundo, rápida, barata e sem limite de dados baixados ou enviados, é de fato ILIMITADA. Essa palhaçada que a Anatel está fazendo no Brasil só existe por aqui, um cartel de fato das maiores operadoras do país, lá fora nos países desenvolvidos é ilimitado o trafego, estão protegendo e defendendo o que no Brasil com um limite desses??... Alguns dizem que é tendência mundial essa coisa de limite?? Mentira deles, #BoicoteInternetLIMITADA #InternetJusta , confira reportagem abaixo:

http://www.faccin.com.br/ar...

Gleyson Alves
Anatel é uma vergonha! Sem noção é seu comentário, regulamentando o que? Tirar um termo? Ótimo antes existia uma redução agora não existe nada. ANATEL é um lixo como tudo nesse país, motivo de piada. Empresas vendem pacotes e a ANATEL aceita e nos esfrega na cara que as empresas tem a obrigação de prestar pelo menos 20% da velocidade da conexão e acham que estão fazendo muito! Isso é uma vergonha. Essa ANATEL deveria ter vergonha, preocupados com a nomenclatura OHHHH, deveriam se preocupar com a merda que fizeram, Ótimo acertou a nomenclatura e deu a todos nos um tapa na cara pois o que estava ruim ficou ainda pior.
Lucas
acho que deveria ser proibido as operadores reduzir a velocidade da internet 3g e 4g e acho que deveria ser cobrado pelo tempo de uso não pela quantidade de pacotes ,por exemplo 1 dia 0,60 centavos ou 1 Mês 12,00 ,além de a internet ser horrivel no Brasil é cara
ze
acho q o presidente e um bosta!!! fiquei sem internet nessa bagaça
Tania
Porcaria!!! VC acaba clicar no face já vem SMS reduzindo e dai um minuto outro SMS te dizendo usou os 100% da sua franquia? Aff... Absurdo e roubam na cara, povo vai trabalhar só p por crédito isso absurdo, algo tem ser feito... Enquanto isso eles nadam e dinheiro... Garanto que o tal dono da Anatel não deve usar internet não he porque se não ele veria que grande palhaçada ele esta fazendo com as pessoas... Achando dinheiro dos outros e capim! Ai manda gente mandar para 2000 um SMS p contratar outro pacote, ai VC vai ativa daqui vinte minutos novamente te bloqueia fala serio! Cadê a justiça??? Faz as contas nem com 70 reais VC passa mês... POCA VERGONHA! BANDO DE LADRAOOOO
rafael
Bandos de ladroes desde que cadastrei meu numero no tim beta nunca veio limite, sempre usei minha NET o maximo tinha dia q usava até 4gb de NET e nao nao vinha cobranÇa de limite, agora vs querem impor um limite de 10mb diario, essa merda nao da nem pra assistir um video de 5min agora onde vcs querem chegar dessa maneira? até agora estava muito bom o plano beta e vcs fazem uma coisa dessa
Jhonny
Absurdo! Se a própria ANATEL diz que fomos enganados durante todo esse tempo, eu te pergunto: Cade o nosso ressarcimento? Nós pagamos multas etc... enquanto as grandes empresas nada sofrem, é demais! Quando a JUSTIÇA nos dar causa ganha, o tempo para receber e o valor dado pela mesma são ridículos perto do valor certo. Agora, o valor da multa quando é a favor do GOVERNO é SURREAL, pq será? PS: Nosso GOVERNO é tão FDP que eles só veem os países de MERDA! Existem ENE países com wi-fi espalhado por todo estado, cidade, município... Ao invés do GOVERNO nos beneficiar com algo eles só querem nos FODER! Cade nossos retornos em prol dos impostos pago por nós? MORTE aos CORRUPTOS desse GOVERNO VERGONHOSO, VTNC!
Marcos Oliveira
Eu já respondi também a pesquisa da Anatel. E também sobre a Oi!
Clayton Magrin
Você pode até não concordar, mas as operadoras de telefonia móvel NÃO vende planos de banda larga. E o fato da VIVO ou qualquer outra operadora falar que você pode usar em qualquer lugar é só um fato, afinal temos rede 3G por todo lado (ou não). Se informe e procire saber como funciona uma rede de dados moveis e uma rede de dados para Banda Larga, você vai ver que é totalmente diferente.
Pedro H. C. Oliveira
E a gente quer tirar o vocabulário ''quer'' da Anatel
twi_15666952
Desculpe, mas não concordo com vc, hoje banda larga é banda larga em qq lugar seja PC ou smartphone/tablet e o stream de video, como o Netflix ou outros, onde fica? Se eles mesmo dizer que é para ser acessado de qualquer lugar, a VIVO mesmo acabou de lançar esse serviço, como o utilizaremos com a conexão sendo reduzida após certo consumo de dados? A ANATEL está correta.
YanGM
Demorou.
Clayton Magrin
Pega um plano TIM BETA, se na sua região a velocidade for boa vale a pena. Dependendo do seu gasto com o seu plano atual pode ser uma boa. Quem tem TIM precisa colocar 100 reias, que vai ser perdido ao trocar de plano "o pagamento". Os custos são de 0,50 o dia de internet (1MB de velocidade) 0,25 o dia inteiro de chamadas e 0,50 o dia inteiro de msn. Claro que só serve para TIM. Olha ai e ver se vale a pena. O meu eu pequei quanto era de graça pela internet , hoje só assim.
Maurício Rodrigues
Nem me fale meu SIII é um baita consumidor de dados mesmo desligando as sincronizações altomaticas o plano não chega a metade do mês, toua trás de um plano que não reduza tanto a velocidade depois do exedido. Vivo ou Claro.
Exibir mais comentários