Início » Celular » App do Google Maps faz estreia no iPhone com Street View

App do Google Maps faz estreia no iPhone com Street View

Software exibe rota com navegação ponto a ponto e orientações por voz

Avatar Por

Demorou, mas chegou. O Google liberou nessa quarta-feira a primeira versão do Google Maps como aplicativo independente sujeito às diretrizes da Apple. Corra lá na App Store e mande fazer o download antes de voltar para este artigo para saber das novidades presentes no software. Há quem diga que o Google está de volta na disputa pelo mercado de localização geográfica que a empresa da maçã pretendia lhe tomar.

Google Maps no iPhone

Google Maps no iPhone

O Google Maps para iPhone possui todos os recursos com os quais você se acostumou no website do serviço ou viu no aplicativo de mapas do Android. Por exemplo, a visualização de ruas pelo Street View está lá. Dá para checar o lugar exato em que o usuário tem de ir antes de sair de casa, o que costuma ser uma mão na roda – desde que a região tenha sido mapeada pelos carros superpoderosos (e cheio de câmeras) do gigante da internet.

Da mesma forma, o smartphone da Apple passa a ter acesso às informações de transporte público disponíveis no Google Maps. São Paulo, a cidade mais populosa do país, repassa dados para que o Google Maps apresente rotas e recomendações de trajeto aos usuários. Os mapas nativos do iOS 6 não trazem este recurso para cidades no Brasil (até onde sei).

Além de apresentar o aplicativo de mapas para iOS, o Google também anunciou um SDK (software development kit) por meio do qual os desenvolvedores/programadores tiram proveito da tecnologia de mapas do buscador para apresentar mapas em aplicativos da plataforma da Apple. Em outras palavras, o Google dá aos devs um modo “alternativo” de apresentar mapas sem recorrer ao ainda frágil mapa da maçã.

Google Maps para iPhone conta a navegação ponto a ponto similar ao que a TomTom faz no smartphone há muito tempo e também similar ao que ofereciam no ambiente Android desde quase sempre.

Tim Cook, o CEO da Apple, teve de vir a público pedir desculpas pelo desastroso sistema de mapas que a companhia implementou no iOS 6 e tornou padrão para os donos de iTrecos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

henriquecoraca
Bom dia, no meu Iphone 4S esta instalado o Google Maps, e quando eu coloco um destino, ele diz, siga para noroeste, ou sul, suldeste, não consegui alterar essa configuração... Alguem tem alguma dica...... Obrigado.
arcanjo
Finalmente posso atualizar pro iOS6
Wagner Lanzelotti Filho
A pior mudança no iOS 6 - a perda do Google Maps - acabou se tornando a melhor mudança para os usuários. A nova versão do Google Maps é infinitamente melhor que o do iOS 5, o app precisava muito dessa repaginada. A era negra da geolocalização do iOS acabou.
Paulo Garcia
E o iPad, como fica?
Edison Luiz
Só pra iPhone? :( Será que vão levar 1 mês pra lançar pra iPad igual fizeram com o YouTube?
Claudio H.
Nossa, ta muito bom, melhor até que o nativo antigo. Ponto pra equipe dos caras da Google...
luvialca
Agora, Apple, corra atrás do prejuízo e volte a lançar novos serviços apenas após testá-los exaustivamente e ter certeza de que eles estão melhores do que os da concorrência.
Matheus Fernal
Ficou muito bom! :) A usabilidade ainda é melhor no aplicativo nativo mas em questão de funcionalidades ganha de lavada.
fac_713198649
Agora ficou melhor do que antes e a Apple pode preparar com mais calma seu concorrente para o Google Maps. A decisão de ter seu próprio mapa foi muito acertada, isso deveria ter sido feito muito antes. Mapa do concorrente (Google) deve ser só em forma de App, e não nativo. Viva a concorrência!
Raphael Rios Chaia
Testei e digo: salva de palmas para o Google. Tem ate assistente de voz para navegação, está muito, muito bom mesmo. Ja tirei o ícone dos mapas da Apple da tela inicial.