Início » Telecomunicações » Claro lança rede 4G em quatro cidades brasileiras

Claro lança rede 4G em quatro cidades brasileiras

Por
7 anos atrás

A corrida pelo 4G no Brasil está disputada. Até abril de 2013, as quatro principais operadoras serão obrigadas a ter sua rede em LTE funcionando a todo o vapor em todas as cidades-sede da Copa das Confederações. A Claro antecipou a operação da cidade de Recife e inaugurou a rede em operação comercial junto com as cidades de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ).

As três cidades localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro estavam no piloto de testes da Claro — o Tecnoblog viajou para Campos do Jordão para testar a rede. Entretanto, a operadora alega que a cobertura inicial está concentrada apenas em alguns bairros. No caso de Recife, os assinantes poderão desfrutar da tecnologia batizada de 4GMax nos bairros de Aflitos, Benfica, Boa Viagem, Brasilia Teimosa, Espinheiro, Graças, Ilha do Retiro, Imbiribeira, Jaqueira, Madalena, Parnamirim, Pina, Rosarinho e Tamarineira.

Os planos abaixo são destinados a celulares. Todos contam com uma franquia de 5 GB de dados, sendo que após o consumo do plano, a velocidade é reduzida para 128 kbps.

Já na tabela abaixo estão os planos para modems, nos sabores de 5 GB e 10 GB de tráfego. Quem extrapolar essa franquia terá velocidade reduzida para 128 kbps no plano de 5 GB e 256 kbps no plano de 10 GB.

Posso dizer que, com a quantidade da franquia disponível, os preços não mudaram muito em relação aos planos 3G. No caso dos planos para modem, não houve alteração nenhuma de preço.

A operadora está vendendo dois aparelhos compatíveis com o serviço: o Motorola RAZR HD, que sai a R$ 699 no plano Claro Ilimitado 100 4G; e o modem Huawei E392, por R$ 199 no plano de internet de 5 GB. Vale lembrar que o Samsung Galaxy S III com LTE começa a ser vendido no Brasil a partir de hoje, e todas as operadoras irão comercializar o aparelho.

O que nos deixa curioso é a velocidade. No Contrato de Prestação do Serviço Móvel Pessoal na Modalidade Pós-Pago, a velocidade 4GMax significa 5 Mbps de download e 512 kbps de upload. Só que já é possível atingir essa velocidade no serviço 3GMax, que pode chegar a picos de até mesmo 6 Mbps. Eu não duvido que tenham copiado o contrato do 3GMax e não alteraram a velocidade. O Tecnoblog está tentando entrar em contato com a operadora.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.