Início » Mobile Segurança Telecom » Tecnoblog Podcast 33 – Foco no 4G

Tecnoblog Podcast 33 – Foco no 4G

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nem precisamos sair do Brasil para encontrar assuntos neste podcastThiago Mobilon (@), Rafael Silva (@) e eu, Paulo Higa (@), aproveitamos o lançamento do Galaxy S III com suporte ao 4G brasileiro e a inauguração da operação comercial do 4G da Claro para discutir sobre a quarta geração da telefonia móvel junto com Lucas Braga (@), nosso redator especializado em telecom.

Enquanto a Claro começa a colocar sua rede 4G para funcionar, a Nextel finalmente resolveu inaugurar uma rede 3G, mas com velocidade limitada a 600 kbps — ainda assim melhor que o limite de 30 kbps da rede iDEN. Também separamos alguns minutinhos para revelar o que os brasileiros mais comentaram, pesquisaram e tweetaram no ano e falamos sobre um hacker brasileiro que afirmou ter manipulado os dados das eleições municipais deste ano.

Notícias

Comentários dos ouvintes

Lucas Zanganelli dos Santos

Queria tirar uma dúvida: vou comprar um leitor de e-books, porém não sei se pego o Kobo Touch ou Kindle. Qual seria a melhor opção pensando não só no aparelho, mas no ecossistema de ambos?

Daniel Arruda Ribeiro

A minha opinião é bem simples com relação a atualização de smartphones: elas simplesmente não deveriam existir.

Se você compra um celular esperando que ele seja atualizado no futuro, você está comprando errado. O celular tem que te atender no exato momento em que você sai com ele da loja. Se o sistema que já vem pré-instalado nele não te atende, é simples: não compre.

Os fabricantes acabaram arrumando uma dor de cabeça enorme quando começaram a anunciar esse papo de atualização. Eles não ganham absolutamente nada atualizando o SO dos celulares. Pelo contrário, gastam milhões em desenvolvimento e customização, e uma pequena parte das pessoas efetivamente está preocupada se o celular roda o ICS 4.0, 4.1 ou 4.2.

Por mim, os fabricantes poderiam parar de anunciar as futuras atualizações e, com o dinheiro economizado, baratear os aparelhos na porta da fábrica, ou seja, fazer o smartphone chegar mais barato ao consumidor final.

Se eu compro um Galaxy SIII hoje, com ICS 4.1, não tem problema ficar com esse sistema. Ele rodará a maioria dos apps por muitos anos, assim como quem comprou o SII com Android 2.3 ainda roda os apps sem dificuldade, ainda que não tenha atualizado para o ICS.

Se você não teve sua mensagem lida desta vez, não fique triste. Para aparecer no próximo episódio, comente neste post ou envie um email para [email protected] com sua opinião, reclamação, correção, sugestão, xingamento ou loucura de amor.

Assinatura

Você sabia que dá pra receber o próximo episódio do Tecnoblog Podcast em primeira mão, quentinho, assim que ele sair do forno? Basta assinar o podcast pelo iTunes ou assinar o feed RSS em seu agregador predileto para ouvir nossas lindas vozes!