Um falha descoberta em um modelo do processador Exynos pode ter graves consequências para donos de smartphones e tablets da Samsung. Se explorada por aplicativos mal-intencionados, a falha permite que a memória do aparelho seja lida, ou até mesmo apagada, sem permissão do usuário, possibilitando desde o roubo de dados até a instalação de código malicioso direto no aparelho.

A descoberta foi feita por acidente pelo membro do fórum XDA-Developers alephzain, que estava apenas procurando uma forma melhor de fazer root em seu Galaxy S III. Ele diz que essa falha afeta especificamente o kernel do processador Exynos 4 modelos 4210 e 4412. Tais processadores são usados em vários tablets e smartphones Android da Samsung, como o Galaxy S II e S III, Galaxy Note II, dentre outros.

Com a descoberta dessa falha, é possível que aplicativos maliciosos sejam criados no futuro e tentem roubar dados desses aparelhos específicos. E do jeito que a falha pode ser explorada, tais aplicativos poderiam passar até despercebidos pelo Google, entrando direto na Play Store.

Até o momento de publicação desse post, a Samsung ainda não respondeu aos pedidos de confirmação da veracidade da falha.

Patch extraoficial tapa-buracos

Enquanto a Samsung se vira para corrigir a falha e disponibilizar uma atualização de software para os aparelhos afetados, um programador chamado François Simond já fez o favor de criar um patch extraoficial que corrige o problema.

Trata-se de um pacote APK contendo um aplicativo que tapa o buraco no processador e, ao mesmo tempo, desativa a câmera frontal (ela faz parte da falha). Ele é gratuito e não requer acesso root para ser instalado. Basta baixá-lo aqui e se sentir mais seguro.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jonny
Não tem 1 android que não seja vulnerável,mas o que mata é a falta de atualização.Mas nesses caso seria aqueles fora da linha nexus
Luiz Humberto
No post onde está descrito a falha, o usuário Chainfire colocou um link para um outro post com um patch que ele desenvolveu. No post, ele comenta as diferenças entre seu método e o desenvolvido pelo Supercurio (método indicado pelo Rafael Silva e o Tecnoblog). Link abaixo http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2050297
Sauron
Meu deus, vc está sob efeito de drogas? Não dá pra entender nada do que vc escreveu...
José Guilherme Silva
Meu Tablet Samsung 7.0 P1300 ele teve esse problema! Bom XDA-Developers alephzain qual poderia ter observado com sua equipe para fazer a pesquisa cuidado por causa que ela poderia ter sabido que poderia fazer problemas para todos os Tablets e Smartphone da Samsung! Isso e uma justiça, excluiu programas no dispositivo! Elá pode para na Justiça por não fazer a pesquisa com segurança que fez todos os celulares com Android está com problemas!
Maurício Rodrigues
Complicado em Samsung e isso vem a muito tempo e a falha foi descoberta assim sem querer, Samsung abre teu olho.
Gabriel
Acredito que seja o kernel do Android, ele contém driver básicos como câmera e teclado (se houver). O fabricante desenvolve um desses para cada smartphone seu, então faz sentido o kernel do Android ser problemático para a linha de processadores Exynos. Não é o kernel Linux 2.6 e não tem nada a ver com o processador em si, além de fazer sentido as ROMs personalizadas não sofrerem com esse problema.
Junior Costa
Aiai. 1) Não tem nada a ver com processador, tem a ver com os DRIVERS desenvolvidos pela Samsung para o processador (em três módulos de software). 2) Apenas a combinação de Android customizado pela Samsung para os aparelhos com esse processador (que usem estes drivers) é que são afetados. 3) Processadores não tem kernel, OS tem kernel.
Gabriell Costa
é mais um que nem lê, a culpa não é do android e sim da SAMSUMG que deixou uma brecha no SEU PROCESSADOR. Se a culpa fosse do android não seria só aparelhos da samsumg que seriam afetados, todos os aparelhos android o seriam.
Jorge Henrique
Isso é comum para Android, infelizmente. Se preparem que irá começar a ter vírus para pegar informações bancárias nos Androids. Podem apostar.
Elton Alves Do Nascimento
Ela só não vai ficar ativa o tempo todo pra usar a função "Smart Stray", o que é uma bosta, mas ok.
Rodrigo Timpani
Nopz, o aplicativo tem a função de reverse, daí volta a funcionar a câmera.
Fabricio Neves
Nesse primeiro momento, acho que são afetados todas as roms. Tipo, o dispositivo utiliza o chip comprometido, tá na roda, independente do tipo de rom (custom ou stock)
Luandersonn
Falha no Hardware.
@AntonioVeras
Não entendi. A câmera vai parar de funcionar definitivamente?
YanGM
Parece que o pessoal que usa ROM e Kernel customizados não são afetados, apenas quem usa a ROM Stock Touchwiz, confere?