Microsoft se diz “surpresa” com fim do Google Sync e sugere Outlook.com

Sincronização por Exchange ActiveSync continuará funcionando em aparelhos cadastrados até janeiro

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Outlook.com

Sinto cheiro de birra tecnológica no ar. Em vez de focar em desenvolver produtos bacanas e úteis, essas empresas de informática nos inventam moda desnecessária (como diz minha mãe). Na semana passada o Google informou sobre o fim do suporte a Exchange ActiveSync (EAS) do Gmail. Em nota, a Microsoft informa nessa semana que está “surpresa” com a decisão e recomenda que os usuários dependentes da tecnologia corram para o Outlook.com.

Eis a melhor alternativa. Convenientemente, uma alternativa feita pela própria Microsoft, como todos sabemos.

A Microsoft salienta que os atuais usuários se encontram numa situação em que terão uma experiência de uso “degradada” pelo uso de um protocolo mais antigo – POP e IMAP. Tais tecnologias não permitem a sincronização de calendários e de agenda de contatos.

Entretanto, vale lembrar que o Google garante a compatibilidade dos aparelhos atualmente funcionando com Exchange ActiveSync. A mudança a partir de janeiro passa a contar para novos usuários. O gigante da internet tem adotado a abordagem de mudar tudo, porém respeitando os usuários atuais, em outras decisões controversas, como a cobrança em definitivo do Google Apps para empresas de todos os tamanhos.

A Microsoft sugere que usuários do Gmail migrem para o Outlook.com, serviço de email anunciado neste ano. Ele tem visual similar ao do Windows 8 e funciona integrado com a plataforma de nuvem SkyDrive. De acordo com a companhia, basta que os internautas criem uma conta no Outlook.com. Em seguida, é necessário configurar para que o Gmail passe a encaminhar todas as mensagens para o novo endereço, mais ou menos como na captura de tela abaixo.

Redirecionamento do Gmail para outro endereço de email
Redirecionamento do Gmail para outro endereço de email

Futuramente o Outlook.com terá chamadas em vídeo funcionando com tecnologia do Skype, serviço adquirido pela MS no ano passado. Veja cinco razões para experimentar o Outlook.com no artigo publicitário contratado pela Microsoft.

O Google não deu motivos específicos para encerrar o Google Sync. Diz em nota que precisou tomar “decisões difíceis” e ressaltou que a sincronização continua para os aparelhos já cadastrados até 30 de janeiro do próximo ano.

Até onde me consta, o Google precisa repassar determinada importância à MS para utilizar a tecnologia de Exchange ActiveSync em seus produtos. Quando todo pode usá-la gratuitamente, é natural que a conta fique mais alta. Considere que o Google Apps continuará oferecendo o recurso e tornou-se pago. Parece-me que o gigante da internet optou por otimizar custos.

A Microsoft tem um motivo a mais para se preocupar com a ausência do EAS no Gmail. É que o Windows Phone figura entre as poucas plataformas de grande importância nas quais o Google não oferece soluções próprias para email, contato e calendários. O assunto foi resolvido no iPhone e funciona perfeitamente no Android, plataforma do buscador.

Como eu disse, isso me cheira mais a birra do que outra coisa. Em especial a resposta da Microsoft mostrando “surpresa” com a decisão. Só falta o Google explicar um tanto mais de onde veio  opção por acabar com o Sync.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados