W3C publica especificações completas do HTML5

Primeiro rascunho do HTML5.1 foi divulgado nesta semana

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Os principais navegadores do mercado suportam as funcionalidades do HTML5 há anos, mas foi apenas nesta semana que o W3C, órgão responsável pela padronização da web, publicou as especificações finais do HTML5 e do Canvas 2D. A partir de agora, os desenvolvedores podem usar uma tecnologia estável nos seus aplicativos e páginas, sem medo de que algo seja removido ou adicionado ao HTML5.

Apesar das especificações do HTML5 estarem completas, ele ainda não é um padrão do W3C. O órgão ainda vai promover uma série de atividades para garantir que os navegadores, clientes de email, sistemas de gerenciamento de conteúdo e servidores sejam totalmente compatíveis com a tecnologia. Isso deve durar até a metade de 2014, quando o HTML5 for definitivamente padronizado.

Agora que as especificações foram finalizadas, nenhum recurso será adicionado ao HTML5. Todas as novidades ficarão para o HTML 5.1, que teve seu primeiro rascunho publicado nesta semana e inclui extensões que melhoram a acessibilidade e adicionam funcionalidades como imagens responsivas e streaming adaptativo. A expectativa é que o HTML 5.1 chegue em 2016, mas é provável que as novidades sejam testadas bem antes, considerando o rápido ciclo de desenvolvimento do Chrome e do Firefox.

Como lembra o Verge, uma questão essencial ainda não está resolvida: a tag <video>, que exibe vídeos sem necessidade de plugins, não tem codec definido. Enquanto Google e Mozilla brigam pela adoção do VP8, Apple e Microsoft querem que os navegadores adotem o H.264. A balança está pendendo para o H.264, que já está sendo bastante utilizado, mas o W3C ainda estimula a criação de um codec totalmente livre de royalties.

Com informações: TechCrunch, The Inquirer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados