Início » Jogos » Por que a Microsoft tirou o Pinball do Windows?

Por que a Microsoft tirou o Pinball do Windows?

Engenheiro da Microsoft explica a remoção do Pinball no Windows Vista

Paulo Higa Por

Indiscutivelmente o melhor jogo nativo do Windows, o Pinball fez sua última aparição no Windows XP. Ele foi lançado em 1996, inicialmente como parte do pacote de melhorias Microsoft Plus! para Windows 95, e fez a alegria de muitas pessoas, inclusive este que vos escreve. Por que, afinal de contas, a Microsoft decidiu remover o Pinball do Windows Vista?

Quem explica um dos maiores mistérios da década passada é Raymond Chen, engenheiro da Microsoft. Ele foi um dos responsáveis por reescrever milhões de linhas de código para o Windows XP 64-bit Edition, sistema operacional para processadores Intel Itanium, que usavam arquitetura IA-64. O Pinball também foi portado para 64 bits, mas ficou com uma falha bizarra: a bola simplesmente atravessava os objetos da mesa, como se fosse um fantasma.

Por algum motivo não identificado, o detector de colisões do Pinball, que faz a bola bater (e parar) em determinados objetos, não estava funcionando. Quando um novo jogo era iniciado, a bola entrava no lançador e atravessava a mola antes mesmo de você ter a oportunidade de lançá-la na mesa. Como lembra Chen, “os jogos tendiam a ser muito curtos”. O Pinball de 64 bits certamente não era um jogo divertido.

Os desenvolvedores até tentaram corrigir a falha, mas o jogo foi escrito por outra empresa e não possuía um comentário sequer — até hoje, nenhum funcionário da Microsoft sabe como o código funciona. Eles sabiam que deveriam consertar o tal detector de colisões do Pinball, mas não conseguiram nem encontrar a parte do código relacionada ao detector de colisões, mesmo após dias de procura.

Após tentativas frustradas de reviver o Pinball, a Microsoft decidiu removê-lo do Windows para sempre. Mas não há motivo para pânico: descobrimos que uma boa alma conseguiu portar com sucesso o Pinball para Windows Vista e Windows 7. Ele é praticamente igual ao Pinball dos Windows anteriores e, pelo que testamos, funciona perfeitamente no Windows 8 de 64 bits.

Com informações: Gizmologia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caique
Olhe pelo lado bom(msg de 5 anos atrás, nossa{Sim um parenteses bem no meio da frase sem nexo algum})o windows vista foi um preceito para o fodendo Windows 7.
Caique
Bom, agora ELA NEM EXISTE MAIS. EA tô vendo essa sua sacanagi aê.
Caique
E não é que isso aconteceu... Half Life 3 confirmed.
shariê
e depois o freecell... paciência... xadres... E DOMINAR O MUNDO!!!!!!!!! HAHAAHAHAHAHAAHAHHHAAHA!
Guilherme Macedo C.
E fazem até melhor
Ramalho
Na verdade não existe dificuldade alguma de jogar o Pinball do Windows XP em qualquer versão mais recente do Windows (Vista, 7, 8, 2008, etc.) e independente da edição (x86 e/ou x64). A dificuldade foi em recriar o programa para OS x64, no entanto, quem tiver o XP instalado simplesmente pode copiar/colar o conteúdo que está na pasta C:\Arquivos de programas\Windows NT\Pinball e se divertir a vontade. Abaixo segue print do sistema rodando em Win 7 x64 e Win 8 x86. E para os saudosistas de plantão, disponibilizo os arquivos originais para download. Print´s: http://dl.dropbox.com/u/6405284/win7.jpg http://dl.dropbox.com/u/6405284/Win8.jpg Download: http://dl.dropbox.com/u/6405284/Pinball.zip
Lucas Lemos
Cara, esse jogo é muuuito foda!
YanGM
Então alguns programadores de fundo de quintal fizeram o que "profissionais" da microsoft não conseguiram? Legal.
Olacir Oliveira
Kkkk, o primeiro que joguei no Windows, no caso, XP, em 2006, não sabia porque tinham removido...
Daniel Teixeira Dos Santos
É uma conspiração dos illuminati. O próximo passo é remover o Campo Minado.
Leonardo Caldas
Também gosto muito do Campo Minado! Mas eu me acostumei às versões de Linux, em particular as do GNOME. Acho-as mais bem acabadas visualmente que as do Windows (e mesmo às do KDE).
Guilherme Macedo C.
Que deixasse como código-aberto, sem dúvidas iria ajudar.
Almy Fróes
Só fala isso quem não entende nada de programacao... a grosso modo, é como ser professor de ingles e tentar entender um texto em chines, sem o auxilio de um dicionario ingles-chines(os comentarios e docs do codigo)
Luke Gildenlöw
"Os desenvolvedores até tentaram corrigir a falha, mas o jogo foi escrito por outra empresa e não possuía um comentário sequer — até hoje, nenhum funcionário da Microsoft sabe como o código funciona" muito competentes
Emanuel Schott
Mas softwares 32bit rodam em sistemas 64bit tranquilamente. Por que a obrigação de portar o jogo pra 64bit??
Exibir mais comentários