Mozilla volta atrás e decide manter Firefox de 64 bits para Windows

Versão de 64 bits continuará tendo pouca atenção da Mozilla

Paulo Higa
Por
• Atualizado há -2489 s

No mês passado, a Mozilla resolveu abandonar a versão de 64 bits do Firefox para Windows. Na época, o gerente de engenharia da Mozilla, Benjamin Smedberg, afirmou que essas versões costumavam travar com mais frequência e eram motivos de “atritos e frustrações” entre os desenvolvedores. Agora a Mozilla decidiu voltar atrás: a versão de 64 bits do Firefox para Windows, que nunca foi lançada oficialmente, continuará sendo desenvolvida.

A nova decisão foi tomada pelo próprio Benjamin Smedberg. Segundo ele, usuários avançados do Firefox muitas vezes mantêm dezenas ou centenas de abas abertas, o que causa um alto consumo de memória. Na versão de 32 bits, o uso de memória é limitado a 4 GB; na versão de 64 bits, o limite é tão alto que não seria um problema. O post da primeira decisão tinha uma screenshot do Firefox consumindo quase 10 GB de RAM:

Isso não significa que o desenvolvimento do Firefox de 64 bits para Windows continuará a todo vapor. As nightly builds continuarão sendo geradas, mas essas compilações terão pouca atenção da equipe de desenvolvimento. A variante também terá algumas modificações: o recurso que envia relatórios de erros para a Mozilla será desativado e a configuração click-to-play ficará habilitada por padrão, para evitar que um plugin problemático deixe o navegador muito instável.

Quem usa o Firefox de 64 bits no Windows deverá ser migrado para a versão de 32 bits através de uma atualização automática a ser liberada em breve. Se você quiser continuar usando a versão de 64 bits, precisará instalá-la manualmente. Outra opção é instalar o Waterfox, um fork do Firefox focado em velocidade.

Nada muda em relação ao Linux e OS X, que já possuem versões estáveis do Firefox otimizadas para processadores de 64 bits.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados