Operadoras brasileiras vão bloquear porta 25 para envio de emails

Medida foi tomada para diminuir o envio de spams por IPs brasileiros.
Regra do Comitê Gestor da Internet entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2013.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
Se você usa Outlook, use a porta 587 para enviar emails

Num passado não muito distante, quando o Gmail ainda não havia aparecido e os webmails eram uma porcaria, era muito comum o uso de clientes como o Outlook e o Thunderbird para enviar emails. Esses aplicativos normalmente usavam a porta 25 para se comunicar com os servidores de emails. Agora, com uma nova regra do Comitê Gestor da Internet, as operadoras brasileiras têm de bloquear a porta 25 dos usuários domésticos. A decisão pode pegar alguns internautas de surpresa.

Você já deve ter lido histórias parecidas. Isso porque a ideia não é nova: o documento que trata da “Recomendação para a Adoção de Gerência de Porta 25 em Redes de Caráter Residencial” do CGI.br foi publicado no dia 24 de abril de 2009. Empresas de telefonia, provedores de acesso e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concordaram com a recomendação e a regra finalmente vai entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2013, afetando tanto conexões residenciais de banda larga fixa quanto conexões 3G.

A medida foi tomada para tentar diminuir o número de spams enviados por IPs brasileiros. Muitos crackers (os hackers do mal) se aproveitam de computadores vulneráveis para criar redes zumbis de envio de spam. O Brasil figura entre os países que mais enviam spam no mundo e já alcançou a segunda posição no ranking mundial. Em outubro deste ano, segundo a fabricante de software de segurança Sophos, nós conseguimos cair para a quinta posição, com 4,0% dos spams do mundo. Indianos lideram com 16,1%.

Como alternativa, o CGI.br recomenda que os usuários enviem emails através da porta 587, que exige autenticação. O Gmail, serviço de email mais utilizado no mundo, oferece as portas 465 (com protocolo SSL) e 587 (com TLS). Por sua vez, o também bastante popular Yahoo Mail usa a porta 587 para envio de mensagens. O R7 emprega a porta 587 para acesso de usuários ao serviço de email e faz três anos que o UOL também não fornece mais acesso pela porta 25.

Nada muda para quem usa webmail. O CGI.br também garantiu que as conexões das empresas (que costumam usar clientes de email com mais frequência) não terão a porta 25 bloqueada. Isso é bom e ruim: bom porque o pessoal de suporte não vai ter dor de cabeça com configuração de email; ruim porque o alvo dos spammers pode simplesmente mudar de usuário doméstico para usuário corporativo.

O CGI.br explica as mudanças mais a fundo em um hotsite específico sobre o assunto.

Com informações: Exame.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados