Início » Gadgets » Sensor de imagem da Toshiba vai deixar você focar depois de tirar a foto

Sensor de imagem da Toshiba vai deixar você focar depois de tirar a foto

Tecnologia será integrada aos smartphones e tablets

Paulo Higa Por

Acontece com frequência: você está inspirado, acha algum objeto legal, resolve tirar uma foto e só descobre que não deveria ter confiado no foco automático quando percebe que o objeto desejado está borrado. Ou então o foco da sua câmera é tão ineficiente que, até você conseguir focar, o momento de tirar a foto já passou. Esses problemas não devem acontecer com o sensor da Toshiba, que permite que o usuário escolha o foco depois de tirar a foto.

A ideia não é nova: a Lytro apresentou em 2011 uma câmera que também permitia a troca de foco após a captura da imagem. Na época, o TechCrunch disse que o produto "mudaria drasticamente a fotografia pela primeira vez desde o século XIX". Os reviews mostraram que a tecnologia da Lytro realmente funcionava, mas a câmera não era muito compacta.

O módulo da Toshiba será bem menor para caber em smartphones e tablets, mas ainda é grande: segundo o Asahi Shimbum, ele possui um formato de cubo com cerca de 1 cm por lado. O Galaxy S III tem 0,86 cm de espessura, o iPhone 5 tem 0,76 cm e os fabricantes estão se esforçando para fazer dispositivos ainda mais finos, logo, o componente da Toshiba poderá acabar aparecendo apenas nos produtos de nicho -- como o Nokia 808 PureView.

Funciona assim: um pequeno sensor de 5 mm por 7 mm captura imagens de 500.000 lentes, cada uma com 0,03 mm de diâmetro. Depois, um algoritmo da Toshiba combina todas as fotos minúsculas para criar uma imagem gigante e oferece a opção de controlar o foco da imagem ou até mesmo criar uma foto em que todos os objetos estejam focados.

A Toshiba planeja comercializar o módulo antes do fim de 2013. É provável que inicialmente a tecnologia esteja disponível apenas nos smartphones e tablets vendidos no Japão, mas se ela realmente for boa, há esperanças de que algum fabricante traga algum aparelho do tipo para o Brasil -- mas o preço ainda é uma incógnita.

Com informações: Engadget, The Asahi Shimbum, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Carvalho
Falou pouco, mas falou merda. Vc só pode não manjar nada de fotografia pra achar que as camerazinhas de cel, filtros automáticos e esse sensor fazem o conhecimento em fotografia desnecessário. Pra um bom profissional da área, descente tá longe de ser suficiente amigo, isso vai salvar umas fotos pra instagram ou facebook, mas não vai fazer milagre.
YanGM
3 megapixels se os planetas se alinharem corretamente em uma lente enorme? Putz, vai demorar...
Mateus Lopes
Você ainda precisa um ser humano pra escolher um tema, enquadrar e avaliar quais fotos ficaram boas, isso a tecnologia nunca irá fazer.
Mateus Lopes
Essa tecnologia ainda não teve uma evolução muito grande, hoje em dia existe as cameras da Raytrix que usam essa tecnologia, e consegue no máximo 2-3 megapixels e custam muito caro, mais de 10.000 dólares inclusive, isso que são cameras dedicadas, não espere 8 logo de cara, ainda mais em um celular.
ricardo
Criatividade também não se aprende em curso de fotografia.
Rafael Machado de Souza
se tu espera trabalhar a vida inteira como fotografo de festa de casamento tudo bem
Tiago Gabriel
Um bom fotógrafo nunca será desnecessário. A criatividade dos temas e efeitos e a qualidade de uma fotografia não é exclusividade da câmera.
trovalds
Esse manja de fotografia.
ricardo
Esse tipo de coisa torna ainda mais desnecessária a profissão do fotógrafo, já que permite que qualquer um tire fotos decentes.
tiagoluz8
As lentes tem 0,03 mm de DIÂMETRO, agora de espessura, acredito que deve se medir na escala dos nanômetros. Menos de 10 nm seria algo plausível, contando com o espaçamento entre as lentes.
YanGM
Então era tira micro imagens focando em tudo, para depois, com ajuda do software desfocar pontos desinteressantes? Desde que tenha uma boa quantidade de MP (5 ou 8) e boa qualidade, não seria um problema carregar um celular mais grosso.
TaylerPadilha
Não entendi essa parte: "captura imagens de 500.000 lentes, cada uma com 0,03 mm de diâmetro." Não achei como esses números se encaixam... :(