Início » Internet » Wikipedia tem ritmo de crescimento diminuído

Wikipedia tem ritmo de crescimento diminuído

Por
10 anos atrás
wikipedia-slow-motion

Wikipedia: é devagar, é devagar...

A Wikipedia iniciou suas operações em janeiro de 2001. Atualmente é considerada a maior enciclopédia do mundo, com previsão de chegar a 3 milhões de artigos publicados em inglês já na semana que vem. Foram necessários cinco anos para chegar ao primeiro milhão, mas o segundo foi atingido em apenas 17 meses. Já o terceiro milhão leva quase dois anos para chegar.

Estatísticas mostram que o crescimento da enciclopédia colaborativa não é mais o mesmo. O número de usuários ativos cresceu 61% (para 500 mil) se comparado com o de 2008, mas o crescimento não se compara ao do passado. Se em julho de 2007 eram publicados 2.200 artigos por dia, atualmente os artigos são pouco mais que a metade disso: 1.100 por dia. Uma queda e tanto. Pelo menos a base de editores altamente ativos se mantém estável.

Ed H. Chi, do centro de pesquisas Parc (sim, aquele que já pertenceu à Xerox), disse ao Guardian que o modo de funcionamento da Wikipedia mudou. Chi afirmou ao Guardian que anteriormente a enciclopédia recebia contribuições de praticamente qualquer um, mas que hoje em dia um grupo seleto de editores é responsável pelas decisões finais sobre quais informações entram ou saem de um artigo.

O jornal cita duas gangues dois grupos que tentam manter o controle da Wikipedia. Há o grupo dos apagadores (deletionists em inglês), que querem artigos muito bem escritos e sobre assuntos de grande importância. Do outro lado temos os “inclusores” (inclusionists), que acham que quanto mais informação estiver disponível, melhor.

Já ouvi falar de uma briga semelhante à dos apagadores e “inclusores”, mas na Wikipedia em português. Nessa versão localizada do site, dizem as más línguas, o controle sobre versões de artigos estaria totalmente na mão de usuários portugueses. Eles, então, manteriam os artigos de acordo com o português escrito em Portugal. [Guardian]