Início » Tecnoblog » Sete anos (ou 2.557 dias) de Tecnoblog

Sete anos (ou 2.557 dias) de Tecnoblog

Thiago Mobilon Por
7 anos atrás

Você já deve ter percebido pelo horário da publicação desse texto que não foi exatamente fácil escrevê-lo. Todo ano é assim, a gente tenta fazer uma análise de onde acertamos e erramos, mas esse ano foi tão movimentado para o TB, que na hora de montar a listinha a memória falhou.

Por exemplo, esse foi o ano que materializamos o nosso sonho de muito tempo, a montagem de uma redação própria na cidade de São Paulo, o Tecnocenter.

Rafa, Higa, Gus, Trevis, Eu e Thas

Quando a equipe trabalha junto, amadurece muito mais. Posso dizer por mim, aprendi demais com Thás, Rafa e Higa esse ano, graças às inúmeras discussões que surgiam no meio das tarefas. Você perde essa espontaneidade quando a equipe não trabalha no mesmo ambiente.

E falando em equipe, a nossa ganhou novos membros esse ano. Primeiro o Paulo, que se juntou ao time de editores em março e segundo o Leandro, que já trabalhava no TB desde 2008, mas agora também faz parte do time em tempo integral, com registro em CLT.

Também tivemos o início do Tecnoblog Podcast. Com 34 episódios publicados, o programa em áudio já soma mais de 308 mil downloads – média de 9.060 downloads por episódio.

Começamos o ano com uma média de 1,1 milhão de pageviews mensais e estamos fechando na casa dos 2,3 milhões. Só não conseguimos mais porque o servidor não aguentou. Mas acho que disso vocês já sabem, né?

Começamos a migração de servidores em setembro e foi um sofrimento só. Com a mudança de plataforma, o site apresentou muitos problemas para os quais não estávamos preparados. Foi necessário contratar outra empresa para o trabalho e replanejar a estrutura do zero.

Fizemos a nova migração há cerca de duas semanas e só tenho uma coisa a dizer: agora vai!

Hoje mesmo tivemos um pico de 1.100 leitores simultâneos online e o servidor só precisou de uma instância small pra aguentar todo o tráfego. Se você não entende de Amazon AWS e servidores, isso é tipo muito pouco. Num ambiente mal configurado, seriam necessárias ao menos 6 instâncias iguais para o mesmo tráfego.

1100 usuários online, apenas uma instância rodando.

Também teve a parceria com o R7 que anunciamos há algumas semanas. Um portal que já nos deu destaque de capa no dia em que fechamos a parceria. É esse tipo de parceria que vamos buscar em 2013, que trazem retorno não apenas financeiro, mas que ajudem o TB a crescer ainda mais, seja em audiência ou experiência.

O que esperar de 2013?

Agora que a migração terminou e que estamos conseguindo reestabelecer todos os recursos do blog (login voltou a funcionar 100%!), a prioridade é o desenvolvimento da versão 3.0. Essa é a novidade que eu posso contar agora. Algumas mudanças grandes estão por vir, mas prefiro deixar para contar tudo na hora certa.

Parabéns ao TB pelos seus 7 anos de vida! 😀

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.