Montadora coloca Google Maps no painel do carro

Kia Motors anuncia Sorento 2014 com reconhecimento de voz

Thássius Veloso
Por

Os poderosos mapas do Google, aqueles que abastecem o sistema Android, estarão também no painel do carro. A Kia Motors anuncia para a próxima safra de veículos integração com Google Maps e Google Places, as plataformas de mapas e de informações sobre estabelecimentos do gigante da internet. Para tanto, é preciso ter essa belezinha da foto.

O utilitário Sorento no modelo 2014 contará com a presença do sistema UVO integrado ao veículo. É assim que a Kia chama toda a parte de informática do carro. Por meio dela, o proprietário tem acesso a dados de telemetria e funções deo carro. Não bastasse isso, terá o Google Maps ali, no visor do painel, para todos os momentos.

Kia Sorento 2014

Kia Sorento 2014

Painel do Sorento

Painel do Sorento

Google Maps e Google Places fazem parte do acordo de licenciamento de mapas e de conteúdo assinado pela montadora coreana e pelo buscador. Proprietários do veículo terão acesso a pontos de interesse na base de dados do Google, além de poderem adicionar os pontos de interesse próprios ao sistema UVO. Para tanto, continuará sendo necessário o smartphone, que enviará as informações ao painel do carro por meio do serviço Send2Car. Detalhe importante: o app do UVO só funciona com iPhone neste primeiro momento.

O Sorento 2014 não vem de fábrica com o kit chamado de UVO eServices. É por meio dele que o Google Maps e Google Places será distribuído. Fora localização geográfica, o mesmo UVO traz funções como comando de voz para arquivos de mídia e diagnóstico inteligente de problemas no veículo. Só falta falar.

Enquanto isso, a Ford continua apostando no Sync fornecido pela Microsoft, e a Chevrolet oferece um botão no volante dedicado à integração com o assistente pessoal Siri, presente no iPhone da Apple.

A Kia Motors America disse ao Tecnoblog que não possui imagens do Google Maps no painel do carro para compartilhar. O acordo foi anunciado recentemente e ainda levará alguns meses para que o Sorento 2014 ganhe as lojas e as ruas dos Estados Unidos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados