Início » Celular » Canonical anuncia Ubuntu para smartphones

Canonical anuncia Ubuntu para smartphones

Versão de desenvolvimento rodará no Galaxy Nexus

Paulo Higa Por

ubuntu-phone-os

Em breve você terá mais uma opção de sistema operacional para o seu smartphone: a Canonical anunciou hoje uma versão do Ubuntu para dispositivos móveis que possui uma nova interface adaptada para telas menores. O Ubuntu para smartphones é baseado no kernel do Android, mas a Canonical promete que o Ubuntu será mais rápido e aproveitará "todo o potencial do smartphone" por não usar a máquina virtual do Java.

O Ubuntu para smartphones suportará tanto aplicativos nativos quanto aplicativos feitos em HTML5 e a interface deverá ser rápida e fluída mesmo nos aparelhos de entrada, que deverão possuir no mínimo processador de 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno.


(Vídeo do YouTube)

Nos smartphones topo de linha, será possível rodar o sistema completo, com monitor, teclado e mouse, bastando conectá-los a uma dock. A página da Canonical diz que um "superphone" com Ubuntu deve ter um processador quad-core ARM ou Intel Atom, 1 GB de RAM e no mínimo 32 GB de armazenamento interno.

O anúncio foi feito com o Ubuntu rodando no Galaxy Nexus, e a empresa promete que os proprietários do aparelho poderão experimentar o novo sistema em algumas semanas. Os primeiros smartphones com Ubuntu de fábrica devem ser lançados apenas no início de 2014. Com tantas opções no mercado, a impressão que fica é que a Canonical está chegando tarde demais. O Ubuntu ainda precisará formar seu ecossistema, uma vez que, apesar de ser baseado no núcleo do Android, ele não deverá rodar apps do Android.

Segundo o comunicado à imprensa, as operadoras e os fabricantes poderão personalizar facilmente o Ubuntu, para tristeza dos defensores de sistemas "puros". O sistema, que suportará processadores ARM e x86, será controlado por gestos (como o MeeGo) e terá integração com o Ubuntu One, serviço de armazenamento na nuvem da Canonical.

Mais detalhes sobre o Ubuntu para smartphones -- que usa alguns conceitos da interface Unity e está bem bonito -- podem ser encontrados no site da Canonical.

Com informações: Engadget, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Henrique
Cara, trava porque é um sistema computacional sujeito a qualquer tipo de erro. Se formos falar que má configuração ou muitos aplicativos instalados causam instabilidade, sua afirmação de "sistema parrudo e estável" cai por terra, afinal, quem deveria tratar os travamentos dos software instalados é o próprio sistema; e não eu ter que abrir um terminal, jogar o processo em outra instância ou mata-lo. O Windows também é bom se você não instalar nada ou não fizer configuração alguma. Todo sistema é bom se você souber o que faz.
Frank Silvestre Zequim
Gostei muito da interface. Bem mais amigável que a do android.
Felippe Henrique
já tive esses problemas, todos eles tinham haver com o disco rigido... ou faltava espaço na partição, ou como agora que o HD fica desligando e eu vou clonar pra outro hd... Ah, é mesmo, smartphone não tem HD :3
Vegetando
Valeu (também ao Scheldon), era isso mesmo que estava procurando. Posso ser otimista demais com esses sistemas, mas acho que o Ubuntu tem boa chance. O sistema está interessante e simples de usar, como muitas pessoas valorizam. Tem todo o apelo geek de um sistema GNU/Linux, sem várias limitações que o Android possui. Já atende ao interesse das Operadoras com a possibilidade de personalização. Já possui serviço de Cloud, loja de apps (ainda que estes precisem de adaptação de interface) e integração com vários dispositivos. Tem a Canonical por trás, tomando decisões muitas vezes difíceis e controversas, mas levando o produto para frente e agradando várias pessoas.
Jeferson Guarani Kaiowá
O bom do sistema é que ele irá chegar só em 2014, ou seja, eles tem muito tempo para testa-lo ao máximo e não decepcionar os que usam o Ubuntu para desktop. Eu nunca usei esse sistemas, mas estou confiante e esperando ele a um bom tempo, estou mais confiante que o Windows Phone 8
Mike Metralha
Bom, na minha mão nunca travou... Até a 12.10. Depois ficou impossível de se usar e mudei pro Debian guerreiro véio.
Forbidden_404
Acho que será MUITO difícil rolar dual-boot com wp8, a Microsoft não iria liberar os drivers tão fácil assim pra Canonical portar o Ubuntu pros seus dispositivos
Forbidden_404
Agora que a Canonical botou a cara e mostrou que os Apps em HTML5 iriam ficar bons, o que será do Firefox OS, né? Acho que vai ter que manter o foco só nos smarts de entrada mesmo :/
Forbidden_404
Na verdade não, amigo... O Kernel Android é uma versão Lite do Linux, o que aconteceu depois do Kernel 3.4 foi uma tentativa de integrar algumas funções que poderiam ser benéficas para os dois lados
Forbidden_404
Você compara com Windows e OS X, eu comparo com as outras distros que tem por aí, ArchLinux, Slackware, Gentoo...
Forbidden_404
Então nunca deve ter usado XFCE4, quanto a personalização, o Unity peca muito.
Enoque Joseneas
Ubuntu travando? Estranho!! Pode ter sido alguma configuração mal feita, ou muitos aplicativos instalados que acabam dando conflito no sistema. Eu uso Ubuntu há 7 anos, nunca tive problemas assim. E sempre incentivo muitas pessoas a utilizar Linux, de lá para cá nunca tive reclamação sobre travamento. Ubuntu é Linux!! Sistema parrudo, estável, rápido e seguro. Não se compara à nenhum outro sistema em termos de performance. Ele só é fraco na variedade de aplicativos. Valeu galera!!
Douglas Henrique
Já usei e quase todos meus colegas da faculdade utilizavam. Posso garantir que já vi travar a ponto de ter que reiniciar o note. Nem o terminal iniciava, nem outras instâncias, nada. Como o Guilherme ironicamente disse, na realidade paralela, talvez não trave. d:
Ar4Gorn
sudo apt-get install angrybirds
clarion
Já tô na fila de espera...Pelo site o sistema parece lindo!
Exibir mais comentários