O Netscape foi o primeiro navegador, em meados dos anos 1990, a permitir que pessoas comuns acessassem a web. Com ele, a web não ficou restrita a nerds e pesquisadores, que sabiam como procurar as informações. Pois bem, o tempo passou, o Internet Explorer chegou, e o Netscape foi liquidado.

Algo como "rocha derretida" em português.
Algo como

Marc Andreessen, fundador do Netscape, volta ao desenvolvimento de navegadores anos depois de ver o naufrágio do Netscape. Junto a outros investidores, ele fundou a start-up RockMelt, que pretende lançar um browser “diferente”.

Segundo Andreessen, os navegadores atuais não acompanharam a evolução da própria web. “Há muitas coisas que você faria de forma diferente se estivesse fazendo um browser do zero”, disse ele ao NY Times.

Faltam detalhes sobre como o RockMelt funcionaria, mas um repórter descobriu, na política de privacidade do site do navegador (que por enquanto não tem nada), que ele teria recursos integrados à rede social Facebook. Coincidência ou não, Marc Andreessen é um dos diretores do Facebook.

Um dos problemas que o novo navegador poderia enfrentar é a distribuição. O Chrome, navegador que foi lançado mais recentemente e que é do onipresente Google, até agora conseguiu apenas 2% do mercado de navegadores. Andreessen, no entanto, já tem uma resposta para essa questão: “Se você conseguir convencer os milhões de usuários do Facebook de que essa [o RockMelt] é uma forma melhor de fazer o que eles fazem no Facebook, seria uma oportunidade de tirar vantagem disso”.

O jeito é aguardar para ver o que o RockMelt trará de inovador. Ou não. [PC World/NY Times]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados