Segundo reporta o blog Zeros e Uns, a NetMovies vai iniciar a operação de aluguel de filmes com streaming via internet. O serviço será chamado de NetMovies Live. Até o momento, a empresa reproduzia parte do modelo de negócios da norte-americana Netflix, que era a entrega de DVDs através dos correios.

NetMovies: "Super Novidade".
NetMovies:

Usuários da NetMovies já haviam notado um botão no menu principal do site indicando uma “Super Novidade”. Ao acessar a página da supernovidade, um aviso podia ser encontrado: “em breve você irá conhecer e usar grátis um serviço revolucionário”!!!”.

Ainda não há informações sobre a tecnologia, o modelo de negócios ou mesmo os preços dos aluguéis de filmes. Em andamento há mais de um ano, o projeto esbarrou na dificuldade de licenciar filmes para serem reproduzidos na internet.

Com a NetMovies Live, a empresa poderá oferecer aluguel de filmes a qualquer brasileiro, não se restringindo às cidades onde tem o serviço de entrega de DVDs. A velocidade de conexão, no entanto, continuará a ser um problema.

Em outubro de 2008, durante o TechEd, a Saraiva anunciou o Saraiva Digital, aplicativo que permitia aos usuários alugar filmes e baixá-los no computador, porém sem streaming. A tecnologia a ser usada pelo serviço era Silverlight, da Microsoft. [Zeros e Uns]

[Atualização às 21:50] Agora há pouco a NetMovies disponiblizou a “super novidade” para seus usuários. Filmes da NetMovies Live já podem ser assistidos por quem tem conta no serviço, inteiramente de graça. A oferta de filmes ainda é pequena, mas logo de cara encontrei o clássico “Cidadão Kane”, de Orson Welles.

Botão "Assistir agora" inicia o streaming. (Clique para ampliar)
Botão

Pelo que pude ver, a tecnologia utilizada para o streaming é Flash, da Adobe. Assim que pressionar “Assistir Agora”, o usuário verá um player de vídeo sobreposto à página, no qual ele pode dar início à exibição do filme.

Player de vídeo do NetMovies Live. (Clique para ampliar)
Player de vídeo do NetMovies Live. (Clique para ampliar)

No caso de “Cidadão Kane”, por exemplo, o áudio do filme é o original em inglês. Legendas em português são apresentadas, sem que haja opção de desligá-las ou de mudar o idioma do áudio.

"Cidadão Kane", via NetMovies Live, em tela cheia. (Clique para ampliar)

O vídeo pode ser exibido em tela cheia, na qual aparece a já tradicional barra com o tempo de filme reproduzido, além de controle de volume.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados